Maeklong, O Mercado do Trem da Tailândia

Translate here!

Texto e Fotos: MONICA MORAS

Final de semana tem um clima diferente e para nós o sábado é sagrado e merece uma aventura. Por isso ontem decidimos ir no Maeklong Railway Market, o mercado do trem, a feira que fica sobre os trilhos do trem na Tailândia. Ver o trem vindo, passando no meio da feira, por cima dos produtos e a centímetros de distância de ti já é uma adrenalina, mas ver toda a movimentação rápida dos feirantes é o mais fantástico.

O trem passa algumas vezes por dia e todas as vezes é a mesma coisa: os feirantes puxam suas mesas que já tem rodinhas para isso e recolhem as lonas que protegem a feira. Muitas mercadorias mais baixas ficam na beira dos trilhos e o trem passa por cima. Um anúncio é feito no alto-falante da estação, o trem vai passando e os feirantes abaixam suas lonas e empurram de volta as mercadorias para linha. Todo esse processo leva menos de 5 minutos. E isso acontece há anos!

Tivemos muita sorte! Paramos numa barraquinha e a senhora ainda nos ofereceu cadeiras para esperar, nos mostrou a distância segura para ver o trem e não deixou mais ninguém ficar naquele espaço conosco.

Quando falamos em segurança é porque o trem passa muito próximo das paredes dos prédios e tem pessoas que insistem em ficar na beira dos trilhos, ou fazendo selfie no meio dos trilhos quando o trem já vinha vindo. Nenhum acidente aconteceu, porque os feirantes gritaram, empurraram o pessoal sem noção do perigo para perto das paredes.

O que muita gente não sabe é que o trem vem para estação, que fica do lado da feira, e depois ele volta pelo mesmo lugar, ou seja, dá para ver duas vezes todo o processo. E nesse meio tempo, ainda entramos no trem!

O mercado do trem da Tailândia não se resume a beira dos trilhos, mas também por outras ruas. Existe um mapa onde a van deixa o pessoal. Não vimos muitos turistas, tinha muito mais locais de fato comprando os peixes frescos, legumes, temperos e comidas já prontas tradicionalmente vendias em saquinhos. Atrás da estação tem um templo e naquele dia havia um tipo de ritual que estava começando quando chegamos.

 

COMO CHEGAR

 A van demora 1:30 para chegar lá e sai a cada 30 minutos a partir das 7h da manhã do terminal de vans do Victory Monument em Bangkok. Para chegar no terminal de vans tem que pegar o Skytrain BTS até a estação Victory Monument, saída 4. Essa saída é na frente de um prédio que tem uma placa da Suzuki. Caminha na direção do shopping Century Plaza e antes de chegar no shopping, a 150m da saída da estação tem uma garagem enorme de van. Então é só procurar o guiché com o nome do mercado, porque a moça fala inglês nesse. Pagamos 70 Bath na ida e 70 Bath na volta.

Mas se quiséssemos, poderíamos ter ido do mercado trem direto pro Floating Market, o mercado flutuante, e de lá voltar para Bangkok. Pegamos a van às 9:30 e só vimos o trem das 13:45, o que não foi ruim, pois tivemos bastante tempo para visitar o templo e as centenas de barraquinhas do mercado.

O trem passa às 9:30, 13:45 e 18:44. Esteja antes desse horário parar ver ele chegando e depois saindo. No final do post tem a tabela de horários do trem.

Tabela de horários

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS