Orgulho de ser brasileiro - Aula Magna do Sebastião Salgado

Hello, World!

Texto: Mônica Morás    Fotos: Eduardo Viero

Em 2013 tivemos a sorte de estar em SP durante a exposição Gênesis do Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro reconhecido internacionalmente. Hoje tivemos a felicidade de assistir pessoalmente a Aula Magna que ele deu na UFGRS, em Porto Alegre. E para quem perdeu, ela já está disponível no Youtube (link).

EDU_5486.jpg

De arrepiar! Mais do que conhecer a história por trás de cada projeto, conhecemos o homem por trás da lente. Um jovem economista, nascido no interior de MG, com uma carreira brilhante, que descobriu por acaso a fotografia. 

EDU_5493.jpg

Ele largou tudo para mostrar ao mundo a realidade das pessoas e não mais os números que as representavam. E conseguiu. Sua experiência profissional e de vida lhe ajudaram a perceber as transformações dos povos e com isso ele fez o primeiro projeto Trabalhadores, que mostra a dura realidade das pessoas pelo mundo. Como conseqüência do primeiro, o segundo projeto foi Êxodos, um retrato dramático de pessoas migrando para fugir de guerra e da morte. E agora, depois de sofrer junto os terrores da humanidade que presenciou, foi laçado Gênesis, um projeto de 8 anos por 30 países que mostrar os mais de 40% do mundo ainda permanecem intactos, imagens que tocam e chama atenção para necessidade urgente de preservação do planeta.

EDU_5497.jpg