Parque da Ferradura - Canela

Hello, World!

Texto: Mônica Morás   Fotos: Eduardo Viero

Uma paisagem deslumbrante, num dia ensolarado, com temperatura agradável e ótimas companhias, assim podemos definir nosso dia de ontem no Parque da Ferradura em Canela-RS. Há muito tempo vínhamos conversando sobre fazer a Trilha do Rio Caí, mas nunca surgia a oportunidade. Que sorte que foi ontem, pois além dos nossos amigos Laércio e Sabrina, conhecemos Evandro, Paulo e Lisiane.

É no parque que se tem a vista do Vale da Ferradura: paredões imensos cobertos de vegetação típica da região e separados pelo Arroio Caçador e sua Cascata. Cada um dos três mirantes tem vista de um ângulo diferente, privilegiado e de fácil acesso. Mas imperdível mesmo é a Trilha do Rio Caí que vai até lá na Cascata. Tanto a descida e principalmente a subida exigem um certo esforço físico e calçados adequados, pois alguns trechos podem estar escorregadios e o clima é bastante úmido durante todo o trajeto no meio da vegetação. Nada complexo para iniciantes, pois sequer é necessário guia. 

A trilha termina na Cascata do Arroio Caçador onde é quase impossível resistir a um banho. Poucos metros depois dela é possível ficar à beira do Arroio Caçador vendo a água limpa passar com um fundo de pequenas pedras marrons. Os mais aventureiros sobem até o topo da Cascata, mas o acesso não é muito fácil.

O Parque da Ferradura fica no norte da Canela, 7km depois do Parque do Caracol pelo Caminhos das Graças, nome escolhido devido as várias igrejinhas espalhadas pelo caminho, e a chegada até lá é bem sinalizada. O ingresso custa R$ 10,00 por pessoa, há churrasqueiras, uma lanchonete, play-ground para as crianças e banheiros. Em todo o parque os animais ficam soltos, principalmente os quatis, mas infelizmente não vimos nenhum nesse dia.

Da esquerda para direita: Sabrina, Laércio, Eduardo, Mônica, Lisiane, Paulo e Evandro.

Da esquerda para direita: Sabrina, Laércio, Eduardo, Mônica, Lisiane, Paulo e Evandro.

Araucária, árvore típica da região sul do Brasil.

Araucária, árvore típica da região sul do Brasil.