Minha Visão Sobre Criatividade

Translate here!

Texto e Foto:  Eduardo Viero

Hoje resolvi escrever algo sobre criatividade na fotografia. Na verdade não tenho nem ideia por onde começar, até porque é um assunto bem delicado, pois criatividade para mim é muito subjetivo. Acredito que a criatividade tem muitos níveis e formas de se interpretar, acho que antes devemos entender o que é criatividade da sua forma literal e depois disso podemos nos questionar com as seguintes perguntas.

O que é criatividade para você? O que é ser criativo na fotografia? Inovar algo que já existe, é criatividade? O que faz uma pessoa ser ou se considerar criativa? O que faz uma pessoa ser mais criativa que outra? Conhecimento, inteligência, experiência de vida, local onde vive, pessoas com quem se relaciona, tipo de atividade que exerce ou estilo de vida?

Mas agora vamos ver o que é criatividade na teoria:

É A CAPACIDADE DE CRIAR, PRODUZIR OU INVENTAR COISAS NOVAS.

Pronto, muito fácil de entender. Para mim não existe formula mágica e nem um manual de criatividade onde mostra passo a passo como ser criativo ou como inovar algo.

Dentro da minha experiência de vida, pra mim ser criativo na fotografia não é procurar ângulos inusitados, ou compor de forma que fuja das regras básicas da fotografia no caso (composição) ou ter um tratamento de imagem que ninguém ainda fez.

Criatividade na fotografia pra mim está na visão, é a forma que eu vejo a foto. A visão é muito mais importante do que o angulo, composição ou cores. Acho que devamos inovar na forma de ver as coisas e senti-las, o que quero dizer é que demos colocar em nossa fotografia o que somos e o que já vivemos, filmes que vimos, lugares que visitamos e pessoas que conhecemos nos capacitam para inovar e melhor. Criar todos os dias depende apenas se estamos dispostos a fazer o nosso melhor e não ficar procurando formas de fazer algo diferente. Ou seja, criatividade não necessariamente significa criar algo do nada, na maioria das vezes significa melhorar o que já foi feito ou que você já faz.

EDU_1577-2.jpg

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS