Como é o passeio por Halong Bay no Vietnã

Atualizado Jul/19.

Texto: MONICA MORAS   Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS

Halong Bay fica no norte do Vietnã, possui mais de 2000 mil ilhas e certamente é um dos lugares mais bonitos no país. Halong Bay significa “baía onde desceu o dragão”, mas para nós também significou um passeio incrível entre ilhas, cavernas, barcos, mar verde esmeralda, vilas flutuantes e cenários até então não vistos por nós.

As ilhas são de rocha calcária nos mais variados tamanhos e formas, com vegetação densa e que foram no mar de água verde ao longo de milênios. As ilhas de Halong Bay são inabitadas devido a sua formação natural, mas possuem uma beleza fantástica. Nas águas mais baixas existem mais de 200 espécies de peixes e 450 tipos diferentes de moluscos. O passeio por Halong Bay anda em meio as ilhas, vilas flutuantes, barcos de pescadores e até criadouros de ostras para a produção de pérolas. 

A Lenda de Halong Bay

Diz a lenda na época da guerra contra os invasores chineses, os deuses enviaram dragões para ajudar e esses cuspiam joias e jades que mais tarde se transformaram em ilhas. O povo conseguiu manter suas terras onde hoje é o Vietnã, mas os dragões queriam se manter na terra num lugar bonito e escolheram onde é Halong Bay para ficar. Long em vietnamita significa dragão. 

Veja também:

COMO CHEGAR EM HALONG BAY

Existem duas formas de chegar em Halong Bay. Uma forma de chegar é mais prática, mas menos econômica. A outra é econômica, mas pode não ser to satisfatória.

1. Tour:

Pegar um passeio de barco, um tour. Geralmente os tours saem de Hanoi e eles variam bastante de preços e já tem transporte e hospedagem incluídos. 

2. Onibus:

Ir de ônibus numa viagem que dura entre 2 e 4 horas a partir de Hanoi e fazer o passeio de barco independente de 1 dia (vai e volta no mesmo dia). Sinceramente não acho que vale a pena, pois a visita se restringe as vilas flutuantes. 

PASSEIO DE BARCO EM HALONG BAY

ROTEIRO HALONG BAY 2 NOITES E 1 DIA

A melhor opção para conhecer Halong Bay é pegar um tour de barco saindo de Hanói. Os preços variam de acordo com a agência, tipo de embarcação e tempo de duração do passeio.

Nós fizemos o tour de 2 dias e 1 noite (suficiente!) no Papaya Cruise, um barco 3 estrelas pela Delux, mesma empresa do nosso hotel em Hanói, o Luminous Viet Hotel. Foi ótimo! Pagamos US$ 80 dólares cada um. A saída foi de manhã cedinho de Hanoi e a volta foi no final de tarde do dia seguinte. Eramos 14 pessoas no tour, mais o guia e a tripulação. 

Nosso quarto era na parte superior do barco, então não foi muito difícil acordar cedo com aquela vista incrível. E durante a noite aproveitamos para ficar no "terraço" aproveitando a paisagem até o sol se por completamente. Como o mar é calmo e mesmo com vento o barco não balança, não tivemos nenhum problema em navegar.

No tour do passeio de barco em Halong Bay estavam incluídos: Transporte de ida e volta para Hanoi, todas as refeições, bebidas não alcoólicas, hospedagem com banheiro privado, entrada na Sung Sot Cave, visita as vilas flutuantes, visita a fazenda de ostras, aulas de culinária, wifi (que mal funcionava), caiaque livre para usar e a subida na ilha Ti Top que tem a vista mais alta e bonita de Halong Bay. Subir na Ti Top era a nossa única exigência para fechar o tour do barco. A bebida alcoólica é paga a parte e é proibido levar no barco. 

Como é o passeio de barco EM HALONG BAY

1. Sung Sot Cave

Nome dessa caverna significa supresa. Não é para menos, pois a caverna é imensa! E linda! É a maior das cavernas de Halong Bay e os exploradores franceses a descobriram em 1901. A visita é guiada e dentro existem muitas estalactites de formas diferentes e também imensas. Dentro há iluminação artificial e é da frente dessa caverna que são feitas a maioria das fotos mais famosas de Halong Bay.  

2. Ilha Ti Top

A ilha que tem a vista mais alta de Halong Bay. São 200 degraus de uma subida íngreme que levam até o topo. Vale a muito a pena! Na ilha tem espaço para curtir a praia também. 

3. Vilas flutuantes de pescadores

Ver pescadores é normal o tempo todo em Halong Bay. Eles geralmente vivem nas vilas flutuantes e causam um contraste muito bonito entre a agua verde, as ilhas e as casas coloridas.

4. Fazenda de ostras

Visitamos uma fazenda de cultivo de ostras onde nos foi apresentado todo o processo desde o grano até a pérola virar parte de uma jóia. Joias caras! Dica: se você for para as Filipinas, lá custa bem mais barato e são originais e lindas também. 

5. Passeio de caiaque

As águas calmas de Halong Bay são perfeitas para o passeio de caiaque entre as ilhas. São águas calmas, sem ondas ou correnteza. Os caiaques estavam a disposição entre uma atividade e outra e o Eduardo aproveitou bastante. 

6. Aulas de culinária

Aprendemos a fazer algumas comidas básicas vietnamitas que não exigiam muito de nós. Foi mais uma forma de nos conhecermos e interagir no barco. 

MELHOR EPOCA PARA FAZER O PASSEIO DE BARCO

Chove de abril a outubro no norte do Vietnã, mas na temporada seca o clima tende a ficar com uma névoa e raramente tem sol forte brilhando. Veja a temporada de chuvas nas outras regiões do Vietnã no Guia Completo das Monções na Ásia.

Veja também:

 

NOSSO ROTEIRO DE 15 DIAS NO VIETNÃ FOI:

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Travel Ace atende bem na ASIA, por isso confira os valores. 

halong bay monica moras

pin it :) 

Halong Bay, A Baía Onde Desceu o Dragão

Como é o passeio por Halong Bay no Vietnã

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Dicas de Hanói no Vietnã

Próximo
Próximo

Fondue em Gramado: A Noite Suíça do Restaurante Malbec