As Crianças Esquecidas de Lombok

Translate here!

 Texto: Mônica Morás  Fotos: Eduardo Viero

Quando decidimos viajar não nos passou pela cabeça fazer trabalho voluntário por toda a dedicação que isso envolve e o apego quase inevitável, principalmente quando se trata de crianças. Já fizemos no Brasil e sabemos o quanto é difícil e até doloroso “desfazer” esse vínculo.

Mas em Hong Kong conhecemos um outro casal viajante, o Paul e a Kajal do Canadá, cujo objetivo era justamente fazer trabalho voluntário por onde passassem, o chamado turismo de caridade. Eles têm o projeto The Make Change Project onde compartilham todas suas experiências. Basicamente eles chegam no destino, procuram instituições que precisam de ajuda, a partir de uma entrevista escolhem uma delas e se mobilizam para arrecadar doações. O valor recebido é convertido para financiar a principal necessidade imediata da instituição ou ONG. Quando se tem uma necessidade, qualquer ajuda pode fazer toda a diferença!

Quando nos reencontramos em Gili Trawangan, Indonésia, eles e sua amiga Sarika nos convidaram para passar um dia no vilarejo rural Lenggim em Lombok ajudando com o que tínhamos de melhor para oferecer: a fotografia. Óbvio que aceitamos!

Lá conhecemos o Endri, um professor que cansou de ver as coisas acontecerem e ninguém fazer nada, criou o Forgotten Children of Lombok em parceria com o neo-zelandês Peter, e que organiza esforços para ajudar pessoas doentes das áreas rurais da ilha a conseguir tratamento, muitas delas que sequer têm certidão de nascimento.  É indiscutível o carinho das pessoas por ele e dele pelas crianças, algo que transborda nos olhos e que fotografia nenhuma seria capaz de captar.

Naquele dia a nossa pequena ajuda conseguiu fazer a diferença numa comunidade por duas semanas, a mesma comunidade onde Endri já havia conseguido tratamento médico para duas crianças. Foi a primeira vez que eles tiveram contato com estrangeiros, mas a linguagem universal das brincadeiras infantis e da fotografia quebram qualquer tipo de estranhamento. 

Quem quiser conhecer melhor o projeto The Make Change Project pode entrar no Site e Facebook.  
E quem quiser conhecer melhor o Forgotten Children of Lombok pode entrar no Site e Facebook.

Ambos os sites tem links diretos para doações ;)

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS