Felicidade é Uma Questão de Perspectiva

Translate here!

Texto: Mônica Morás  Foto: Eduardo Viero

Durante essa viagem aprendi que a felicidade é uma questão de perspectiva e o poder do pensamento positivo é maior do que eu poderia imaginar. Desde quando decidimos viajar, uma sequência de coisas a nossa favor aconteceu. Mesmo nos momentos em que o dinheiro está no limite, sempre surge algum trabalho para podermos respirar aliviados por mais um tempo.

Esses dias li uma parábola que falava justamente sobre isso. Era assim:

Um mestre cansou das queixas de seu aprendiz e em certa manhã, ele o mandou buscar um pouco de sal. Quando o aprendiz voltou, o mestre lhe disse para misturar um punhado de sal num copo com água e depois beber.

“Qual é o gosto?”, perguntou o mestre.

“Amargo”, disse o aprendiz.

O mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse a mesma quantidade de sal e colocasse no lago. Os dois caminharam em silêncio até o lago e assim que o aprendiz colocou o seu punhado de sal na água, o mestre disse: “agora bebe do lago”.

Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o mestre perguntou: “Qual é o gosto?”

“Fresco”, respondeu o aprendiz.

“Você sente o gosto do sal?”, perguntou o mestre.

“Não”, disse o jovem.

Nesse momento o mestre sentou-se ao lado do jovem e explicou suavemente:

“A dor da vida é puro sal; nem mais, nem menos. A quantidade de dor na vida permanece exatamente a mesma. No entando, a quantidade de amargura que provamos depende do recipiente que colocamos a dor. Então, quando você sente dor, a única coisa que você pode fazer é ampliar o seu sentido das coisas. Deixa de ser um copo. Torne-se um lago.”

Todo mundo passa por momentos difíceis. Quando acordava de manhã e ía me arrastando pro meu emprego normal, cheio de problemas que me tiravam do sério, de pessoas que pareciam ter prazer em me botar para baixo, aquilo ao invés de ser uma luz, se tornava escuridão me afastando cada vez mais dos meus objetivos.

Mas no momento que assumi o risco e parei de pensar no que estava errado e comecei a pensar no que poderia dar certo, as coisas começaram a mudar. Minha mente voltou a criar novamente, novos caminhos foram aparecendo e os problemas foram se tornando menores. Hoje estou vivendo meu sonho, porque eu entendi que eu não posso mudar algumas coisas, mas posso mudar a minha perspectiva em relação a elas e manter sempre o foco no pensamento positivo num propósito maior. No final, sempre dá tudo certo! 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS