O que Fazer em Vientiane, A Capital do Laos

Translate here!

Texto: Mônica Morás Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

Vientiane é a capital do Laos, mas na verdade parece mais uma cidadezinha de interior. Com forte influência francesa e a poucos quilômetros da fronteira da Tailândia, ela ainda é uma cidade bastante visitada principalmente para quem precisa renovar o visto tailandês. 

A cidade não tem muitas atrações e um dia é suficiente para ver tudo com calma. São elas:

1. Patuxai

É o monumento mais importante da cidade e foi construído no ano de 1962 para honrar aqueles que lutaram pela independência do Laos contra a França, e também para aqueles que perderam suas vidas na Segunda Guerra Mundial. É uma cópia ligeiramente maior do Arco do Triunfo, com um lindo jardim e uma fonte. É possível subir nele, mas tem que cuidar o horário, porque fecha bem cedo.

2. That Dam Stupa 

Popularmente conhecida como estupa preta, já que teve suas placas de ouro que a recobriam roubadas na invasão do Império de Sião em 1827 e adquiriu a cor escura dos tijolos. Dizem que ela abriga um Dragão de 7 Cabeças, o guardião da cidade.

3. Mercado Noturno

O mercado noturno fica as margens do Rio Maekon que parece mais uma feirinha de produtos vindos da China, mas vale o passeio nem que seja para ver o por do sol.

4. Palácio Presidencial

Fica na avenida principal da cidade, tem sua arquitetura em estilo francês, foi inaugurado em 1986 e deveria ser a casa do presidente, mas ele preferiu não morar ali. Não é possível entrar nele, apenas fotografar de fora.

5. Parque Chao Anouvong

 É um parque as margens do Rio Maekong com espaço para a prática de exercícios ao ar livre. De manhã cedo o pessoal pratica Tai Chi Chuan e a noite a vista do por do sol é bem bonita de lá.

vientiane eduardo e monica viagem

6. Parque Buda

 É a atracão mais interessante da cidade. Formalmente conhecido com Xieng Khuan, o Buddha Park fica a 25km da cidade, bem pertinho da ponte da amizade, na fronteira de Laos e Tailândia. São mais de 200 estátuas Budistas e Hindus. Veja o post Buddha Park Xieng Khuan em Vientiane

vientiane eduardo e monica viagem

7. Templo Haw Pha Kaeo e Estupa de Ouro Pha That Luang

Alem disso, é possível visitar o templo Haw Pha Kaeo, um dos mais bonitos com jardim em estilo francês e o templo Sisaket, o mais antigo da cidade e o único preservado no ataque que destruiu o Império de Sião. Eles ficam de frente um para outro, ao lado do Palácio Presidencial, e ambos tem custo de 5000 kips e fecham antes das 16h. Tem ainda a estupa de ouro Pha That Luang, símbolo de orgulho para a cidade, o templo Si Muang, o eixo de onde a cidade começou a expandir.

vientiane eduardo e monica viagem
vientiane eduardo e monica viagem

Nos hospedamos no Niny Backpackers por um preço muito bom, com café da manhã e num dormitório que estava vazio só para nós. Existem duas rodoviárias na cidade, a que faz as linhas dentro da cidade e leva até a fronteira com a Tailândia, e outra que fica mais distante de onde chegam os ónibus de todo país, como de Luang Prabang. Pra quem não tem reserva em hostel, como nós, pede pro tuk tuk pra ficar no templo Wat Mixay. Dele em direção ao rio/night market, pela rua Manthatoulath, existem várias opções de hostel. 

A comida do Laos é a melhor de todo Sudeste Asiático. O tempero é mais parecido com o nosso e não tem pimenta. Perto do nosso hostel, na rua do night market, encontramos um "restaurante" com o preço mais barato da cidade (que é caríssima!) e uma comida deliciosa, o Orchid Guest House que só funciona a noite e os chavistas fazem tudo na calçada ao gosto do freguês.  

NOSSO ROTEIRO DE 6 DIAS NO LAOS

Veja a MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA O LAOS também todas as informações sobre o VISTO PARA O LAOS e Como Ir de Viantiane para Bangkok ou Chiang Mai de Ônibus

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS