Ayutthaya, A Capital do Reino de Sião

Translate here!

Texto: Mônica Morás   Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

Ayutthaya é a antiga capital do reino tailandês fundada em 1350 e destruída pelo exército de Mianmar em 1767. Durante sua existência foi uma das cidades mais importantes da época com mais de 1 milhão de habitantes. Sua localização era perfeita na Ásia, porque era banhada por 3 rios e navios europeus, japoneses e chineses usavam o porto para o comérciomadeira seca, marfim, peles, seda entre outras coisas. Por sua beleza e imponência, com mais de 1500 templos e 4000 estátuas, a cidade ficou conhecida com a Veneza do Norte. Mas para demonstrar seu poder, o exército birmanes destruiu a cidade e decapitou a maioria das estátuas.

 

OS TEMPLOS DE AYUTTHAYA

Em 1981 a Unesco deaclarou Patrimônio Mundial da Humanidade o Parque Histórico de Ayutthaya, e hoje ele é um destino popular para quem visita a Tailândia. São diversos templos e o que chama atenção são as estátuas decapitadas de Buda. 

 

WAT YAI CHAYA MONGKOL

É o templo mais conservado, um dos mais bonitos e coloridos do parque. Um tecido amarelo brilhante circunda as estupas e também veste as centenas de Budas do templo. 

 

WAT MAHA THAT

É o templo mais famoso pela imagem da uma cabeça entre os galhos de uma árvore. Essa área foi totalmente destruída e o que se vê são ruínas e centenas de Budas decapitados.

WAT PHRA SI SANPHET: Onde hoje estão 3 estupas, cada uma contendo as cinzas de um dos 3 reis, antigamente estava localizado o Palácio Real do Reino de Sião. Foi usado como capela privada da família real tailandesa e nem mesmo os monges tinham acesso.

VIHARN PHRA MONGKOL BOPHIT 

É um tempo que se assemelha muito ao Grand Palace de Bangkok, mas sua principal atração na verdade está no interior, um Buda de 12,45 metros de altura, além de um Buda de esmeralda.

WAT CHAIWATTHANARAM 

É o templo que mais se assemelha a Angkor Wat, no Camboja, porque foi construído com o estilo Khmer. Originalmente pinturas decoravam o interior das paredes das estupas contando a vida de Buda, mas hoje o que restam são apenas fragmentos. 

WAT LOKKAYASUTHARAM: Também conhecido como Buda Reclinado, essa estátua de 37 metros de comprimento e 8 metros de altura, a maior do país, é um lugar sagrado de peregrinação. É também o templo cenário das lutas do Sagat do Street Fighter. 

WAT THAMMIKARAT 

Com figuras de leões e galos, esse templo que já foi restaurado diversas vezes, foi reativado por monges budistas que recebem os visitantes.

 

 COMO CHEGAR EM AYUTTHAYA E QUANTO CUSTA

O parque tem 15 quilômetros quadrados e é necessário pegar um tuk tuk ou alugar uma bicicleta para andar por ele. Para chegar na cidade a partir de Bangkok é possível pegar a van que sai do BTS Victory Monument, saída 4, por 70 Bath ou ainda pegar o trem. O trem deixa na estação da cidade, mais distante do Parque Histórico, e a van deixa em frente a um mercadinho cheio de tuk tuks, perto do parque.

Nós juntamos o pessoal da van (6 pessoas) e negociamos 4 horas de tour por 200 Bath cada um. Escolhemos sete templos que gostaríamos de visitar e deixamos claro que se ele nos levasse em alguma loja ou lugar que não solicitamos, nós não pagaríamos o tour.

A última van para Bangkok sai às 17:30, mesmo horário de encerramento do parque. Ele abre às 8am. Para entrar em alguns templos é necessário pagar taxa de entrada que varia de 20 a 50 Bath apenas em dinheiro. Perto de todos os templos tem lojinhas e banheiros e não existe dress code para entrar nos templos.

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS