5 Motivos para Visitar o Ushuaia na Primavera

Hello, World!

Texto: Mônica Morás  Fotos: Eduardo Viero

A melhor época do ano para visitar cidades turísticas é fora da temporada turística. Nós sempre fazemos isso e depois de uma estada incrível no Ushuaia, Argentina, num mês de outubro, decidimos enumerar nossos motivos favoritos para quem quer aproveitar o máximo da cidade conhecida como o Fim do Mundo. Mas não se engane, esse título não tem nada de pejorativo e é muito fácil chegar de carro, de ônibus ou avião no dito Fim do Mundo.

Nós fomos até o Fim do Mundo

Nós fomos até o Fim do Mundo

1.       Outubro é o mês intermediário das temporadas turísticas: Com o fechamento das pistas de ski no dia 08/10 (feriado nacional), a maioria dos turistas que estavam lá por esse motivo vão embora e a cidade volta aos poucos a ser um lugar mais tranqüilo de se conhecer. E ainda há um mês antes que os turistas de verão cheguem.

Ruas vazias pela manhã

Ruas vazias pela manhã

Ruas vazias no fim de tarde

Ruas vazias no fim de tarde

2.       O clima começa a ficar ameno: Mas não se engane, no Ushuaia é frio e venta muito o ano todo. Nessa época ainda neva, mas o clima já não é mais tão extremo quanto no inverno, o que ajuda bastante as pessoas que não são acostumadas ao frio. Você precisa saber que o tempo muda ou pode mudar a cada 20 minutos, pergunte a quem já foi ou a quem mora lá. Se o tempo estiver fechado, aguarde um pouco antes de desistir daquele passeio que estava programado.

Cachorro feliz rolando na neve

Cachorro feliz rolando na neve

Ilha no Canal Beagle

Ilha no Canal Beagle

3.       É primavera: A neve começa aos poucos a derreter e dá lugar a uma paisagem mais alegre, colorida. A neve ainda está presente no Glacial Martial e o clima permanece limpo por mais tempo para ter a vista panorâmica da cidade lá do alto. E o Parque Nacional Terra do Fogo já não tem mais neve nas trilhas e campings.

Parque Nacional Terra do Fogo com as primeiras flores

Parque Nacional Terra do Fogo com as primeiras flores

Glacial Martial e ao fundo a vista do Ushuaia

Glacial Martial e ao fundo a vista do Ushuaia

4.       Você pode economizar: Viajar fora de temporada significa ter mais opções de hospedagem, facilitando a escolha da melhor região conforme seus interesses. As lojas começam a oferecer alguns descontos e conseguir um vendedor para ser atendido é bem mais fácil. Além disso, a nova tabela de valores para as atrações turísticas ainda não foi alterada (para mais).

Lojas vazias

Lojas vazias

Promoções

Promoções

5.       Um voo de 50min separa o Ushuaia de El Calafate: Esse motivo vale para qualquer época do ano. O voo pela Aerolineas é muito barato e rápido para El Calafate, onde está a geleira Perito Moreno, outro passeio imperdível na Patagônia Argentina. Além disso, os voos saindo de El Calafate para o Brasil são bem mais em conta dos que saem do Ushuaia.

Indo embora do Ushuaia

Indo embora do Ushuaia

Geleira Perito Moreno em El Calafate

Geleira Perito Moreno em El Calafate

Mas é claro que se pode visitar o Ushuaia em qualquer época do ano, pois a paisagem é única em cada uma das estações, apesar do clima frio frequente. E sempre haverá opções para todos os gostos e bolsos já que o importante é ir e se divertir!

Ushuaia na primavera

Ushuaia na primavera