Antes Feito do Que Perfeito

Translate here!

Texto: Mônica Morás  Fotos: Eduardo Viero

Então você quer virar freelancer/ criar um blog/ uma loja virtual/ ganhar dinheiro fazendo alguma coisa nova que você se identifica, certo? Deixa eu adivinhar mais: você já planejou mentalmente tudo, já sabe até como botar em prática a ideia, ensaiou vários passos muito bons, mas agora está na fase de aperfeiçoar conhecimento lendo, assistindo vídeos, fazendo workshops, investindo para deixar tudo perfeito, redondinho, antes de dar o primeiro passo, afinal é um risco grande e você se sente inseguro. Certo? 

Se tem uma coisa que eu como pessoa insegura aprendi nessa vida na estrada é que não dá para ser perfeccionista, desde o minuto que decidimos fazer a viagem. Não dá para procrastinar, ver o tempo passar e ficar esperando a hora certa de fazer as coisas. A vida acontece no dia a dia, no julgamento alheio, no erro e acerto, antes feito do que perfeito. 

Como vocês sabem, nós trabalhamos com fotografia e nossa renda vem disso no lugar onde estamos. Isso exige uma alta dose de cara-de-pau e autoconfiança inabalável. Exige mostrar o portfólio e competir com gente grande muito boa, às vezes em mercados que não temos nenhuma experiência. Ou alguém acha que saímos do Brasil com Portfólio de Interiores? Não! Ele foi montado com os clientes que surgiram na estrada. Acha ainda que conhecíamos a fundo cada uma das culturas de negócios dos países que trabalhamos? Que nada, a Ásia é uma caixinha de surpresas a cada país!

Para chegar onde chegamos, foi uma estrada longa, com muito aprendizado, aperfeiçoamento na fotografia e na forma de lidar com o cliente de acordo com sua cultura. Sim, aperfeiçoamento, o ato de aprimorar-se, de tornar-se perfeito, só não se sabe quando esse perfeito vai acontecer, porque nunca ficamos completamente satisfeitos. Mas não dá para ficar parado esperando esse dia chegar, tem que ir lá e tentar enquanto está lendo aquele livro, assistindo os vídeos ou fazendo o workshop. Tem botar em prática o conhecimento adquirido e dar o melhor do si em tudo que faz, porque já falei: antes feito do perfeito! A hora certa nunca vai chegar, você vai ter que fazer ela acontecer. Vai ter críticas ruins, óbvio (!), mas vai ter muito retorno positivo, muita ideia legal que só que está de fora consegue ver. 

Já pensou na quantidade de oportunidades que você pode estar perdendo pelo simples medo de ser julgado? Já pensou que esse plano perfeito aí na sua cabeça pode ser colocado em prática e as coisas podem mudar radicalmente em segundo? Sim, elas mudam o tempo todo, coisas novas surgem, pessoas novas surgem, as ideias se transformam e fica insuportável manter o plano original o tempo todo. O plano não precisa ser perfeito, ele precisa apenas ser aperfeiçoado constantemente. Antes feito do que perfeito, lembra?! ;)

Não deixe o perfeccionismo ou a insegurança te segurar, caso contrário você nunca estará pronto ou pior ainda, vai acabar desistindo sem nem ter tentado. Agora me conta: Tá esperando o que pra Fazer Acontecer? Corre que o tempo tá passando! ;)

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS