Como Escolher a Mochila da Viagem

Translate here!

Texto: MONICA MORAS       Fotos: EDUARDO VIERO

A mochila perfeita é aquela se adapta melhor ao seu corpo. Na hora de escolher a mochila você precisa primeiro levar em consideração quanto tempo ela vai ficar nas suas costas e só depois começar a pensar no resto. Preparamos uma lista de dicas de como escolher a mochila para a viagem.

-Veja o post MALA OU MOCHILA: QUAL É A MELHOR PARA VIAJAR? 

Mochila Deuter Futura Pro 42L

Mochila Deuter Futura Pro 42L

MOCHILA CARGUEIRA OU MOCHILA DE USO MISTO

O mochila cargueira tem entre 60 e 90 litros e a escolha por ela depende da quantidade de coisas que você precisa carregar na trilha, como barraca, saco de dormir, fogareiro, comida, etc. O peso da mochila não deve ultrapassar ¼ do seu peso.

Já a mochila de uso misto tem entre 40 e 60 litros e é o tamanho médio para qualquer tipo de viagem. Prefira as mais completas, com saída para hidratação, barrigueiras acolchoadas, bolsos, capa de chuva, com alças ajustáveis e fitas na parte superior das alças para ela ser mais versátil e suprir suas necessidades na cidade ou na trilha.

- Veja o post COMO ARRUMAR A MOCHILA PARAR A VOLTA AO MUNDO

 

LITRAGEM E PESO

Quanto maior o espaço, mais coisas cabem e consequentemente mais pesada fica a mochila. Não há nada mais desconfortável do que uma mochila grande e pesada nas costas para caminhar aquele trecho de 10 minutos da estação até o hostel.

Na hora de escolher a mochila leve em consideração quanto tempo você precisará ficar com ela nas costas e o seu tamanho para decidir a litragem e consequentemente até quanto quilos ela vai ter. Existe uma média simples de litragem x peso que sempre é quebrada parar mais, porque sempre cabe mais: até 45L = 10kg, até 65L = 15kg.

- Veja o post EQUIPAMENTOS FOTOGRAFICOS QUE LEVO EM VIAGEM

escolher mochila deuter monica

COMPARTIMENTOS E ABERTURAS

A vantagem da mochila poder ser compartimentada é que você pode separar as coisas, como roupa suja ou sapatos. Nos bolsos extras dá parar colocar produtos de primeira necessidade para não ter que abrir a mochila toda em busca de algo simples, como um desodorante.

A abertura é um fator essencial do sucesso de uma mochila. Se a abertura frontal, é mais fácil visualizar tudo que se tem na mochila e acessar com facilidade aquele casaco. Se a abertura é em cima, facilita organizar a mochila e preencher melhor o espaço, mas se você precisa de algo que está no meio, tem que tirar tudo parra acessar. A mochila ideal tem abertura em cima e embaixo, facilitando o acesso por qualquer uma das pontas.

-Veja o post QUAL O PESO DA SUA MOCHILA

 

CUSTO E QUALIDADE

Antes de comprar uma mochila, é preciso entender que as mais caras tem uma razão de ser. Elas são mais resistentes a rasgos e a falta geral de cuidado geral no transporte delas, porque são jogadas o tempo todo. As alças são mais reforçadas, acolchoadas, confortáveis e reguláveis para suportar o peso e ainda ser anatômicas ao corpo, ajustando a altura dos ombros e da barriga. Existem inclusive mochilas especifica para mulheres, com alças que moldam melhor no peito e ombros, com as da Deuter. A armação interna de ferro é melhor do que a de plástico parar suportar o peso e ainda tem que ter ventilação nas costas, porque não existe nada pior no mundo do que um dia quente e uma mochila nas costas.

-Veja o post COMO ESTAR BEM ARRUMADA O DIA TODO DURANTE A VIAGEM

 

CONSIDERE TER TAMBEM:

  • Capa de chuva.
  • Capa de proteção para transporte. Falamos aqui.
  • Sacos organizadores. Falamos aqui.
  • Uma mochila de ataque (dia-a-dia). 

-Veja o post MALA OU MOCHILA: QUAL É A MELHOR PARA VIAJAR? 

Mochila Deuter Futura pro 42L

Mochila Deuter Futura pro 42L

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS