Como Fazer os Vistos Para os Países do Sudeste Asiático

Translate here!

Texto: MONICA MORAS    Fotos: EDUARDO VIERO

Visto é sempre um assunto sério e pode ser um problemão se você não se organizar. Separamos todas as informações sobre os vistos dos países do Sudeste Asiático que nós já visitamos (em ordem alfabética): Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Se você não tiver passagem de saída dos países em que visto é on arrival, veja a dica no final do post. 

Las Cabanas, Filipinas

Las Cabanas, Filipinas

 

VISTO PARA O CAMBOJA

O visto é na chegada, tanto faz se por terra ou aéreo. Por terra tem a extorsão dos turistas, o famoso scam de 3 dolares ou em bath (moeda da Tailândia). O visto custa 30 dólares, e tem que levar o passaporte valido por no mínimo 6 meses, 1 foto 3x4 (ou tamanho passaporte) e certificado internacional de vacinação contra febre amarela (não me pediram). Se esquecer a foto, o visto sai mais caro. O arrival card eles entregam na hora para preencher. Você pode se recusar a pagar o scam, mas vai ser o último de todos os turistas que estiverem esperando o visto. O visto é de 30 dias.

Veja todos os posts do Camboja aqui.

 

VISTO PARA AS FILIPINAS

Não precisa de visto para as Filipinas. Basta apresentar o passaporte com validade de 6 meses e o arrival card preenchido para o oficial de imigração. O visto é de 30 dias.

Veja todos os posts das Filipinas aqui.

 

VISTO PARA A INDONESIA

Não precisa de visto parar Indonesia. Basta apresentar o passaporte com validade de 6 meses e o arrival card preenchido para o oficial de imigração. O visto é de 30 dias. Quando fomos em 2014, existia uma taxa de 35 dolares, hoje já não existe mais.

Veja todos os posts da Indonesia aqui.

 

VISTO PARA O LAOS

O visto na chegada, tanto faz se aereo ou terrestre. Custa 30 dolares e tem que apresentar o passaporte valido por no mínimo 6 meses, 1 foto 3x4 ou tamanho passaporte e preencher o arrival card. Se não tiver foto, cobram mais. Se for por terra, cobram 1 dolar de extorsão, scam mesmo e ainda ainda dão recibo. Se pagar em Bath (moeda da Tailândia) sai bem mais caro, e fazer cambio na fronteira é mais caro ainda. A imigração tem horário de funcionamento, por isso cuidado se você for de ônibus. O visto é de 30 dias.

Veja todos os posts do Laos aqui.

 

VISTO PARA A MALASIA

Não precisa de visto, não importa como você vai entrar: terra, aéreo, marítimo. Basta apresentar o passaporte com validade de 6 meses, o Certificado de Vacinação da Febre Amarela e o arrival card preenchido para o oficial de imigração. O visto é sempre de 90 dias.

Veja todos os posts da Malásia aqui.

 

VISTO PARA SINGAPURA

Não precisa de visto, não importa como você vai entrar: terra, aéreo, marítimo. Basta apresentar o passaporte com validade de 6 meses, o Certificado de Vacinação da Febre Amarela e o arrival card preenchido para o oficial de imigração. O visto é de 30 dias.

Veja todos os posts de Singapura aqui.

 

VISTO PARA A TAILANDIA

Não precisa de visto! Entramos por terra e aereo, não custou nada e ganhamos 90 dias de permissão em cada entrada. Documentos obrigatórios: Passaporte com validade mínima de 6 meses, Certificado de Vacinação Internacional de Febre Amarela (Anvisa) e Cartão de Desembarque (Arrival Card) preenchido. Normalmente eles entregam antes no avião, ônibus ou trem.

Chegando no aeroporto de Bangkok:

1-     Vá direto para o Controle Sanitário, que fica na metade do caminho entre o desembarque e os guichês de imigração. Apresente o Cartão de Desembarque (Arrival Card) preenchido e o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Ele confere e carimba o Cartão de Desembarque.

2-     Vá para a fila da Imigração. Algumas fiscais vão passando na fila e conferindo se tudo mundo tem os documentos corretos correspondentes ao seu país. No caso de brasileiros o passaporte, o cartão de desembarque preenchido e carimbado no Controle Sanitário. Quem não passou lá, tem que sair da fila e voltar lá. Quem passou, ela agradece em português. Demais!

3-     Apresente o passaporte e cartão de desembarque (que tem o Cartão de Embarque anexado, todos tem) para o oficial na Imigração. Uma pessoa de cada vez! Eles não perguntam nada, só avisam quando vão fazer a foto. O processo leva menos de 1 minutos e eles devolvem o passaporte carimbado com os 90 dias de permissão no país, a data limite para sair e o Cartão de Embarque carimbado com a data do dia (ele não precisa estar preenchido). Veja o post completo aqui.

Veja todos os posts da Tailândia aqui.

 

VISTO PARA O VIETNA

Se for entrar por terra, tem que fazer ele antes. Eu fiz na Embaixada do Vietnã em Bangkok. Paguei 2700 bath (pra pegar em 3 dias), entreguei o formulário preenchido, uma foto tamanho passaporte e o meu passaporte! Se quiser pro dia seguinte, custa 3000 bath.

No Brasil eles pedem bem mais coisas, custa mais caro e você pode ir lá pessoalmente ou mandar tudo pelo correio, mas o processo é bem fácil e relativamente rápido.

Se for via aerea, da pra pegar pela internet uma carta convite e fazer o visa on arrival no aeroporto de Hanoi ou Ho Chi Minh. Mas como eu não sei como isso funciona exatamente e no site eles dizem que não tem nenhuma ligação com esses sites, preferimos não arriscar. Mas não custa perguntar pra alguma agencia de turismo ai no Brasil, eles devem ter os caminhos, e eu já ouvi falar que a carta custa 9 dólares. Nós entramos por terra. O visto é de 28 dias a partir da data que você informou que vai entrar no Vietnã.

Dica da Tati, nossa amiga: Para o Vietnã chegando pelos aeroportos principais, além de fazer na Embaixada, dá pra fazer online e na chegada pela o visto final. Usei a myvietnamvisa várias vezes. Mas tem outros sites que sei de gente que usou sem problemas. Paga um valor no site e outra taxa na chegada num guichê de visa on arrival. É carinho mas é mais barato que na Embaixada. E o processo no aeroporto é bem demorado se tiver vários voos chegando ao mesmo tempo. Tem que levar 2 fotos, preencher um formulário e vale por um mês. Se tiver visto feito na Embaixada vai direto para o guichê de imigração e é bem rápido.

Veja todos os posts do Vietna aqui.

Koh Lipe, Tailândia

Koh Lipe, Tailândia

Não tem passagem de saída? 

Até hoje nenhuma imigração país nos pediu passagem de saída e se pedisse, diríamos que iriamos sair de trem, ônibus ou barco, porque são passagens que geralmente se compra quando já está no país.

Mas as companhias áreas já nos pediram antes de emitir o bilhete de embarque, demos essa mesma informação e tivemos que assinar um termo em que nos responsabilizamos caso haja deportação. Ou seja, isentamos a cia aérea de qualquer custo caso sejamos recusados no país que estamos indo. É um direito que temos e nem todas dão essa opção, a menos que você peça o tal termo. Só que isso só funciona em países da Asia, principalmente no Sudeste Asiático. 

Em último caso e fora da Asia, a Orbitz , uma empresa tipo Skyscanner ou Kayak, emite passagens que podem ser canceladas em até 24 horas. 

 

Melhor época para visitar os países da Asia?

Veja o GUIA COMPLETO DAS MONÇÕES NA ASIA.

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS