Guia Completo das Monções na Ásia

Translate here!

Texto: Mônica Morás       Fotos e Videos: Eduardo Viero e Mônica Morás

Umas das perguntas que mais nos fazem é sobre qual a melhor época para visitar a Tailândia (veja aqui)Tudo depende das monções! Na verdade as monções são o inferno da Ásia para os turistas, especialmente no Sudeste Asiático, mas uma benção para os locais que passam 6 meses sem ver chuva, especialmente para a agricultura. Para ajudar a planejar a viagem, montamos um Guia das Monções na Ásia.

 

O que são as monções asiáticas?

Na Ásia existem apenas duas estações: a seca e a chuvosa, quando acontecem as monções. Monções são ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano. Numa época levar ar seco da terra para o mar e na outra leva o ar úmido do oceano para o continente.

As monções asiáticas podem ser bem intensas em alguns países, como a Índia, Nepal e Sul da China com chuvas torrenciais, alagamentos e até tufões. Mas em alguns países as moções provocam apenas tempo nublado constante e chuva esporádica que pode ser forte diariamente, como Tailândia, Malásia e Camboja.

 

Vocês já passaram pelas monções?

Sim, em 2014, 2015 e 2016. Na Tailândia foi tranquilo todos os 3 anos com chuvas fortes apenas no final do dia, nas Filipinas pegamos muita chuva, mas nenhum tufão e em Hong Kong o calor e a umidade foram quase insuportáveis. Hoje tentamos planejar o máximo possível fugir dos meses muito quentes que antecedem as monções e o período de chuvas em si, além de cuidar diariamente o clima como já explicamos nos posts 11 Aplicativos Essenciais para Viajantes e nas 10 Atitudes para Viajar com Segurança

 

Qual a melhor época para viajar pela Ásia?

Depende do país e até da região do país. Mesmo que se saiba que viajar na baixa temporada pode ser uma super economia, em alguns países é melhor ficar atento a época do ano, porque a chuva pode fechar estradas e causar muitos estragos, principalmente se acompanhada de tufão.

Video Dia de Chuva em Chiang Mai

  • Tailândia

As monções na Tailândia se dividem em duas épocas conforme a região. Chove de abril a outubro na costa oeste, onde estão Bangkok, Chiang Mai, Phuket, Koh Phi Phi e Krabi. E chove de setembro a dezembro na costa leste onde estão Koh Samui, Koh Tao e Surat Thani. A chuva é forte e constante geralmente no começo da manhã ou final do dia e dura em torno de 2 horas. O céu permanece constantemente nublado durante as monções e nos meses de abril e maio o calor é quase insuportável e a chuva não vem todos os dias. O festival Songkran marca o inicio do período de chuvas em abril. Quando entra novembro a chuva simplesmente para e o sol abre diariamente. Veja também o post Melhor Época Para Viajar Para a Tailândia: Clima por Mês

Existe ainda a temporada de queimadas que afeta o norte da Tailândia onde estando Chiang Mai e Pai, e que vai de novembro até abril, sendo os piores meses são o final de fevereiro e março. A situação chega ao extremo de a visibilidade não ser maior do que alguns poucos metros. Acontece devido a queimada do que sobrou das plantações de arroz e dos cogumelos selvagens do Laos, Camboja, China, Myanmar e da região do Norte da Tailândia. Chiang Mai é a mais afetada por ser rodeada por montanhas.

Veja mais posts sobre a Tailândia.

 

  • Camboja

As monções do Camboja vão de maio a outubro, mas chove diariamente entre julho e setembro. A chuva é constante e diária, mas dura pouco tempo. Dá para viajar nessas épocas, mas é melhor visitar o país de novembro a abril se não quiser arriscar perder algum dia por causa da chuva.

Veja mais posts sobre o Camboja.

 

  • Laos

As monções no Laos vão de maio até outubro e o mês de agosto tem as chuvas mais intensas a ponto de fechar estradas. Se você planeja viajar de ônibus pelo país que já não tem as melhor estrutura de estradas, é melhor evitar essa época, mesmo que as monções sejam leves, ou seja, chuva diária e constante por curto tempo.

Veja mais posts sobre o Laos.

    Vietnã

As monções no Vietnã são complicadas e se dividem em duas épocas. De abril a outubro chove no norte e no sul (Hanói e Ho Chi Minh) e na região central (Hoi An) é de setembro a dezembro, às vezes janeiro ainda.  Na época de chuvas é melhor evitar ao máximo, pois a chuva é constante, pode durar dias, alagar ruas e impossibilitar até mesmo de sair na rua. Além da temporada de monções, ainda existe a temporada de tufões entre os meses de agosto e novembro.

Veja mais posts sobre o Vietnã.

 

  • China

As monções na China acontecem apenas no sul do país entre os meses de abril a setembro. O calor e a umidade são altos o que provoca chuvas torrenciais constantes que chegam a alargar algumas regiões por dias consecutivos e causam muitos estragos. É melhor evitar essa época, porque ainda existe o risco de tufão.

Veja mais posts sobre a China.

 

  • Taiwan

As monções em Taiwan acontecem entre os meses de abril a setembro. O calor e a umidade são altos e provocam chuvas fortes que chegam a alargar algumas regiões por dias consecutivos. Nessa época ainda acontecem os tufões, então é melhor evitar visitar nesse período.

 

  • Hong Kong

As monções em Hong Kong vão de abril a setembro com altas temperaturas, umidade quase insuportável e chuvas fortes e repentinas de curta duração. O dia fica constantemente nublado e o pior mês é setembro, quando ainda há risco de tufão. Mas nada disso impede uma viagem.

Veja mais posts sobre Hong Kong.

  • Macau

As monções em Macau vão de abril a setembro com temperatura e umidade alta. As chuvas são repentinas, mas de curta duração ao longo dos dias que permanecem nublados.

Veja mais posts sobre Macau.

 

  • Filipinas

As monções na Filipinas acontecem de maio a outubro e a temporada de tufões vai de junho até novembro. A chuva é forte, consecutiva, completamente imprevisível, o tempo permanece nublado e os lugares mais bonitos têm seus ventos alterados, impossibilitando alguns tours, como na ilha Boracay. É melhor evitar essa época, especialmente na temporada de tufões, pois algumas ilhas já foram completamente destruídas.

Veja mais posts sobre as Filipinas.

 

  • Malásia

As monções na Malásia são dividas em duas temporadas. No leste (Perhentian Island, Semporna, Sipadan) acontece de novembro a março com chuvas intensas e muitas ilhas mantém suas opções de acomodação fechadas nessa época. Por serem as ilhas as mais afetadas, é melhor evitar viajar nessa época. Já na costa oeste (Langkawi, Penang, Kuala Lumpur) as chuvas acontecem entre maio a outubro mais com baixa intensidade, sempre no meio da tarde e o tempo permanece nublado. Os melhores meses para subir o Monte Kinabalu são entre fevereiro e abril. Para esses meses existe uma fila de espera grande no agendamento, especialmente para março. Nesse site você tem todas as informações de como agendar.

Veja mais posts sobre a Malásia.

 

  • Singapura

As monções em Singapura acontecem de abril a agosto com chuvas constantes. Mas mesmo fora de temporada acontecem chuvas esporádicas acompanhadas de templo nublado. É o único país que em que o tempo é completamente imprevisível mesmo na temporada seca, quando acontecem alguns dias de chuvas.

Veja mais posts sobre Singapura.

 

  • Indonésia

As monções na Indonésia acontecem de outubro a março, mas não atrapalham o viajante. A chuva é leve e acontece no final de tarde sem deixar o dia nublado constantemente. É o país mais fácil de visitar o ano todo.

Veja mais posts sobre a Indonésia.

 

  • Sri Lanka

As monções no Sri Lanka acontecem em duas épocas. No sudeste (Galle) vai de maio a agosto e no nordeste (Tricomalee) vai de outubro a janeiro. A chuva é forte, constante e o tempo fica nublado, mas não impede uma viagem, dependendo do objetivo.

Veja mais posts sobre o Sri Lanka.

 

  • Índia

As monções na Índia acontecem de julho a setembro e é o país mais difícil de visitar. As chuvas são torrenciais, o calor e a umidade são muito altos e muitos lugares ficam alagados impossibilitando até mesmo sair do hotel. Mas além dos meses de chuva é melhor evitar os meses que antecedem o período de chuvas, maio e junho, quando o calor é absurdamente alto, ultrapassando os 45ºC com facilidade.

  • Nepal

As monções no Nepal acontecem entre julho e setembro. São chuvas fortes e constantes que provocam alagamentos em algumas cidades, impossibilitando qualquer viagem. Nessa época nem fazer trekking é recomendável. Os melhores meses para ir até o Campo Base do Everest são de março a maio, sendo abril o mês mais congestionado e caro, e entre outubro até dezembro, sendo outubro o mês com a temperatura mais amena.

  • Myanmar

As monções no Myanmar acontecem de maio a outubro e as intensidades são diferentes dependendo da região. Em Ngapali Beach a chuva e o vento são fortes impossibilitando muitas vezes o acesso. Já em Bagan a chuva é moderada, mas o calor e humidade são extremamente altos, por isso é melhor evitar viajar nessa época.

Video Timelapse da chuva chegando em Koh Samui na Tailândia durante as monções Asiáticas

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS