Como Usar VPN e a Internet Bloqueada da China

Translate here!

Texto e Fotos: Mônica Morás  

Como vocês sabem, nós trabalhamos usando internet o tempo todo. Não é vício, é necessidade mesmo! E é aí que entra o problema quando se fala da China: o Google, o Facebook, o Instagram, o Dropbox, o WeTransfer e vários outros sites são bloqueados nos país. Sim, a China bloqueou tudo!!!

Para driblar o problema é necessário comprar um plano de VPN, antes de chegar lá, um sistema que cria um túnel para que os dados sejam enviados sem que outros usuários tenham acesso. Estávamos na China, mas usávamos um computador receptor em Taiwan, era como se o nosso computador estivesse lá. Foram 6 meses morando na China assim!

Como funciona o VPN?

O VPN é a sigla para Virtual Private Network. Funciona mais ou menos assim: os dados são criptografados e encapsulados com o IP para o computador receptor identifique o remetente. Os dados são enviados por um túnel criado até o computador de destino, o receptor vai identificar o remetente e desencapsular os dados e finalmente descriptografar e armazenar no computador. Como disse antes, nós estávamos na China, mas o nosso computador estava virtualmente em Taiwan, Seul e até em Singapura. Qualquer país próximo, pois assim o VPN funciona melhor. Só que pra esse sistema funcionar a internet precisa ser rápida, o que não acontece na China.

Muitas empresas usam VPN para segurança de dados, pois esse túnel proteje qualquer arquivo. Muita gente usa VPN para Netflix também, já que a biblioteca de americana é melhor do que a brasileira ou australiana, por exemplo. 

O governo chinês trabalha com a “Great Firewall” como é popularmente conhecida por lá, um sistema que rastreia palavras-chaves na internet aberta e bloqueia tudo. Na verdade eles tem conseguido inclusive bloquear muitos VPNs. Os melhores mesmo são os Express e o Astril, mas o segundo já foi bloqueado temporariamente durante o feriado militar de 2015. Nós usamos o Hyde My Ass, perfeito pra celular, mas nem tão bom assim pra computador.

Vou ficar pouco tempo na China, como faço?

Alguns hotéis de grandes tem o VPN já direto na rede. Ou seja, ê você nem precisa se preocupar com o VPN, pelo menos no celular. Dica para os viajantes que não pretendem ficar em hotéis caros: todos eles disponibilizam wifi para visitantes no lobby, entanto é só "dar uma de chinês", entrar no lobby, conectar e agir naturalmente como se estivesse esperando um amigo hospede, na cara-de-pau mesmo. Os hotéis que mais oferecem isso estão no Jingan, perto do Templo Temple, como o Four Season e Hilton (1 hora grátis). 

Ócio criativo até conseguir conectar o VPN

Como trabalhamos na China? 

Como o nosso trabalho todo gira em torno da internet, o trabalho em si levava menos tempo do que enviar os arquivos. Foram horas, dias e noites perdidas na frente da tela fazendo reload pra ver se as imagens iam, sem poder trocar de página pra não travar. Tivemos que “abandonar” o blog, porque não conseguimos nem abrir ele pra escrever posts, quem dirá fazer upload de fotos. Foram 6 meses assim.

Os cafés também são uma péssima ideia por lá, porque o chinês adora ver videos e series online e eles fazem isso nos cafés sem muitas vezes consumir nada. E na minha teoria, o governo baixa o sinal no final de semana, porque só o 4G do celular funcionava ou o We Chat (um tipo de Whatsapp) nas internets locais.

A solução? Muita paciência!

Já conhece nosso Facebook

VEJA MAIS