La Pedrera, A Praia do Carnaval no Uruguai

Translate here!

Texto: MONICA MORAS     Fotos: EDUARDO VIERO 

Há muitos verões escutava meus amigos dizerem que iam para La Pedrera passar o carnaval, mas até então nunca tinha prestado a atenção em como essa praia tão pequena podia ser um destino tão badalado nessa época do ano. Dizem que milhares de pessoas fantasiadas se aglomeram nas poucas ruas desse pequeno balneário para aproveitar o carnaval.

Mas não foi o carnaval que nos levou até La Pedrera, foi a curiosidade de conhecer essa praia tão pacata e com estilo roots. Como o nome já diz, La Pedrera se é repleta de formações rochosas que encontram o mar.

La Pedrera é divida em 2 praia:

  • EL BARCO, que é considerada a melhor praia para surfar no Uruguai. Sua formaçnao de ondas e o vento forte tornam essa praia a favorita de jovens, surfistas e quem pratica kitesurf.
  • EL DESPLAYADO, com poucas ondas onde as famílias com crianças pequenas aproveitam o sol e mar mais calmo.

Na rua principal, que liga a “rodoviária” até as praias, existem várias lojinhas de artesanato, alguns barzinhos decorados de uma forma bem interessante, muitas barraquinhas de churros e sorvetes e até banheiros químicos a disposição dos turistas.

La Pedrera fica bastante movimentada a noite quando o pessoal se reúne nos bares e restaurantes deixando um clima descontraído no ar. Não são muitas as opções, mas todas são boas pelo que pudemos observar. Fomos apenas para passar o dia a partir de La Paloma e não nos arrependemos.

 

Onde ficar e Quanto Tempo

La Pedrera é bem pequena e mais procurada para passar o dia ou por quem prefere acampar. Se você gosta de praticar esportes que envolvem praia, essa praia é perfeita. Se está apenas de passagem, um dia é suficiente. Nós fizemos day trip a partir de La Paloma. Nesse link você confere as opções de hospedagem e ainda ajuda o blog.

 

Estrutura e Dinheiro

La Pedrera é muito pequena e bem roots. Mas ainda assim tem restaurantes, bares, mercadinhos e até informações turísticas que também serve como “rodoviária”. Recomendo levar apenas pesos uruguaios. 

 

Clima e Temporada

A alta temporada acontece em janeiro e no carnaval, mas durante o verão todo a praia fica bem disputada, os preços tendem a ser mais altos. O vento forte é constante, por isso leva um casaquinho mesmo no verão. 

 

Como Chegar

  • CARRO: La Pedrera fica a 10km de La Paloma pela Ruta 10, 100k de Punta del Diablo pela Ruta 9 e 10, 140km do Chuí pela Ruta 9 e 230km de Montevideu pela Ruta 9. Recomendo usar o app Maps.me para acompanhar off-line a rota. Não esqueça de fazer o Seguro Carta verde se entrar no Uruguai de carro.
  • ONIBUS: As companhias COT e Rutas del Sol tem diversas opções de horários e itinerários que variam conforme a estação do ano. Mas se você está hospedado em La Paloma, existe um micro ônibus que faz o trajeto a cada 40 minutos por 20 pesos uruguaios. A “rodoviária” é uma rotatória bem em frente ao serviços de informações na rua principal de La Pedrera.
  • BICICLETA: se você estiver hospedado em La Paloma, é possível alugar uma bicicleta e pedalar os 10km quase todos com vista para o mar. 

 

Vai Para Onde

  • LA PALOMA fica a 10km com ônibus frequentes. Dá para fazer bate e volta.
  • CABO POLONIO fica a 39km com ônibus não tão frequentes, mas que dá para fazer um day trip bem tranquilo.
  • PUNTA DEL DIABLO fica a 105km com ônibus nem tão frequentes, mas se sair cedinho, dá para fazer day trip.
  • MONTEVIDEU fica a 290km e tem ônibus frequentes que vão para lá.
  • CHUI fica a 140km com ônibus frequentes. 

Veja também GUIA PARA VIAJAR PELO URUGUAI: DICAS E ROTEIROS

 

Já conhece nosso Facebook?

 

VEJA MAIS