Nosso Roteiro pelas Ilhas Boracay e Palawan nas Filipinas

Translate here!

Texto: MONICA MORAS      Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS

 

Existem muitos motivos para visitar as Filipinas, mas sem dúvida nenhuma o que leva a maioria até lá são as ilhas. Não apenas ilhas, mas sim pequenos paraísos de água morna e cristalina no meio do mar. Mesmo quem não gosta muito de praia se encanta. Até mesmo o escritor de A Praia se inspirou em El Nido para narrar a história.

 

COMO ESCOLHEMOS O ROTEIRO

Não tínhamos planos de conhecer as Filipinas, mesmo a com a insistência de tantas pessoas parar que fossemos. Chegou o dia de comprar as passagens saindo de Hong Kong para Bali e todos os voos paravam em Manila. Então pensamos: por que não? Tivemos 2 dias para planejar tudo parar 14 dias e deu certo!

Foi em Boracay que tivemos uma semana digna de filme de comédia romântica, com areia branca, mar turquesa de água morna, praias semi-desertas, peixinhos coloridos, pessoas sorridentes para todos os lados e happy hour de drinks coloridos todas as noites. e Foi em El Indo que vimos as praias mais lindas até hoje. O que mais poderíamos querer? Que fosse barato? E não é que foi mesmo! Mas deu trabalho!

Las Cabanas

Las Cabanas

 

NOSSO ROTEIRO DE 14 DIAS

 

1 DIA DE TRANSPORTE: HONG KONG – BORACAY

Mas não foi tão simples assim! Foi voo, transfer, outro voo, tuktuk, barco, tuktuk, caminhada. Veja detalhes de como ir e quanto custa de Manila para Boracay no post A Aventura de Chegar em Boracay.

 

6 DIAS NA WHITE SANDS BEACH: BORACAY

Os dias se resumiam entre acordar tarde, almoçávamos no DMall, caminhávamos um pouco e íamos para o mar. No final de tarde, antes do por do sol, nos preparávamos para o happy hour em algum pub legal (bonito e barato). Às vezes explorávamos alguma outra praia, um dia mal deu para sair do hotel por causa da chuva. Só isso! Não fizemos o tour do barco, porque ele envolvia apenas coisas que podíamos fazer por conta própria. Boracay é linda, tem que ficar na praia mesmo.

Boracay

Boracay

Boracay

Boracay

 

1 DIA TRANSPORTE: BORACAY – EL NIDO

Foi um inferno! Saímos às 7am e chegamos às 1:30am, sem parar. Tuktuk, barco, tuktuk, voo, outro voo, van, tuktuk. Todos os voos vão primeiro parar Manila!

 

4 DIAS EM EL NIDO E LAS CABANAS: PALAWAN

Em El Nido tudo foi mais agitado. Passamos um dia inteiro (nublado) com uns amigos australianos andando pela cidade entre cafeterias e bares. Outro dia foi completamente dedicado ao Tour A entre as ilhas Seven Commandos, Big Lagoon, Small Lagoon, Simizu Island e Secret Lagoon, mas o tempo não colaborou muito com sol. No seguinte, quando o sol estava brilhando forte decidimos ir para Las Cabanas, uma das praias mais bonitas e isoladas que já visitamos. O ultimo dia, chuvoso, foi dividido entre praia e volta para Porto Princesa (tuktuk, van, tuktuk). Não fomos para Nacpan Beach, infelizmente.

El Nido

El Nido

Las Cabanas

Las Cabanas

 

2 DIAS EM PUERTO PRINCESA

Queríamos ter feito o tour pelo Underground River, mas estava chovendo. Nos contentamos em ficar no hotel organizando as coisas para a próxima parada: Bali. No dia seguinte começou toda a viagem entre Filipinas e Indonésia: tuktuk, voo, transfer, voo, etc.

El Nido

El Nido

INFORMAÇÕES GERAIS das filipinas

 

VISTO: Brasileiros não precisam de visto com passaporte válido por no mínimo 6 meses. Veja mais em Como Fazer os Vistos Para os Países do Sudeste Asiático

MELHOR ÉPOCA: As monções nas Filipinas acontecem de maio a outubro e a temporada de tufões vai de junho até novembro. A chuva é forte, consecutiva, completamente imprevisível, o tempo permanece nublado. Nós fomos em agosto e pegamos chuva, dias nublados e dias de sol também. Veja mais em Guia Completo das Monções na Ásia.

LÍNGUA: O inglês é bem falado nas áreas turísticas. A língua oficial é o filipino e muitas palavras são iguais ao espanhol (cerca de 300), devido a colonização. Mas não basta falar espanhol para se comunicar, só o inglês funciona.

HOSPEDAGEM: Nossos hotéis eram quarto privado com banheiro, tinham água quente, wifi e café da manhã. Os valores variaram entre 20 e 30 dólares. Veja o roteiro abaixo.

DINHEIRO E TRANSPORTE:

  • A moeda é o peso filipino.
  • Filipinas é uma país barato de viajar, mas com muitas taxas. Cada aeroporto tem uma taxa diferente que deve ser paga em dinheiro, até para sair do país.
  • É importantíssimos ter sempre dinheiro trocado, em cash.
  • É quase impossível se deslocar sem tuktuk, barco, van ou voos entre as ilhas.
  • Calcule em média: 2 dólares o tuktuk trajetos curtos ou travessia de barco, 6 dólares tuktuk deslocamentos longos, 10 dólares deslocamento longo de van, 5 dolares taxas (varia bastante para mais e para menos).
  • Além disso as bagagens despachadas tem um limite menor de peso do que nos outros países. Saiba mais detalhes no post Transporte Aéreo nas Filipinas: Aeroportos, Taxas e Bagagem

EXTRAS:

  • Negocie muito, negocie tudo do hotel ao tuktuk, saiba todos os valores antes de ir para não pagar a mais. Veja os posts específicos das ilhas com valores aqui.
  • As pérolas das Filipinas são verdadeiras e muito baratas. Se você gosta, vale a pena! Para saber se são verdadeiras, raspe uma na outra e elas não podem ficar riscada.

 

VALEU A PENA VISITAR AS FILIPINAS?

Tá na lista para voltar! Mesmo com tanto trabalho, com tantas taxas, com tantas coisas que chegam a cansar só de pensar, as Filipinas é um lugar que queremos voltar com certeza!

 

VEJA TODOS OS POSTS DAS FILIPINAS AQUI

Boracay

Boracay

Las Cabanas

Las Cabanas

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS