O que fazer em Patmos, A Ilha Grega do Apocalipse

Escrito em 01/09/2016 | Atualizado em 19/07/2021

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Patmos é uma das ilhas vulcânicas do Dodecaneso, o grupo das 12 ilhas do mar Egeo. A ilha não é exatamente um destino de verão, mas ficou famosa pela caverna do Apocalipse, onde São João escreveu o último texto do Novo Testamento da Bíblia, o “Apocalipse” em uma época em que Patmos era uma ilha-prisão de exílio. Inclusive é de lá que se tem uma das melhores vistas da ilha.

Hoje Patmos, esta bela ilha com vibrações espirituais, é um destino religioso popular, com peregrinos que vêm visitar o Mosteiro de São João e a Caverna do Apocalipse. E também um destino mais cosmopolita que atrai um público mais sofisticado em busca de praias mais organizadas, com estrutura, e outras totalmente isoladas. Os barcos de passeio do porto de Skala vão para as ilhas de Leros, Lipsi, Arki e Marathi.

Skala, a principal entrada marítima de Patmos é onde está o comércio e as melhores opções de hospedagem. A noite é bem jovem e movimentada, principalmente no verão. De lá é fácil alugar uma scooter por 15 euros a diária e percorrer todas as praias da ilha e descobrir as atrações como igrejas, museus, monastérios e vilarejos.

O QUE FAZER EM PATMOS

1. MOSTEIRO DE SÃO JOÃO TEÓLOGO

Construído no topo de uma colina acima de Chora, a capital da ilha, o Mosteiro Ortodoxo de São João Teólogo está entre os centros religiosos mais importantes da Grécia. Ele é visível de quase todas as partes da ilha. 

Ele parece uma fortaleza, mas dentro há um mosteiro, construído no local de um antigo templo. O mosteiro foi estabelecido por Agios Christodoulos após a doação de Aleixo Comneno I em 1088. Ele ainda tem uma igreja bizantina verdadeiramente magnífica e um museu com textos e tesouros antigos. Além de uma biblioteca com milhares de exemplares e documentos. 

Vá de manhã cedo para evitar o calor e as multidões e desfrute da vista deslumbrante do Mosteiro de São João. Antes de ir, tenha um momento de paz e tranquilidade no belo jardim da igreja. 

2. CAVERNA DO APOCALIPSE

A tradição diz que nesta caverna, o apóstolo João escreveu o livro do Apocalipse, inspirado por Deus, na época em que Patmos era uma ilha-prisão de exílio. Um mosteiro inteiro foi construído ao redor desta caverna.

A Caverna do Apocalipse foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO no ano de 2006. Ela está localizada a meio caminho entre o Porto de Patmos em Skala e a cidade de Patmos, em Chora. O lugar também é conhecido como Gruta Sagrada e atrai devotos, peregrinos, apaixonados por arquitetura e artistas. Tinha várias pessoas no entorno da caverna desenhando ela a mão. 

A caverna tem 6,60 m de comprimento e 5,50 m de largura e fica dentro de um santuário. A entrada custa 2 euros, mas não é possível fotografar lá dentro. Há passeios em inglês dentro da igreja construída ao redor da parte sul da caverna, que explicam a história de São João e as revelações que ele recebeu de Deus por meio de uma fenda na rocha no ano 95 DC. Uma cópia em inglês do próprio texto pode ser comprada em quase todas as lojas turísticas em Patmos. 

3. PRAIA DE KAMBOS 

A longa praia de Kambos está localizada a 9 km ao norte de Chora e 5km do porto de Skala, no sentido contrário da Caverna do Apocalipse, e tem 600 metros de declive do povoado homônimo, por isso é importante ter muito cuidado dirigindo a scooter nessa região. A praia de cascalho se estende por alguns quilômetros, com águas limpas e rasas e muitas árvores para fazer sombra.

Kambos é a praia mais bem organizada e procurada de Patmos. Lá é possível praticar diversos esportes aquáticos, como windsurf, vela, parapente e canoagem. Muitos hotéis são encontrados em toda a região, bem como algumas das melhores tabernas à beira-mar que servem a melhor lagosta. 

Ônibus regulares ligam Kambos a Skala ao longo do dia. Eu recomendo ir de scooter, porque no caminho existem outras praias isoladas ótimas para banho.

4. PRAIA AGRIO LIVADI

As águas azul-esverdeadas transparentes de Agriolivadi são consideradas as melhores da ilha. Esta luxuosa praia totalmente equipada também oferece espreguiçadeiras, guarda-sóis, lanches e bebidas. A taberna Agrio Livadi fica em frente à praia oferece comida grega de boa qualidade, comida grega simples e um bom serviço.

5. FAZER UM PASSEIO DE BARCO

Pegue um dos barcos de passeio no porto de Skala que oferecem passeios diários às melhores praias de Patmos e ilhas próximas, como Arki e Maranthi, ilhas de água cristalina, e Lipsi e Leros. Leia O que Fazer em Leros na Grécia 

O roteiro um dia inclui a visita de quatro a cinco destinos diferentes com as melhores praias e águas mais limpas por de 20 euros por pessoa. Existe também a possibilidade de alugar um barco com skipper para uma experiência mais exclusiva.

ONDE COMER EM PATMOS

Skala é o melhor lugar da ilha para curtir o happy hour e a noite. Além das dezenas de lojinhas, ainda há uma praça repletas de bares, a poucos metros do mar. Algumas tavernas e bares chegam a colocar suas cadeiras e mesas na areia, a poucos passos do mar. 

Apesar de Patmos ser uma ilha tranquila que não atrai muita gente para festas, há opções para quem gosta de happy hour, como o Ginger e The Fix, que ficam no porto e são famosos por seus coquetéis e comida criativa e são populares entre os numerosos turistas que visitam Patmos.

Para o almoço, um dos lugares mais conhecidos é o To Tsipouradiko Mas, que além dos pratos de frutos do mar, ainda oferece a Tsipouro, a versão grega da Grapa, que tem 36% de álcool. É uma experiência interessante!

COMO ANDAR PELA ILHA GREGA PATMOS

A melhor forma de circular pela ilha é alugando uma scooter por 15 euros a diária. Uma de 100cc é suficiente para o sobe e desce da ilha, porém atenção nas estradas que não são muito conservadas em algumas partes, com areia no asfalto e com muitos sobe e desce.

No Bills, do lado do porto, em direção a Kambos, o aluguel é de 24 horas uma scooter de 100cc por 15 euros e 5 euros de gasolina é suficiente para ir e vir várias vezes. Também tem taxi, ônibus para outras cidades da ilha e quadriciclos. 

Use o mapa off-line do aplicativo Maps.me para pinar os lugares e economizar o plano de dados. E leve alguns euros em espécie, pois são poucos os caixa eletrônicos (ATM).

MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR

A melhor época para visitar Patmos vai de maio até setembro, no verão europeu. Os meses de julho e agosto são os mais lotados e com preços de hotéis bem mais caros. Em setembro os preços já baixam, e a temperatura permanece ótima. No final de setembro acontece um festival que atrai peregrinos para a Caverna do Apocalipse.

TEMPERATURA DO MAR EM PATMOS

Entre os meses de junho e setembro é quando o mar está mais agradável. Não é quente como no Sudeste Asiático ou Caribe, mas é agradável. Fomos na primeira semana de agosto e achei o mar de Patmos ligeiramente mais frio que nas demais ilhas gregas que visitamos antes. Já em maio e outubro a água fica gelada. E não tem água viva no mar, diferente de Malta e Sicília. 

COMO CHEGAR EM PATMOS

Diariamente a ilha tem ligação via catamarã com várias ilhas da Grécia e em alguns dias específicos, tem ferry para Atenas. Chegamos de Leros e saímos para Atenas. Confira os horários e valores de ferries no FerryScanner (em português).

Os barcos de excursão do porto de Skala vão para as ilhas de Leros, Lipsi, Arki e Marathi.  

ONDE FICAR

O melhor lugar para ficar em Patmos é Skala, perto do porto. De lá é fácil explorar a ilha e ainda ter ótimas opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos. Nós ficamos nos Studios Irene, um apartamento completo com cozinha com o básico para cozinhar e a Irene ainda busca e leva no porto sem custo. 

  • STUDIOS IRENE: apartamentos com cozinha para até 4 pessoas e itens básico para cozinhar. Boa localização em Skala, excelente custo-beneficio, e a Irene busca e leva no porto de carro sem custo. Reserve.

  • SKALA HOTEL: hotel com piscina, a 50m porto de Skala e praia. Quartos para até 4 pessoas, e alguns com varanda e vista para o mar. Reserve.

  • LATMOS 1860: A localização é ótima em Skala, e o design é elegante, com toque grego antigo. Os apartamentos para até 4 pessoas são em estilo villa, completos, bem equipados e de bom gosto. Reserve.

  • BLUE BAY HOTEL: o hotel fica a 250m do porto de Skala. Os quartos são simples, para até 3 pessoas. Ele tem um terraço amplo com vista para o mar. Reserve.

  • EN PATMO HOLIDAY HOME: apartamentos e villas completas num prédio neoclássico centenário de estilo tradicional grego. Opcões para até 12 pessoas no coração de Skala, com vista para Chora, uma ótima localização. Reserve.

  • FILIO APARTMENTS: localizado a apenas 3 minutos a pé da praia de Kambos e 100m do ponto de ônibus que vem do porto de Skala, é o lugar ideal para quem quer praticar esportes aquáticos. Os quartos são para até 3 pessoas. Reserva.

o que fazer em Patmos Grecia

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A GRÉCIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

O que fazer na Ilha Symi, na Grécia

Próximo
Próximo

O Que Fazer em Leros, na Grécia