Polaroid 100, uma nova (antiga) forma de ver uma fotografia

Texto e Fotos: Eduardo Viero

Desde que comecei na fotografia, sempre busquei formar de melhorar minha foto, seja ela através de tratamentos de imagens utilizando programas de edição, melhorando o equipamento como comprando novas lentes e câmeras. Quando eu comecei a fotografar, minha câmera era uma digital, por isso me considero um fotógrafo da era digital e não da analógica. Mas na busca de tentar cada vez mais melhorar minhas fotos, percebi que não bastava apenas ter os  melhores programas de edições e saber utilizá-los bem ou ter o melhor equipamento fotográfico, como ter as melhores lentes e câmeras.

eduardo e monica fotografia de viagem

Depois de um tempo percebi que deveria ir além disso, e eu precisa ampliar minha visão fotográfica e uma delas é fotografar todo tempo, entender como a luz é importante e como a luz faz a foto. Não quero falar sobre composição e técnicas fotográficas aqui, quero apenas mostrar a importância de procurar novas formas de fazer a fotografia.

Na busca por achar um resultado melhor em minhas fotos, decidi ir atrás do que muitas pessoas deixaram para trás, eu sentia a necessidade de ter mais conhecimento e de experimentar novas formas fotográficas, fui então que comecei fotografar com filme 35mm .

Quando comecei a fotografar com film 35mm minha visão apoiou de forma extrema, foi ai que dei um passo maior, resolvi investir em uma camera Polaroid. Eu tenho uma instax wide, ela é muito legal, mas é pra quem não sabe fotografar, desculpe as pessoas que adoram e usam essa câmera, mas é apenas para brincar. Quando você vê o resultado que que obteve usando uma Polaroid, no meu caso a Automatic 100 com film Fuji FP-100C, você se pergunta: como eu nunca havia visto isso antes? 

Como eu disse antes, não vou entrar na questão técnica da camera e suas especificações, se quiser mais info sobre ela, o google tem bastante coisa. Apenas uma coisa tenho pra dizer, experimentar novas métodos de fotografia só faz com que crescemos e nos tornemos mais confiantes em nossos trabalhos, experimentar técnicas e equipamentos antigos nos fazem entender como foi difícil no passado. 

Vivemos no momento do instante, fotografar e ver a foto na hora, fotografar com uma polaroid 100, tem a mesma ideia, a diferença é que você já tem a foto em mãos!

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS