Principais Regras de Composição na Fotografia

Translate here!

Texto: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Na fotografia profissional é necessário dominar os principais básicos da fotografia. Um deles deles é a composição. Composição é o arranjo dos elementos no quadro.

Uma boa composição tem clareza, ou seja, um ponto central de interesse e um fundo que não desvia a atenção. É ela que faz uma foto de fato chamar a atenção. Não é simples, não é fácil e é necessário treinar bastante, porque nem sempre o que vemos é exatamente como a câmera capta a imagem. Nessa horas penso que ter iniciado na fotografia analógica 35mm foi extremamente importante para que eu desenvolvesse melhor a minha habilidade de compor a fotografia. 

Veja também:

composição na fotografia

Para começar, preencha o quadro. Isso significa que você vai ter que se aproximar ou afastar do objeto, e às vezes uma passo para o lado faz toda a diferença na composição da fotografia. E quando o objeto for de uma tamanho indefinido, que a foto não consegue representar, acrescente escala, inclua um elemento que ajude a atender o que está vendo. Nessa hora é importante também pensar em qual lente usar. Veja o post sobre As 3 Lentes que Viajam Comigo.

A maneira como a fotografia é composta determina que tipo de impressão a imagem irá transmitir. Por isso tenha em mente as regras de composição da fotografia: 

 

4 REGRAS DE COMPOSIÇÃO NA FOTOGRAFIA

 

1. REGRAS DOS TERÇOS

É a regra básica da composição que serve para todos os tipos de fotos. Você deve dividir o quadro com um jogo da velha e colocar o objeto principal da foto em qualquer um dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo o objeto fora do centro. Isso porque um objeto no centro tende a ficar sem vida.

Retrato: Quando há uma pessoa está em destaque na foto ou um retrato, mantenha os olhos sempre nos pontos superiores da regra dos terços.

Dois pontos: Em fotografias com dois pontos de interesse, use pontos complementares da regra dos terços para equilibrar a fotografia.

Horizonte: Nesse caso as linhas horizontais são mais importantes do que os pontos da regra dos terços. deixe a linha de baixo ou a de cima alinhada com o horizonte. Não centralize o horizonte parar ter uma composição fotográfica harmoniosa. Se o céu estiver bonito, deixe o horizonte na linha de baixo, se não estiver interessante, o horizonte fica na linha de cima. 

 

2. REGRA DAS METADES

É a regra que simplesmente divide o quadro no meio. A composição fotográfica tem contraste nítido que realça o objeto principal da imagem. 

Evite a linha do horizonte no meio. Tente colocar mais para cima ou para baixo para ter uma composição mais bonita.

 

3. LINHAS VERTICAIS

É usada para transmitir uma sensação de ordem e força como edifícios em uma rua. São elas que guiam também a fotografia de interiores.

Para dar ênfase: para dar destaque as linhas verticais, é necessário fotografar também na vertical, criando um enquadramento na vertical. Essa composição fotográfica dá ênfase à altura e cria drama na fotografia. 

Para ter drama numa fotografia horizontal: se as linhas verticais forem bem fortes e marcadas, como um corredor de pilares, por exemplo, é possível enquadrar o objeto na horizontal, e para isso é necessário usar também a regra dos terços parar ter uma composição fotográfica interessante. 

Para causar impacto: nesse caso as linhas verticais precisam seguir uma padrão e se o objeto tiver uma forma distinta, a fotografia será ainda mais impactante.  

 

4. SEGUIR AS LINHAS

Em tudo que vemos há linhas e elas são muito importantes para criar uma bela imagem. As linhas podem dar profundidade e conteúdo a sua imagem e também muita perspectiva, deixando sua foto muito mais atrativa e bonita. Ache as linhas e as use para conduzir seu olhar na foto.

Linhas diagonais: enquanto as linhas horizontais trazem calma a imagem e as verticais mostram estabilidade, as linhas diagonais dão a sensação de movimento, dinâmica, de conduzir o olhar e levar o observador até o ponto. As linhas diagonais não precisam necessariamente atravessar a imagem, elas apenas precisam conduzir o olhar e por isso o nome da regra é seguir as linhas. 

5. Framing - Concepção

Um conselho que dou é: sempre enquadre seu objeto! Quando fazemos uma foto, estamos enquadrando uma porção do que estamos vendo, por isso preste atenção no que tem ao redor do objeto a ser fotografado. Use molduras naturais para compor sua imagem. O uso de janelas e portas ajuda muito nesses casos. Comece com esses elementos e depois quando se sentir mais a vontade, use outras formas como árvores, plantas, muros, etc.

O mais importante de tudo é prestar atenção nesses elementos, seu olhar deve estar atento a essas molduras. Comece fotografando seus familiares dessa forma, depois tente com outras pessoas!

"A fotografia, é um sistema de edição visual. No fundo, é uma questão de cercar com uma moldura uma moldura uma parcela do cone de visão de uma pessoa, quando se esta no lugar e no momento propicio!" John Szarkowiski

Abaixo alguns exemplos:

regras composicao fotografia
regras composicao fotografia
regras composicao fotografia
regras composicao fotografia
regras composicao fotografia
regras composicao fotografia
regras composicao fotografia
regras composicao fotografia
regras composicao fotografia