Roteiro pelo Vietnã: Informações de Norte a Sul

Texto: MONICA MORAS   Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS

Ele é casa de montanhas, ilhas, teve sua história marcada por guerras e seu povo aprendeu a viver na adversidade. Esse é o Vietnã, um país que provoca emoções extremas, oferece a melhor experiência gastronômica do Sudeste Asiático e que está em crescimento acelerado desde sua reunificação.

roteiro vietna dicas

NOSSO ROTEIRO DE 15 DIAS

Nosso Roteiro de 15 dias no Vietnã foi feito com cuidado e explorando o que de melhor cada cidade tem a oferecer. Tudo foi feito de ônibus, desde a chegada ao país.

4 DIAS EM HO CHI MINH, A ANTIGA SAIGON

Saigon é a segunda maior cidade do Vietnã, a mais moderna e ocidentalizada e ainda tem um recorde registrado no Guiness book com a cidade que mais tem motocicletas no mundo, quase uma para cada um dos 8 milhões de habitantes.

A cidade toda é muito fácil de percorrer a pé e as atrações ficam próximas umas das outras. Nós passamos 4 dias, mas em 1 ou 2 é possível fazer tudo. A região central é bem diferente dos bairros, onde nem parece que se está no Vietnã.

Ho Chi Minh é famosa pela excelentes oportunidades de compras, mas além disso, as atrações mais interessantes são: Palácio da Reunificação Saigon, Catedral de Notre Dame, o Correio Central, Teh Opera House, Museu dos Vestígio da Guerra, Mercado Ben Thanh, Emperor Jade Pagoda e os Tuneis Cu Chi que ficam fora da cidade.

Chegamos em Ho Chi Minh a partir do Camboja de ônibus direto. O Visto já estava pronto desde a Tailândia. Saímos de Open Bus para Nha Trang.

Veja o post completo O Que Ver em Ho Chi Minh, A Antiga Saigon do Vietnã

roteiro vietna dicas informações

2 DIAS EM NHA TRANG

Nha Trang é considerada um dos centros turísticos mais importantes do país pela areia clara, água limpa, temperatura amena o ano todo. Nha Trang tem uma longa orla de 6km repleta de coqueiros, ainda é cercada por belas silhuetas de montes e montanhas que se destacam a cada pôr-do-sol. Passamos 2 dias no total, mas em 1 dia dá para fazer tudo se o seu objetivo não for ficar na água.

Nha Trang é famosa pela praia, mas além disso, as atrações mais interessantes são: Vinpearl, o parque aquático acessível de teleférico, NhaTrang Market, o templo Po Nogar, a catedral de Nha Trang, Long Son Pagoda e a torre rosa Huong Tram.

Chegamos em Nha Trang a partir de Ho Chi Minh (Saigon) e saímos para Hoi An, ambos de Open Bus.

Veja o post completo Nha Trang, A Praia do Vietnã

roteiro vietna dicas informações

4 DIAS EM HOI AN

A cidade é uma mistura vietnamita, chinesa e japonesa da época que foi o mais importante porto comercial do Sudeste Asiático, entre os séculos 17 e 19. É a cidade mais diferente do Vietnã que mesmo sendo minúscula, reúne templos, pagodás, casas antigas entre tantas coisas para fazer em ruas estreitas onde não são permitidos carros e outras sequer motos. Hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO e uma dos destinos favoritos dos casais em Lua de Mel. Em 1 dia até noite é possível ver tudo, mas vai dar vontade de ficar bem mais.

Hoi An é muito famosa pelos alfaiates que fazem peças maravilhosas com preços muito baratos. Mas além disso, as principais atrações são: a Ponte Japonesa, as praias, o passeio individual (ou dupla) de barco, o artesanato, especialmente as lanterna, o Museu da Cultura Sa Huynh, a casa Phung Hung, a Casa Tan Ky, Assembleia Municipal Quang Dong e a comida, especificamente o Cao Lau com uma Viet A Beer. Bom, bonito e absurdamente barato! Pra se ter uma ideia, a pint de cerveja boa custa cerca de US$ 0,50.

Chegamos em Hoi An a partir de Nha Trang e saímos para Hanoi, ambos de Open Bus.

Veja o post completo O Que Fazer em Hoi An, A Cidade Charmosa do Vietnã

roteiro vietna dicas informações

3 DIAS EM HANOI

Hanói é intensa! É nela que se sente a essência vietnamita no meio do caos que é a cidade, em meio a motos, buzinas insistentes, bancas de frutas e banquinhos que ocupam as estreitas calçadas onde o pessoal almoça. Hanói é a capital do Vietnã e também a porta de entrada para Halong Bay. Em 1 dia bem aproveitado ou 2 é possível ver tudo sem culpa.

Hanoi é a cara do Vitenã que mostram por aí, mas além desse excesso de informações tudo junto e misturado, as principais atrações são: o centrinho Old Quarter, Mercado Noturno, Lago Hoan Kien, Templo  Ngoc Son e a Ponte Huc e a Prisão Hao Lo.

Chegamos em Hanoi a partir de Hoi An, fomos e voltamos para Halong Bay e saímos de avião para China, para passar o Ano Novo Chinês lá.

Veja o post completo Dicas da Tumultuada Hanói no Vietnã

roteiro vietna dicas informações

2 DIAS EM HALONG BAY

Halong Bay é o lugar mais bonito e desejado do Vietnã. As mais de 2000 ilhas são de rocha calcária nos mais variados tamanhos e formas, com vegetação densa e que foram no mar de água verde ao longo de milênios. Nas águas mais baixas existem mais de 200 espécies de peixes e 450 tipos diferentes de moluscos. Existem várias opções de tour, mas o mais interessante é o de 2 dias e 1 noite no barco com tudo incluído.

Halong Bay é famosa pelas ilhas, mas no tour o barco navega em meio as ilhas, vilas flutuantes, barcos de pescadores e até criadouros de ostras para a produção de pérolas. Ela para em cavernas imensas e também em uma das ilhas para ser ter a vista panorâmica de Halong Bay.

Fomos e voltamos de Halong Bay de tour a partir de Hanoi.

Veja o post completo Halong Bay, A Baía Onde Desceu o Dragão

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

COMO FAZER O VISTO DO VIETNÃ

Brasileiros precisam de visto para o Vietnã. Ele vale por 28 dias a partir da data que você indica que vai chegar no país. Para entrar por terra é necessário fazer o visto em alguma Embaixada. Nós fizemos em Bangkok apresentando o passaporte, foto, formulário preenchido e pagamento da taxa. Não precisou de nenhuma reserva de passagem ou hotel. Para quem chega de avião, pode fazer pela Embaixada ou por um site que faz um pré-visto que é validado no aeroporto. Veja o post com as informações detalhadas e links Como Fazer os Vistos Para os Países do Sudeste Asiático

MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA O VIETNÃ

Tudo depende para onde você vai, pois as chuvas se dividem em duas épocas. De abril a outubro chove no norte e no sul (Hanói e Ho Chi Minh) e na região central (Hoi An) é de setembro a dezembro, às vezes janeiro ainda. Fomos em janeiro para conseguir passar pelo país inteiro, pois as monções no Vietnã são bem pesadas e coincidem com a temporada de tufões entre agosto e novembro. Veja o post com o Guia Completo das Monções na Ásia

LÍNGUA E COMUNICAÇÃO

Nas cidades principais, onde fomos, o inglês é bem falado no comércio em geral. Mas vá de mente aberta para se fazer entender. Já explicamos a lógica das línguas asiáticas no post Comunicação na Viagem: Precisa falar inglês?

TRANSPORTE NO VIETNÃ: COMO CHEGAR E ANDAR PELO PAÍS

O Vietnã é um país barato de viajar se você não tiver tanta pressa. Voos e trens custam o mesmo preço. Alguma pessoas preferem comprar motocicletas em uma parte do país, percorrer ele e revender a moto. Isso é muito comum e vale a pena para quem quer viajar com tempo e parando quando quiser. A opção mais cômoda e barata é o Open Bus, o ônibus que tem tarifa única para cruzar o país com paradas pré-determinadas, mas com datas em aberto. Você paga a passagem integral (entre US$ 30 e US$ 40) e vai definindo a data que quer pegar o ônibus para o próximo destino ao longo do caminho. Veja mais sobre a compra da moto e como agenda o Open Bus no post Viajando de Ônibus no Vietnã: Open Bus de Norte a Sul

Para chegar no Vitenã, nós entramos de ônibus a partir do Camboja. Veja como foi no post Como Ir de Siem Reap para Ho Chi Minh de Ônibus

DINHEIRO / CARTÃO / PAYPAL

O dinheiro do Vietnã é o Dong. Leve apenas dólar. O câmbio é feito em casas de cambio no centro das principais cidades ou nos bancos. Nós optamos por sacar dinheiro do nosso Travel Money no ATM (caixa eletrônico). Tudo custa muito barato por lá, por isso faça um conversão no dia e vá fazendo câmbio de no máximo US$ 200 dolares por vez. O cartão não é muito aceito no país e jamais use Paypal. O Vietnã é famosos por golpes via Paypal e se a sua conta for acessada por lá, provavelmente vai ser bloqueada para verificação por tempo indeterminado. Veja o post Quanto Custa Viajar pela Ásia, Europa e América do Sul

OS GOLPES MAIS COMUNS NO VIETNÃ

Todo o cuidado é pouco no Vietnã. Conhecemos vários casos de roubos e furtos, principalmente de motociclistas ladrões. Os golpes que mais acontecem, aconteceram com 2 amigas nossas e uma tentativa de golpe conosco.

1. A coreana estava com a bolsa atravessada no corpo e uma dupla puxou com força suficiente para joga-la no chão e levar a bolsa com o passaporte dentro.

2. Uma russa voltando para o hostel estava cansada buscando informações de direção quando um pai e com criança pequena na garupa parou para ajudar. Ela mostrou o endereço no celular, o homem pegou o telefone para supostamente ler e foi embora com o telefone dela.

3. Paramos para descansar um pouco numa praça, pois eu ainda não estava completamente recuperada da minha intoxicação alimentar que tive no Camboja, e um grupo de adolescentes chegou querendo conversar e treinar inglês fazendo milhões de perguntas todos juntos, cada um de um lado de nós, na nossa frente. Esse golpe geralmente acontece em grupos para que alguns distraiam as vítimas, enquanto um do grupo foge com os pertences. Nos nosso caso, a mochila. Como já sabíamos do golpe, rapidamente inventamos uma desculpa e saímos andando.

Veja os posts:

DICAS EXTRAS

• Negocie tudo! Não tenha vergonha de negociar até o limite da exaustão.
  • Desconfie dos produtos, das marcas e até das lojas. A maioria é fake.
  • Baixe o app Maps.me que é um mapa off-line gratuito para se localizar e traçar rotas a pé, de bicicleta, carro e ônibus.
  • Cuidado com os taxistas. Eles tem uma fama péssima de cobrar a mais, dar voltas extras, etc.
  • Se for comprar a moto, veja se o seu seguro saúde cobre possíveis acidentes.
  • Se for mandar fazer alguma roupa ou sapato em Hei An, leve fotos e até modelos parar explicar o mais detalhadamente possível o que voei quer.
  • Cuidados com os batedores de carteira. No Vietnã é necessário ser o típico brasileiros desconfiado. Não dá para descuidar nenhum segundo.
  • Se quiser atravessar a rua, atravesse e jamais dê passo para trás. Vá em frente com confiança.

Veja todos os posts do Vietnã

roteiro vietna dicas informações

Já conhece nosso Facebook?