Songkran, O Ano Novo e Festival das Águas da Tailândia

Translate here!

Texto: Mônica Morás   Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

Um dos festivais mais aguardados na Tailândia é o Songkran, o Festival das Águas, que marca o Ano Novo Tailandês, segundo o calendário Budista. Acontece todos os anos do dia 13 ao dia 15 de abril.

É nesse período que muitos tailandeses voltam para suas cidade natal para passar a semana com a família. Budistas também visitam os templos para banhar a estátua de Buda, oferecer areia para a reforma dos templos, e comida aos monges. Nessa época também as pessoas se vestem com roupas coloridas e até mesmo os oficiais da imigração usam camisas floreadas para receber os turistas.

O elemento principal do festival é a água e durante os 3 dias de festival é impossível ficar seco. Todo mundo participa jogando água uns nos outros com baldes, pistolas de água, mangueira... Participamos em Chiang Mai e foram 3 dias intensos de muita folia. A festa mesmo acontece na Old City com shows no Tha Phae Gate.

É melhor sair de casa prevenido com água, porque o clima é de guerra! O pessoal fica com toneis de água e gelo pra molhar a galera, caminhonetes passam jogando água por todo mundo e de onde menos se espera, vem um jato de água gelada. Nem o pessoal dentro dos Red Trucks, os “taxis” locais, escapam! A todo momento da pra parar e “recarregar” a pistola com água e o que mais se vê e entrega de blocos grandes gelo pros tonéis de água.

É sim uma festa democrática, todo mundo molha todo mundo e existe respeito pra ninguém se machucar, “menos” entre os estrangeiros que miram no olho (fica a dica!). Mas é divertido ver até as crianças bem pequenas que mal andam jogando água e se divertindo. Ficar molhado é uma maravilha, porque abril é o mês mais quente na região, ultrapassando com facilidade os 45ºC.

A única coisa “chata”, é que depois que já cansou, já tomou banho e quer ir “ali do lado” buscar comida, vai se molhar! Sempre vai ter uma moto ou uma caminhonete passando com a galera animada que não dá sossego, nem longe da Old City.

 

Onde Participar do Songkran

Em CHIANG MAI o festival acontece por toda a cidade, mas a festa mesmo se concentra na Old City no Tha Phae Gate, por onde a estátua de Buda passa para o pessoal pode jogar água e as pessoas já começam a molhar no dia 12 e dia 16 ainda é melhor sair preparado.

Em BANGKOK é no Wat Poh, o Templo do Buda Reclinado, na Khao San Road, a rua dos backpacker, no Silom, uma região que mistura todos os tipos de turistas e no RCA, a rua das danceterias e pubs. UPDATE MARCO/2017 : O festival foi cancelado na Khao San Road, devido a proximidade com o Grand Palace e o período de luto pela falecimento do Rei. 

Em PHUKET é pela cidade toda, especialmente em Patong Beach. 

Nas praias e nos hostels, sempre tem festival.

LEMBRE-SE: Songkran é o Ano Novo Budista e muitas coisas ficam fechadas nesse período, como restaurantes, lavanderias, massagem e algumas lojas. Os shoppings abrem, mas nem todas as lojas ficam abertas. O mesmo acontece com o Chatuchak. 

 

Tem dúvida de quando ir, onde ficar, o que fazer, o ver e o que saber da Tailândia?

Veja TUDO SOBRE A TAILANDIA: 28 DICAS DE QUEM JA MOROU LA BASTANTE TEMPO

 

Galeria: Songkran

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS