Transporte Aéreo nas Filipinas: Aeroportos, Taxas e Bagagem

Texto: MONICA MORAS   Fotos: EDUARDO VIERO

As Filipinas são de tirar o fôlego! Mas eles tem uma defeitinho que incomoda muito: tem taxa o tempo todo.

Imigração nas Filipinas

A imigração nas Filipinas é bem tranquila, nao pegamos nem fila. Basta apresentar o passaporte e formulário de chegada (arrival card, com nome, passaporte, voo de chegada, endereço do hotel, etc), nenhuma pergunta foi feita. O único processo diferente quando chegamos foi a exigência do preenchimento do formulário sobre nosso estado de saúde (onde estivemos, com o que tivemos contato, como nos sentíamos nos últimos dias e endereço nas Filipinas), pois estávamos no período da epidemia do vírus Ebola estava.

filipinas el nido

 

Sobre os Aeroportos

As Filipinas são formadas por ilhas, portanto qualquer lugar diferente de Manila, exige um voo extra. Nós viajamos para as ilhas Boracay e Palawan, além de Manila. Os voos internos podem ser feitos pelas cias aéreas Philippines Airlines, Cebu Pacific Air, Tiger Air, entre outras. Nós usamos apenas a Cebu internamente, pois era a mais barata.

MANILA

O aeroporto de Manila possui 4 terminais. O terminal 1 e 2 ficam no mesmo lugar, mas apenas a Philipines Airlines e cia aéreas internacionais utilizam. O terminal 3 fica distante e é por lá que os voos internos operam, como a Cebu e a própria Philippines. Nao sabíamos disso quando chegamos em Manila, perguntamos para um segurança o que fazer e por isso pagamos um taxi na troca de terminais (100,00 Pesos Filipinos, preço justo, pois negociamos antes e foi quase o mesmo que deu no taximetro), mas na volta de Puerto Princesa descobrimos que as cias aéreas possuem transfers grátis entre aeroportos, basta apresentar a passagem do próximo voo no guichê de transfer da cia aérea na área.

BORACAY

Para chegar em Boracay, é necessário voar para o aeroporto de Caticlan, na ilha ao lado, pegar um triciclo ate o porto, pegar um barco, e do porto do outro lado, pegar triciclo ate o hotel. Os preços sao tabelados, então nao tem estresse.

PALAWAN

Em Palawan, o aeroporto é o de Puerto Princesa e nele mesmo existem guichês de agencias de viagem que ficam no espaço de informações turisticas, oferecendo transporte para El Nido (o nosso destino final), pessoas que ajudam na escolha do hotel conforme o orçamento disponível em qualquer parte da ilha, etc. Usamos a El Loro e recomendamos! Tambem da para pegar um van para El Nido pelo terminal de vans ou um ônibus, mas o preço é quase o mesmo de pegar direto no hotel.

filipinas boracay

 

Sobre as Taxas

Na saída do país por Manila é necessário pagar uma taxa extra aeroportuária no valor de 550,00 Pesos Filipinos, mas nesse caso existe ATM na frente do guichê e eles aceitam cartão de crédito/ Travel Money. Ja em Boracay e Palawan, a taxa deve ser paga em dinheiro em espécie. Na saída de Caticlan-Boracay pagamos 150,00 Pesos Filipinos e na saída de Puerto Princesa-Palawan, pagamos 220,00 Pesos Filipinos.

 

Bagagem Permitida

OS aeroportos das Filipinas tem limite de peso, tanto que alguns aeroportos so recebem aviões pequenos como monomotores. Para entrar e sair Boracay, o limite de peso por passageiro é de 10kg despachado e 5kg de bagagem de mao, ambos pesados. Os quilos extras da bagagem despachada tem um custo de 2000,00 pesos Filipinos. Sim, nos pagamos excesso mesmo usando mochilas. Em Puerto Princesa – Palawan, na entrada e saída, o limite é de 15kg na bagagem despachada e 7kg na bagagem de mao, ambas pesadas. Nao pagamos excesso dessa vez. Foi ruim, mas também foi bom para aprender a carregar menos peso e pensar no peso da mochila/mala que se escolhe para viajar.

filipinas eduardo monica

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS