Tudo Sobre Batu Caves

Translate here!

Texto: Mônica Morás        Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

Toda cidade tem suas atrações imperdíveis e Batu Caves é uma delas em Kuala Lumpur. Batu Caves são cavernas em rochas de mais de 100 metros de altura. O principal templo, o Bukit Batu, é centenário e foi uma contribuição importante dos imigrantes indianos. Batu Caves é o mais importante Templo Hindu fora da índia e é dedicado ao Deus Subramaniar.

Veja também: O Que Ver em Kuala Lumpur em 1 Dia

Logo atrás da estátua dourada do Deus Hindu Murugan, começam os 272 degraus que levam até a caverna e dão uma vista incrível lá do alto. A subida é bem tranquila apesar do calor e as escadas são tomadas pelos macacos.

Lá dentro o clima é úmido, mas o lugar impressiona pela altura da caverna e pela quantidade de templos. Nas paredes algumas pinturas também chamam a atenção. Na descida é melhor ir pela escada da direita para ter acesso a segunda caverna.

Diariamente pelo menos 3mil pessoas visitam Batu Caves e na época do festival Thaipusam, esse número é muito superior.

 

O que vestir

Batu Caves é um templo Hindu, então é obrigatório cobrir ombros e joelhos. Mas na entrada existe a opção de alugar sarong para as pernas por 5RM e na saída elas devolvem 2RM.

 

Estrutura

Na entrada do complexo existem restaurantes indianos, a garrafa de água custa mais caro do que a média, existem lojas de souvenirs e mulheres fazendo tatuagem de hena.

 

Como chegar

Batu caves fica a 13km de Kuala Lumpur, mas o acesso é muito simples. A partir da estação KL Sentral basta pegar o Komuter, um outro trem, que sai a cada 30 minutos. O valor da passagem é o mesmo de um trajeto dentro de Kuala Lumpur. A plataforma é a 3, fica bem nas escadas que descem ao lado do Mc Donalds. A estação é a Batu Caves, a terminal então não tem erro. Não vale a pena comprar volta antecipadamente, pois os fiscais conferem o ticket com o horário.

 

Tempo é necessário para a visita

Uma manhã ou tarde é suficiente, talvez até menos dependendo o quanto você vai esperar pelo próximo Komuter. O templo fica aberto das 8am até às 19h e melhor evitar os horários de sol forte.

 

Alguns cuidados

  • Batu Caves é cheio de macacos e todo cuidados é pouco para esses pequenos ladrõezinhos.
  • Não dê comida para os macacos. Isso só incentiva mais ainda eles a roubarem os visitantes e seguir você em busca de mais.
  • As escadas são pintadas e quando molhadas ficam bem escorregadias.
  • O clima é quente e úmido e subir 272 degraus cansa, por isso mantenha sempre uma garrafinha de água, porque depois da entrada nas escadas não existe mais opção de comprar. 

Veja todos os posts da MALASIA

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS