Tudo Sobre Pamukkale

Translate here!

Texto: Mônica Morás     Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

Há muito tempo queria conhecer Pamukkale e a cada nova foto daquelas piscinas brancas que mais pareciam feitas de neve, a vontade aumentava.

Pamukkale

Pamukkale em turco significa Castelo de Algodão, e o nome tem tudo a ver com o lugar, pois surgiu através da precipitação de carbonato de cálcio trazido pelas águas termais que brotavam nas montanhas e que depois de solidificado se transformou em mármore travertino. De longe até parece nove.

Desde 1988 Pamukkale virou Patrimônio da Humanidade e somente depois disso o governo começou a proibir o banho nas piscinas naturais, mas construiu piscinas artificais ao longo do caminho para que o turistas pudessem aproveitar no verão.

 

Hierápolis

Hierápolis é uma cidade antiga construída em 60 a.C. que foi destruída por terremotos e tudo que sobrou foi o belíssimo Teatro Romano. Hierápolis ganhou fama por suas piscinas termais e até mesmo Cleopatra mandou construir uma piscina termal de agua corrente especialmente para ela.

 

Como Funciona

Já de fora do parque Pamukkale dá para ver a imensidão branca. A entrada no parque custa 35 liras e a partir dali já é obrigatório andar descalço durante todo o trajeto, independente do clima. Ao longo do trajeto existem várias piscinas para tomar banho e elas são uma maravilha no verão quanto o sol reflete na imensidão branca e deixa tudo mais quente. No final do trajeto existe um restaurante bem caro, uma fonte de água potável (leve a garrafinha!), as Piscinas de Cleopatra (pagas a parte) e dali é o acesso a Hierápolis e demais sítios.

 

Onde Ficar

Pamukkale se resume apenas ao parque, é minúscula e muita gente vai apenas para passar o dia, deixando a bagagem na cia de ônibus do próximo destino. Qualquer lugar é bom, principalmente se for na frente do parque. Outra boa opção é ficar em Denizle, a 20km de Pamukkale e tem minivan a cada 30 minutos.

 

Como Chegar

Nós fomos de ônibus a partir da Capadócia, pela Metro e custou 14 dólares (Goreme-Pamukkale, nightbus) e de lá saímos para Marmaris também pela cia de ônibus Metro.

Ônibus: o destino final do ônibus é Denizle, mas se a passagem foi comprada para Pamukkale, uma van faz o resto do trajeto até o escritório da cia de ônibus.

Avião: o aeroporto mais próximo fica em Denizle e já na saída do aeroporto tem um ônibus indo para Pamukkale.

 

O Que Fazer Além do Parque

Pamukkale é minúscula, tem apenas um centrinho que os restaurantes fecham cedo. Tem um mini parque aquático bem em frente ao parque, mas é frequentado apenas pelos locais.

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS