O Que Ver em Ho Chi Minh, A Antiga Saigon do Vietnã

Translate here!

Texto e Fotos: MONICA MORAS

Ho Chi Minh é a capital do sul do Vietnã e antigamente era conhecida como Saigon. É segunda maior cidade do país, atrás apenas de Hanói, mas também a mais ocidental de todo Vietnã. Saigon passou a ser Ho Chi Minh após a Guerra do Vietnã, quando o partido vietnamita decidiu homenagear o líder Ho Chi Minh que tem seus restos mortais num mausoléu em Hanói.

ho chi minh saigon vietna

TRÂNSITO EM SAIGON

Saigon é um loucura de motos! Não é à toa, a cidade do mundo que mais tem motos nas ruas. São mais de 6 milhões de motocicletas circulando e isso está registrado no Guiness book. E são apenas 8 milhões de habitantes na cidade!

O barulho é ensurdecedor e o trânsito é um caos, principalmente nos cruzamentos. Atravessar a rua exige muita auto confiança e determinação, pois você precisa ir. Você atravessa a rua sem jamais dar passos para trás, sempre indo para frente, pois os motociclistas é que vão desviar. E atenção a hora de maior movimento a partir das 17h.

Além do trânsito o que chama a atenção é que apesar de ser uma cidade moderna, a mais ocidental do Vietnã, Ho Chi Minh tem uma mistura de tradição muito evidente nas ruas. É fácil ver pessoas em trajes tradicionais passando nas motos e até mesmo circulando pelas ruas.

Veja também:

Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame

O QUE FAZER EM HO CHI MINH (SAIGON)

 A maioria das atrações de Saigon ficam perto umas das outras. Você apenas precisa caminhar algumas poucas quadras paras chegar nelas. Use o aplicativo off-line Maps.me para pinar os lugares e traçar as rotas de uma lugar parar outros.

1. PALÁCIO DA REUNIFICAÇÃO SAIGON

O Palácio da Reunificação de Saigon tem um valor histórico muito grande para Ho Chi Minh. Quando houve a queda de Saigon em 1975, foi nele que as tropas foram rendidas. Isso aconteceu no dia 30 de abril quando é comemorado o Dia da Independência do Vietnã.

2. CATEDRAL DE NOTRE DAME

A Catedral de Notre Dame também é conhecida como Basílica da Imaculada Conceição. Foi construída pelos franceses em 1880. Apesar de parecer de tijolos, na verdade a catedral é toda construída de granito vietnamita. Bem em frente há uma estátua de Virgem Maria feita em Rima e trazida em 1959.

3. CORREIO CENTRAL

O Prédio dos Correios de Ho Chi Minh é uma dos mais bonitos da cidade e ostenta um belo relógio na fachada. Foi construído em 1891 por Gustave Eiffel, o mesmo arquiteto responsável pela Torre Eiffel. Fica bem em frente a Catedral de Notre Dame. Dizem que Eiffel se inspirou numa estação de trem para construir o interior dos Correios e nota-se isso fácil. Na parede do final do corredor há um retrato de Ho Chi Minh.

Correios

Correios

Correios

Correios

4. THE OPERA HOUSE

A Ópera de Ho Chi Minh foi construída em estilo colonial francês em 1897 por feliz Olivier. Fica perto da Cetdral de Notre Dame, dos Correios, do Mercado Ben Thanh e de um shopping de marcas internacionais originais. Em frente a Ópera há um pequeno parque verde que serve como sala de exposições ao ar livre.

5. MERCADO BEN THANH

O Cho Ben Thanh é o principal mercado de Saigon. Foi construído em 1914 pelo franceses no coração da cidade e é famoso pelo relógio que fica na sua fachada. São mais de 13m2 de construção e de tudo pode ser encontrado ali, de comida, souvenirs, roupas tradicionais, até réplicas muito bem feitas de roupas e calçados. Durante o dia ele fica aberto e a noite o mercado Ben Thanh acontece na rua nas barraquinhas. Horário: de segunda a sexta de 7h às 18h.

6. TORRE BITEXCO

Também é conhecido como Edifício Lotus. É o segundo prédio mais alto do país. Foi construído pelo mesmo arquiteto do hotel Burj al Arab em Dubai, por isso é tão semelhante.

7. MUSEU DOS VESTÍGIOS DA GUERRA DO VIETNÃ

O Museu dos Vestígios da Guerra do Vietnã fica bem ao lado do Palácio da Reunificação Saigon. Ele mostra as atrocidades cometidas contra o povo e os efeitos causados. Seria comprado a visitar o museu de um campo de concentração nazista. Fica aberto diariamente até as 16:45, entrada paga.

8. O CU CHI TUNNELS

É uma rede de túneis cavados durante a invasão francesa que foi decisivo para a vitória na Guerra do Vietnã. Dá para entrar, apesar de ser bem claustrofóbico lá dentro. É melhor pegar um tour parar conhecer o Cu Chi, pois fica a 27km da cidade, cerca de 40 minutos.

9. EMPEROR JADE PAGODA

O Emperor Jade Pagoda é um dos templos mais bonitos que visitamos em Ho Chi Minh e foi construído por chineses no começo do século XX. Dentro é bem pequeno, com corredores estreitos e muitos fiéis acendendo velas e incensos. Lá também tem uma estátua do Imperador Jade Chua Ngoc Hoang, o Imperador de Jade. Fora tem um lago com tartarugas e um espaço onde os fiéis também prestam suas homenagens. 

Emperor Jade Pagoda

Emperor Jade Pagoda

 DCIM\110GOPRO
 DCIM\110GOPRO

 

COMPRAS EM SAIGON

Existem vários lugares parar fazer compras em Ho Chi Minh. Do luxo a réplica! Apenas não leve em consideração o tamanho da etiqueta, pois os vietnamitas são pequenos e tudo é feito para eles. Negociar é regra!

  1. MERCADO BEN THANH: tudo pode ser encontrado ali, de comida, souvenirs, roupas tradicionais, até réplicas muito bem feitas de roupas e calçados.
  2. LE LOI STREET: É a melhor rua de compras da cidade. Tem do luxo a réplica e é onde estão os turistas, pois os tamanhos são mais internacionais.
  3. NGUYEN TRAI STREET: É um mercado de rua improvisado.
  4. LUU VAN LANG STREET: Rua especializada em calçados femininos.
  5. HAI BA TRUNG STREET: Roupas femininas e masculinas.

 

OS GOLPES MAIS COMUM EM HO CHI MINH E NO VIETNÃ

Todo o cuidado é pouco no Vietnã. Conhecemos vários casos de roubos e furtos, principalmente de motociclistas ladrões. Os golpes que mais acontecem, aconteceram com 2 amigas nossas e uma tentativa de golpe conosco. 

1. A coreana estava com a bolsa atravessada no corpo e uma dupla puxou com força suficiente para joga-la no chão e levar a bolsa com o passaporte dentro.

2. Uma russa voltando para o hostel estava cansada buscando informações de direção quando um pai e com criança pequena na garupa parou para ajudar. Ela mostrou o endereço no celular, o homem pegou o telefone para supostamente ler e foi embora com o telefone dela.

3. Paramos para descansar um pouco numa praça, pois eu ainda não estava completamente recuperada da minha intoxicação alimentar que tive no Camboja, e um grupo de adolescentes chegou querendo conversar e treinar inglês fazendo milhões de perguntas todos juntos, cada um de um lado de nós, na nossa frente. Esse golpe geralmente acontece em grupos para que alguns distraiam as vítimas, enquanto um do grupo foge com os pertences. Nos nosso caso, a mochila. Como já sabíamos do golpe, rapidamente inventamos uma desculpa e saímos andando. 

Veja também:

The Opera House

The Opera House

 

COMO CHEGAR

Nós chegamos de ônibus vindo do Camboja, veja o post Como Ir do Siem Reap para Ho Chi Minh. O ônibus parou na praça pertinho do Mercado Ben Thanh e dali pegamos um taxi até nosso Airbnb. Nós saímos de Saigon com o Open Bus, o ônibus que cruza o país. Veja o post Viajando de Ônibus no Vietnã: Open Bus de Norte a Sul

Para quem vem do aeroporto, pode pegar o taxi e fique atento a rota, acompanhando sempre o trajeto, pois eles tem fama de ficarem fazendo voltas extras parar ganhar mais. Nós usamos o aplicativo off-line que traça rotas Maps.me. A outra opção é pegar o ônibus que leva até o terminar no centro da cidade, em frente ao Mercado Ben Thanh.

 

MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR

O clima é úmido e a temperatura nunca baixa dos 25ºC. Ho Chi Minh é a cidade mais quente do Vietnã. A temporada de chuvas acontece de maio a outubro, junto com a temporada de tufões que todos os anos causam estragos terríveis na cidade. Evite a todo custo! Veja o Guia Completo das Monções da Ásia.

 

COMO FAZER O VISTO DO VIETNÃ

Parar fazer o visto do Vietnã, depende de como você vai entrar no país. De ônibus, você precisa fazer ele antes em alguma embaixada. Se for de avião, você precisa fazer um pré-visto. Brasileiros tem 28 dias no país. Veja os detalhes, endereços e links no post Como Fazer o Visto dos Países do Sudeste Asiático

Palácio da Reunificação Saigon

Palácio da Reunificação Saigon

NOSSO ROTEIRO DE 15 DIAS FOI:

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS