Viena em 1 Dia: 12 Atrações para Visitar Gastando Pouco

Translate here!

Texto: Mônica Morás    Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

 

Sabe quando o tempo está curto e você precisa aproveitar a rápida passagem pela cidade para aproveitar tudo? Então, somos mestres nisso! Conseguimos visitar Viena em 1 dia e só perdemos o palácio Schloss Schonbrunn, porque ficava muito distante de onde estávamos.

Não acho que todo mundo deva fazer isso, porque Viena é incrível e merece muito mais tempo, apesar de ser uma cidade me tudo é relativamente perto e nem precisa pegar tram ou metro para se deslocar entre os principais pontos. Afinal quase todas as atrações ficam dentro do Ringstrasse, uma avenida que circula o centro antigo da cidade. Tudo é possível ser feito a pé nessa região ou alugando uma bicicleta.

Mas se você é como nós em que tempo é dinheiro, esse foi o nosso Roteiro de 1 Dia em Viena. No final do post estão informações úteis da cidade.

 

1. Bairro Spittelberg

É um dos bairros mais charmosos da cidade. São pequenas e românticas casas em estilo Biedermeier que ficam ao lado do Museumsquartier. Entre as ruas Breite Gasse e Sigmundsgasse estão cervejarias tradicionais, bares mais elegantes e até alguns bares populares para estudantes. É no Spittelberg que acontece o Mercado de Natal de Viena.

 

2. Museumsquartier

O Museumsquartier é um quarteirão inteiro, o maior complexo de museus do mundo. É um dos melhores lugares para relaxar nas cadeirasa céu aberto em alguns do cafés. Ali estão o Mumok – Museu de Arte Moderna, que tem uma arquitetura incrível, o Leopoldo Museum e vários espaços para exposições.

 

3. Rathausplatz

Rathaus é a prefeitura de Viena, mas mais parece uma igreja. Nos domingos de verão acontecem encontros de carros antigos e nas noites de verão acontecem concertos ao ar livre e feirinha de comidas. Ali perto também fica a Universidade de Viena, um prédio muito bonito.

 

4. Parlamento

É um prédio construído no século XIX com arquitetura neogrega. As colunas, estátuas e gabinetes no interior do edifício fazem dele um ótimo lugar para descobrir alguns dos melhores exemplos de design de interiores e arquitetura civis da Áustria através de uma visita guiada por dentro do prédio.

 

5. Maria Theresienplatz

A Maria Theresien Platz Viena está localizada num cenário imperial entre o Museu de História Natural e o de História da Arte. E entre ela está o Museumsquartier e o Hofburg. A estátua de Maria Thereza que governou entre 1740 e 1780 tem 6m de altura e é toda em bronze.

 

6. Heldenplatz

Também conhecida como Heroes Square, a Heldenplatz fica em frente ao Hofburg e foi construída no século XIX. Hoje é um dos pontos mais visitados de Viena, mas ficou famosa em 1938 quando Hitler fez um evento cerimonial para os austríacos nela.

 

7. Hofburg

A estrutura do Palácio Imperial do século XIII é imensa, um reflexo da imponência do Império Austro-Húngaro. Na verdade não é apenas um prédio, mas vários. Nele ficam alguns dos principais museus como o Museu de História da Arte, a Biblioteca Nacional, diversos cafés e restaurantes, praças além de ser a residência oficial do presidente.

 

8. Karntner Strasse

A Karntner Strasse é a rua de compras mais famosa de Viena. Transformada em um calçadão numa boa parte, é o endereço de marcas famosas e fast fashion.

 

9. Saint Stephen`s Cathedral e Stephanplatz

Bem no meio da Stephanplatz, numa das extremidades da Karntner Strasse fica a Saint Stephen`s Cathedral (ou Stephensdom). É uma construção gótica construída no século XII e que sobreviveu a Segunda Guerra Mundial. Dá para subir a pé os degraus da torre de 70m para ter vista da cidade.

 

10. Schwendenplatz e Rio Danúbio

É o melhor lugar para aproveitar o verão, pois os bares fica tomados de gente animada, as barraquinhas de comida vendem delícias por preços bem atrativos, incluindo o Bratwurst com cerveja grátis, e ainda dá para nadar no barco-piscina Badeschiff.

 

11. Hundertwasser

É um dos lugares com mais turistas na cidade e dá para entender o porquê. O prédio foi desenhado por Friedensreich Hundertwasser e tem uma arquitetura única e uma fachada bastante colorida.

 

12. Vienna State Opera

É a maior Opera House do mundo pela quantidade e alto nível de concertos que acontecem ali. O dress-code é de gala, mas dá para fazer um tour guiado em dias normais para conhecer melhor o teatro por dentro.

 


INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE VIENA

 

NOSSA LOCALIZAÇÃO: Nós ficamos num Airbnb bem na frente da estação de metro Thaliastrasse onde nas noites de sábado os pubs ficam lotados e acontecem shows de bandas alternativas nas ruas. A cerveja é barata e o pessoal é animado. Dali são poucos passos até o primeiro lugar que visitamos, o Bairro Spittelberg.

ALIMENTAÇÃO: considerando que estamos me Viena, óbvio que comemos um bom Bratwurst (pão com salsicha) que já vinha com a cerveja de brinde numa barraquinha de rua no almoço, fizemos algumas paradas nos mercado Spar (sanduiche com energético barato), e um kebab turco na esquina de casa para janta. Só delícias locais baratinhas! 

CUSTOS: dizem que Viena é cara, mas isso depende do tipo de viajante! Pra nós foi até bem em conta e sem passar trabalho ou fome, ou sede! Não pagamos para entrar em nenhuma atração paga, fizemos a cidade toda a pé, ou seja, sem custo de transporte, pagamos apenas comida/cerveja e o custo extra foi só o banheiro público (bem limpinho!). Mas lembre-se que dá para alugar um bicicleta e se tiver o Vienna Card, o transporte público sai de graça.

WIFI: Tem wifi pública por toda a cidade e é gratuita! O limite de tempo é para cada hotspot, ou seja, basta trocar andar um pouco até encontrar outro hotspot. Se a sua passagem é curta ou você não precisa se manter conectado. Essa é uma excelente opção! Já falamos sobre o mapa off-line que usamos e é uma maravilha aqui.

VIENNA CARD: Nós não entramos em nenhum museu ou atração turística paga. Mas se você fizer questão, é melhor comprar o Vienna Card um cartão de descontos válidos por 24, 48 ou 72 horas para museus, cafés e ainda dá acesso gratuito ao transporte público da cidade.

Veja a Galeria de Fotos completa de Viena AQUI

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS