Eduardo & Mônica

View Original

Golpe Militar na Turquia 2016, O Que Vimos em Istambul

See this content in the original post

Texto: Mônica Morás              Fotos e Video: Eduardo Viero e Mônica Morás

Vir para a Turquia sempre esteve nos planos desde o começo da viagem há 2 anos atrás. Nem mesmo os ataques terroristas nos impediram de chegar aqui 3 dias atrás, mas o que não contávamos foi a tentativa de golpe militar que aconteceu na última noite. Foi a primeira noite da viagem que não conseguimos dormir de tanta tensão e barulho sem saber o que ia acontecer. Não estávamos em pânico, afinal não era um ataque terrorista, era uma disputa de governo em pontos da cidade.

Até umas 22:30h de ontem estávamos na rua, voltamos para casa. Pouco depois das 23h percebemos que o Facebook não estava funcionando e o Eduardo viu a notícia da tentativa de golpe militar na Turquia. Quando conectamos o VPN veio a enxurrada de informações, fotos e vídeos do golpe. Já contamos aqui nossas 10 Atitudes para Viajar com Segurança, mas uma situação como essa é completamente imprevisível.

A ponte de onde fizemos tantas fotos estava bloqueadas por tanques e militares, a praça Taksim de onde sai o bondinho, estava tomada por civis e nós estávamos sem saber o que fazer, apenas com certeza de que não poderíamos sair de casa de jeito nenhum. Nossa casa fica a 5minutos a pé da praça Sultanahmet, onde está a Mesquita Azul, um importante ponto turístico de Istambul, e tudo que pudemos ouvir da mesquita às 2am foi algo que não parecia com as tradicionais orações, o que soubemos é que na verdade estavam chamando o povo pra rua.  E o povo foi para a rua em massa, foi lutar pelo que achava justo junto com polícia e militares que discordavam do golpe.

Turcos hasteando bandeiras por toda a cidade.

Antes disso o barulho de caças militares voando baixo era alto, mas perto das 4am, foi quase ensurdecedor. Era o mesmo que barulhos de explosões e o quarto inteiro balançava a cada caça. Como se não bastasse, helicópteros sobrevoavam também a cidade. O clima foi ficando cada vez mais tenso, cada vez mais notícias desencontradas, imagens de ataques, tiroteios, pessoas morrendo, o aeroporto tomado pelo militares, voos cancelados, as fronteiras por terra fechadas, países chamando seus cidadãos de volta para casa ou pedindo que ficassem nos seus hotéis, e nós sem saber muito o que fazer. A única alternativa seria deixar o dia amanhecer.

Não, não fomos no meio da confusão aqui em Istambul fotografar, filmar e nem faremos isso. Existe uma diferença imensa entre ser fotojornalista e ser fotógrafo como nós. Nossa segurança física vale infinitamente mais do que a popularidade que uma foto de golpe militar pode trazer. A família e amigos agradecem a sábia decisão.

Amanheceu, as mídias sociais já estavam desbloqueadas, conferimos as notícias de rendição de muitos militares, o clima aqui em Istambul estava silencioso quando visto da janela e apesar do medo, precisávamos sair para comer. Encontramos nosso host aqui do Airbnb e ele explicou para que esse tipo de movimento não é incomum, mas é raro sim nessa proporção. Ele garantiu que o clima na rua estava sob controle, que o governo havia tomado conta da situação, o golpe militar na Turquia havia falhado.

Na rua não vimos ninguém até chegar no restaurante igualmente vazio. A polícia passou constantemente no tempo em que almoçávamos e por isso decidimos seguir até a praça Sultanahmet. Hoje é sábado e dava para contar as pessoas que estavam na praça mais movimentada da cidade. Todos turcos, nenhum turista nas ruas.

Video: Golpe Militar na Turquia, um dia depois

No caminho vimos muitas bandeiras hasteadas, pessoas andando com a bandeira do país nas mão e um clima de tristeza e silêncio, algo muito estranho por aqui, principalmente para um sábado.

Para amanhã temos um ônibus para Capadócia. Até o momento o ônibus está confirmado, mas apenas hoje a noite saberemos o que pode acontecer.

Deixar o país está complicado, já que as fronteiras estão fechadas e o aeroporto Ataturk está com todos os voos cancelados. O melhor vai ser sair do meio da bagunça que está em Istambul e principalmente ficar bem longe de Ancara, onde a tentativa de golpe foi bem mais forte. Algumas outras regiões do país estão tranquilas e assim que soubermos que podemos sair em segurança, faremos isso.

Muito obrigada por todas as mensagens de apoio que recebemos nas últimas horas, elas têm nos dados mais coragem de passar por isso. :)

GALERIA ISTAMBUL

Veja a galeria completa de fotos de Istambul aqui.

Já conhece nosso Facebook

VEJA MAIS

See this gallery in the original post