5 Destinos de Frio na Serra da Mantiqueira para visitar perto de São Paulo

Texto por @anna.laura, editora do Carpe Mundi, blog jornalístico de viagens, dicas de fotografia, experiências, achados e tendências.

Lareira a tintilar, fondue, chocolate, araucárias e temperaturas gostosas de inverno: não tem tempo ruim pra se curtir os destinos de frio da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Veja aqui 5 viagens para cidades de frio além da manjada Campos do Jordão.

Foto de @anna.laura feita por @joaogorri em São Bento do Sapucaí

Foto de @anna.laura feita por @joaogorri em São Bento do Sapucaí

5 destinos de frio na Serra da Mantiqueira para visitar perto de São Paulo

1. Santo Antônio do Pinhal

Um bucólico centrinho que reserva uma gama de restaurantes, lojinhas com produtos artesanais e uma imensidão verde até onde o olhar alcança. Uma alternativa à lotada Campos do Jordão, compartilhando as araucárias, o friozinho e as pousadas aconchegantes, mas cultivando a atmosfera tranquila e interiorana.

Outro plus é o circuito de ateliês: há lojinhas que vão dos móveis de design aos artigos de cerâmica. Não há muitas cachoeiras por ali, mas vale passar na Cachoeira do Lageado, com acesso fácil a 6 quilômetros do centrinho.

Para comidas caseiras e bem temperadas, uma boa pedida é o restaurante Arco-íris, onde se aproveita de uma boa refeição com uma vista linda para o lago e suas lindas árvores. Deixe o café da tarde para o Café e Casa de Pães São José, localizado na estrada que sobe para o Pico Agudo, com seus 1.700 metros de altitude, point para admirar o pôr do sol. Leia mais sobre Santo Antônio do Pinhal aqui.

  • ONDE FICAR: na Quinta dos Pinhais, romântica pousada com piscinas privativas nos bangalôs com vista de 360 graus da Mantiqueira. Medidas de turismo sustentável como a compostagem e a educação ambiental promovida aos moradores do entorno da pousada fazem do lugar mais especial. Tem spa, restaurante e área de lazer com cavalos e quadra de tênis.

Foto de @anna.laura feita por @joaogorri em São Bento do Sapucaí

Foto de @anna.laura feita por @joaogorri em São Bento do Sapucaí

2. São Bento do Sapucaí

Bastam 34 quilômetros desde a famosa Campos do Jordão numa cênica estradinha pelas montanhas pra chegar na tranquilidade gostosa de São Bento do Sapucaí, a base da famosa Pedra do Baú. Pra conhecer a formação a 1.950 metros de altitude, são quatro opções: a Trilha do Bauzinho, de 30 minutos e nível fácil; a Trilha da Ana Chata, de 2 horas e nível moderado; a trilha rumo ao topo da própria Pedra do Baú, de 3 horas e nível difícil; e, por fim, as vias de escalada do Complexo do Baú, para experts na escalada.

Se quiser apenas apreciar a paisagem, o mirante da Cachoeira do Toldi revela a imensa queda d’água à distância. Já um programa para ir com as crianças é o Ecoparque Pesca na Montanha, numa extensa área verde com lago cercado por vegetação nativa, onde há atividades como arco e flecha, cavalgada, minigolfe, pesca e observação de pássaros.

No centrinho, sinta o clima da vila colonial passando na Igreja Matriz. E é vir o fim de tarde pra temperatura cair e a névoa tomar conta da mata. 

  • ONDE FICAR: nos chalés do complexo da Nomad Place, que tem cabanas pra alugar com vistas maravilhosas da região. As Cabanas Vin e Monto, em estruturas triangulares, são as mais procuradas, enquanto a novidade é a Cabana Cubo, uma tinyhouse com banheira na área externa para uma experiência diferente e mais em conta. Em breve também irão inaugurar dois domos para se hospedar no espaço.

Foto de @anna.laura feita por @joaogorri em São Bento do Sapucaí

Foto de @anna.laura feita por @joaogorri em São Bento do Sapucaí

3. São Francisco Xavier

Escondida nas montanhas, das coisas lindas que São Francisco Xavier reserva, a natureza e a tranquilidade são as que mais despontam. Um passeio para todos é o Pouso do Rochedo, uma enorme área verde dentro de uma pousada com o mesmo nome e com oito cachoeiras e quatro mirantes acessíveis por trilhas demarcadas – do Mirante do Cruzeiro está uma vista panorâmica incrível.

Entre as cachoeiras lindas pra se conhecer também está a Cachoeira do Roncador. E outra atração que também é hospedagem é o Portal do Equilibrium, de onde dá pra se aventurar em tirolesas que revelam uma vista e tanto da Mantiqueira. Quem busca tratamentos vai adorar o sítio Bruxinha do Mato, que oferece banhos de ervas, massagens especiais e reflexologia.

  • ONDE FICAR: mais afastada do núcleo urbano de São Xico, A Rosa e o Rei tem chalés com ofurôs no quarto e vista para as montanhas de onde ouve-se o som das cachoeiras. Práticas de tai chi chuan, yoga e meditação também podem fazer parte da estadia, que ainda tem noites de fogueira e restaurante com refeições preparadas com produtos orgânicos.

Foto de @anna.laura feita por @joaogorri em São Bento do Sapucaí

Foto de @anna.laura feita por @joaogorri em São Bento do Sapucaí

4. Monte Verde

Mais conhecida como a Campos do Jordão mineira, Monte Verde é destino para casais e famílias em busca do climinha e da arquitetura de montanha, com construções que lembram os vilarejos europeus, mas bem menos badalada que a vizinha paulista. Na Avenida Monte Verde, com passagem apenas para pedestres, estão restaurantes, bares, galerias e lojinhas encantadoras – na loja Edelweiss você encontra geleias artesanais que vão dos sabores típicos aos mais criativos e pode fazer degustação.

Já para um fondue completinho, o restaurante Mont Verde é a melhor opção. A dica é estar atento também ao eventos da cidade como o Festival de Inverno, o Festival Gastronômico e o Festival de Natal, que deixam Monte Verde ainda mais especial. Mas cores lindas podem ser encontradas o ano todo no Orquidário MV, com quase 1500 espécies de orquídeas e 150 de plantas carnívoras que dividem a estufa com bromélias, cactos e suculentas.

Se a pedida for trilha, embarque na do Pinheiro Velho, que passa por árvores centenárias num percurso bem fácil, e a do Chapéu do Bispo, que tem poucas subidas e vários mirantes. Leia mais sobre Monte Verde aqui.

  • ONDE FICAR: a influência francesa está por todas as partes na Provence Cottage & Bistrô, com sete elegantes acomodações que são nomeadas por diferentes cidades francesas da região da Provence num bosque florido. Ali também fica uma das melhores opções de restaurantes no destino, de mesmo nome da pousada, com menu-degustação gastronômico aos sábados de cinco pratos.

Foto de @anna.laura feita por @joaogorri em São Bento do Sapucaí

Foto de @anna.laura feita por @joaogorri em São Bento do Sapucaí

5. Gonçalves

Ainda menos badalada que Monte Verde e colada em Campos do Jordão, Gonçalves é um destino mais escondidinho, com o frio da serra e araucárias na paisagem e um clima mais zen que as vizinhas.

A oferta de pousadas cresceu muito na última década – não faltam chalés com banheira de hidromassagem, bons restaurantes e vistas para as montanhas. O centrinho aprazível concentra um comércio interessante, com ateliês, empórios, lojas de artesanato e restaurantes com boa comida mineira.

Pra ver cachoeiras, uma trilha a 300 metros da Pousada Trem das Cores dá início a um conjunto de sete cachoeiras espalhadas por 700 metros de vale: a primeira é a das Sete Quedas, a Cruzeiro tem um gostoso poço pra banho e a do Simão tem uma hidromassagem natural no pequeno lago.

Passeio importante de ecoturismo também é a Pedra do Forno, um dos pontos mais altos de Gonçalves com 1.900 metros de altitude, num percurso contemplativo de 1,6 quilômetros.

  • ONDE FICAR: a Pousada Villa Catarina tem chalés gostosos com varandinha aberta de madeira a e hidromassagem virada pra janela com vista para as montanhas – os “king” acomodam até 4 pessoas. Dentro da propriedade há várias trilhas que dão em cachoeiras e um riacho – dá vontade de não sair nunca das redes espalhadas entre as araucárias.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

 
5 destinos de frio na Serra da Mantiqueira para visitar perto de São Paulo
 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O BRASIL

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Minha Visão Sobre Criatividade na Fotografia

Próximo
Próximo

O que fazer em Kos na Grécia