Aprendi a Arrumar a Casa Rápido Trabalhando com Fotografia

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Arrumar a casa rápido foi uma das coisas que aprendi com meu trabalho de fotografia de interiores. Em 5 minutos deixar tudo como se tivesse feito uma faxina. Tá, falsa faxina, mas dá para enganar bem. Isso porque na foto é muito mais fácil identificar a bagunça ou ver o que pode ser mudado no lugar. Vale mesmo se a casa está arrumada. Faz uma foto e olha se tem algo de errado.

arrumar a casa rapido

Nosso trabalho envolve hosteis, hostels, pousadas e até casas de aluguel de temporada. Na China tem muitos apartamentos para executivos e na Tailândia para nômades digitais, por exemplo. E foi fotografando essas casas, porque elas são mais casas (flats) do que um hotel, que eu aprendi a arrumar tudo bem rápido para deixar perfeito para foto. Tinha clientes que nós chegávamos e eles já deixavam claro que não iam me impedir de nada, era pra fazer o que ficasse melhor na foto. Tinha outros que mudavam a decoração depois de ver a foto.

"aprendi a arrumar a casa rápido para deixar tudo perfeito para a foto"

E se fica bom para a foto, fica ótimo para aquela visita que resolve aparecer de última hora ou aquela vizinha(o) / sindica (o) que que só avisa que tá subindo ou pergunta se pode subir depois que você atendeu o interfone jurando que era o porteiro falando do correio.

Não, isso não substitui uma faxina, organização da casa, destralhar, fazer um desapego... já falei disso antes e deixei bem claro que quanto menos a gente tem, mais fácil é de manter tudo em ordem.  Mas sim, isso não te faz passar vergonha, porque não dá para manter tudo arrumado o tempo inteiro. E não sei se é só comigo, mas parece que as pessoas adivinham quando a casa tá bagunçada, muito Lei de Murphy.

"quanto menos a gente tem, mais fácil é de manter tudo em ordem"

como arrumar casa rápido

Já fiz tanto isso de arrumar a casa rápido que até criei um check list de coisas por peças da casa.  É bem aquela expressão “onde o Papa passa” ou “onde passa a procissão”, que a minha mãe costumava usar. Funciona e engana bem!

 

11 Passos para Arrumar a Casa Rápido

Testa aí e me conta:

SALA

1. Abra todas as janelas e deixe o ar entrar. Se tiver qualquer cheiro ruim, dá tempo de renovar o ar. Se tiver um aromatizador na casa, deixe o mais próximo da porta possível.

2. Arrume o sofá, a manta e as almofadas, dando uma afofadinha nelas para ficar mais gordinhas.

3. Tire tudo que for extra de cima da mesinha de centro ou de canto. Do chão e das prateleiras também. Vale revistas bagunçadas, papéis (cuidado com contas), copos, cabos, tudo! Deixe apenas o que for da decoração original. O que não for louça suja, jogue na gaveta, armário ou guarda-roupa.

4. Tire sapatos, bolsas, guarda-chuvas e qualquer outra coisa que não deveria estar ali na entrada da casa e coloque no armário. Mais uma vez, cuidado com contas.

arrumar a casa rápido

COZINHA

5. Jogue toda a louça dentro da pia, organizadamente para caber tudo. Organizadamente! Nada de montinhos. E seque em volta da pia.

6. Tire a esponja e detergente de cima da pia, colocando dentro dos armários. Se tiver temperos, potinhos de cereais, etc, tente guardar ou organizar. Deixe o mais clean possível para aquela primeira olhada de longe. Juro que faz diferença!

BANHEIRO

7.  No banheiro arrume as toalhas e feche o box ou cortina dele. Nada de secador, chapinha ou creminhos abertos ou todos bagunçados em cima da pia. Sim, eu também faço isso às vezes, por isso não te julgo.

8. Se tiver cabelo na pia, passa uma água para tirar. E tire o lixo, óbvio.

QUARTO

9. Se der tempo, arrume a cama, se não der, fecha a porta do quarto. Nas casas eu costumava ou levantar os travesseiros, escorar na cebeceira, se as fronhas estivessem combinando. Se não estivessem combinando muito, puxava o lençol ou edredon por cima dele e marcava a forma deles afundando o lençol ou edredom na frente, tipo hotel.

como arrumar casa rápido

NA CASA

10. Passe um pano só onde a poeira é bastante visível na sala e na pia do banheiro. Se der tempo, aquela varridinha rápida faz bastante diferença.

VOCÊ

11. Confira o cabelo e sorria como se nada tivesse acontecido e a casa fosse assim sempre. Respirar fundo e contar até 10 (ou 5 dependendo do tempo) ajuda a disfarçar a ginástica que você acabou de fazer.

E sabe o que acontece depois disso? Dá até vontade de manter tudo arrumado! Eu sei que é chato, cansativo, mas é bom demais.

Arrumar a casa rápido foi uma das coisas que eu aprendi e mais ensinei nos últimos tempos, até para os próprios donos delas. A sensação de alívio e de ver tudo (falsamente) arrumadinho é impressionante. Meus melhores exemplos talvez sejam na China. Culturalmente o pessoal lá não é muito organizado, eles simplesmente não consegue ver a bagunça, mas conseguem ver quando o lugar está arrumado. São acumuladores a ponto de às vezes eu perder mais tempo ajudando a esconder as dezenas de sacolinhas de lojas e papeizinhos espalhados pela sala (mesa, estante, etc) do que de fato fazer a foto.

Interior Design_93.jpg

Como disse antes, na foto fica mais fácil ver o que há de errado. Mas na hora da pressa, arrumar a casa rápido já não é mais um problema.

Tem mais dicas? Me manda aqui nos comentários para que eu possa atualizar aqui. 

*Todas as casas das fotos são em Shanghai, na China. 

Já conhece nosso Facebook?

Veja mais