Madrelustre: O Mundo do Vidro na Serra Gaúcha

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

A Serra Gaúcha é surpreendente, porque oferece muito mais do que apenas vinícolas para visitar. Entre as tantas atrações, uma delas é visitar uma fábrica de vidro, que inclusive faz as taças que usamos para degustar o vinho e espumante. E pensando nisso, a Madrelustre, em Garibaldi, criou o programa de visitação Mundo do Vidro – Magia da Luz.

No Mundo do Vidro – Magia da Luz, criado pela Madrelustre, o visitante aprende sobre a história do vidro no mundo e ainda conhece as forma de fabricação do vidro pelas técnicas de Murano, na Itália, que é o vidro soprado, centrifugado e modelado manualmente. Ali, o visitante vê o vidreiro soprando o vidro, sente o calor do forno que derrete a areia e ainda pode ele mesmo modelar um vidro. 

A visita na Madrelustre não se restringe apenas em técnicas de vidraria artesanal italiana. Ainda tem um mini memorial do vidro, com a história do vidro ao logo da história da humanidade em painéis, falando da presença de vidro por causa de raios, como era na Idade Média, a produção nos séculos XVIII e XIX. Mas a principal atração é mesmo a Supertaça de 219cm de altura, que entrou para o Livro dos Recordes como a maior taça de espumante do mundo. Inclusive, sabia que o vidro da taça de espumante é porosa por causa da perlage (“bolhinhas de gás”) do espumante? 

A visita termina no show room da fábrica, com as linhas de luminárias e acessórios decorativos destacam a qualidade internacional da marca. Lá estão expostas várias luminárias e lustres usados em novelas e filmes. 

A história da Madrelustre

 A Madrelustre foi criada em 1984. Hoje possui hoje três unidades industriais, além da vidraria própria implantada em 2018, com capacidade para 40 toneladas/ mês, que produz peças exclusivas com tecnologia importada da Itália. Especialistas italianos e mestres na produção de vidro de Murano vieram para desenvolver o processo de fabricação de vidro artesanal, por meio dos sistemas piastra (vidro moldado), vidro soprado e vidro centrifugado. 

Hoje a Madrelustre produz linhas completas de luminárias decorativas, incluindo lustres abajures, arandelas, spots, abajures de piso, pendentes, plafons e acessórios decorativos, no estilo country, clássico  e contemporâneo. Uma parte da produção é exportada para o mercado norte-americano, onde faz sucesso, além do mercado nacional. 

Um curiosidade sobre as vidrarias, é que a região da Serra Gaúcha chegou a contar com 19 empresas de fabricação de vidro, cultura herdada dos imigrantes italianos, que ganhou expressão na produção em série de vasilhames para abastecer a indústria vinícola, como garrafões e garrafa. Hoje quem nos encanta é a Madrelustre com o Mundo do Vidro – Magia da Luz.

madrelustre serra gaucha

 COMO VISITAR A MADRELUSTRE 

A visita guiada dura 1h e, preferencialmente, deve ser agendada com antecedência.

Visitas: de terça a sábado, das 10h às 16h

Valor: R$ 20,00 por pessoa

Informações e reservas: (54) 3462.9524 ou turismo@madrelustre.com.br

Endereço: Rua Cristóvão Colombo, 190. Bairro Santa Terezina, Garibaldi – RS.

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

*Esse passeio fez parte da Press Trip durante a Vindima 2019, para a qual fomos convidados. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul! 

 JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS