10 Dicas Para Fotografar Cidades

Translate here!

Texto: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

A essência da fotografia é a visão e não o que você vê através das lentes. Quando me tornei fotógrafo de viagem, comecei a enxergar fotografia em tudo, mesmo sem estar com a câmera na mão. Isso me ajudou a observar mais as coisas na minha volta e estar mais atento aos momentos. A fotografia me proporciona guardar tudo que vejo.

Assim como a maioria dos fotógrafos, comecei fotografando paisagens, natureza, praias, detalhes e as fotos sempre ficaram muito boas, bastava ajustar as linhas. Mas o que me inspirava era fotografar pessoas nas cidades. E fotografar cidades pode ser complicado, seja pela luz, pelo quão colorida é a cidade ou pela quantidade de pessoas transitando. Às vezes é difícil até saber por onde começar! Preparei uma lista com coisas que você pode fotografar independente da cidade que estiver e assim conseguir mostrar sua essência. Espero que ajude! 

 

10 DICAS PARA FOTOGRAFAR A CIDADE COMO ELA REALMENTE É

 

1. FOTOGRAFE LUGARES ONDE AS PESSOAS ESTEJAM INTERAGINDO

São as pessoas que fazem os lugares serem o que são. Fotografe o dia a dia da cidade, uma rotina que caracteriza o lugar. Fotografar pessoas é a forma mais fácil de representar o lugar que se está e às vezes a multidão é o que dá vida para a cidade. Eu gosto muito de fotografar pessoas! Lembre-se de pedir autorização se for fazer um retrato (ou faça gestos que demostrem isso quando não falar a língua local) e sempre sorria para os fotografados para ter uma abordagem mais simpática. 

Goreme, Turquia

Goreme, Turquia

 

2. PROCURE CORES, SINAIS E ARTE DE RUA

Muitas cidades são escuras demais, cheias de prédios e achar cores, grafittis ou sinais é como dar vida ao lugar. Placas de nomes de rua, intervenção urbana, uma sinalização específica do lugar na língua local, esculturas, portas ou qualquer coisa que seja fora do "padrão" do lugar.  Se conseguir fazer a cidade interagir com o que está sendo fotografado, o resultado fica melhor ainda.

George Town, Malásia

George Town, Malásia

 

3. DESCUBRA A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA CIDADE

Descubra o que a torna a cidade única. Fique atento aos detalhes específicos da cidade, pois eles provavelmente se repetem e a caracterizam. Às vezes são pequenos detalhes que se bem feitos contam uma história fantástica das cidades que visitarem. Não tenha medo do óbvio, é ele que faz a cidade ser marcante e lembrada. 

Ubud, Indonésia

Ubud, Indonésia

 

4. VÁ ALTO

Não é segredo que a vista das cidades é sempre impressionante. Ver uma cidade do alto dá escala de tamanho para a fotografia e mostra como a cidade realmente é. Busque por vistas de restaurantes, hotéis, faróis ou igrejas. A perspectiva do alto, dependendo da altura, pode revelar uma cidade completamente nova e muitas vezes até desconhecida. 

Shanghai, China

Shanghai, China

 

5. PROCURE MERCADOS LOCAIS

Geralmente são mercados locais e tradicionais que tornam uma cidade única. Alguns funcionam a semana inteira, outros são grandes atrações nos finais de semana. Descubra eles para ter fotos originais que dificilmente você fotografaria em outro lugar. Não importa se são turísticos ou frequentados apenas por quem mora na cidade, os mercados são lugares riquíssimos visualmente falando. 

Colombo, Sri Lanka

Colombo, Sri Lanka

 

6. MOSTRE O MOVIMENTO

Algumas cidades são perfeitas para fotografar movimento. A foto capturada no movimento pode contar uma história e quase sempre envolve desfoque em alguma das partes da foto e perda de alguns detalhes. Mas isso não tira o brilho da sua imagem, ela só mostra o lugar como ele realmente é e a rotina acontecendo sem interferências. 

Hong Kong

Hong Kong

 

7. FOTOGRAFE A CALMARIA

Poucos são os lugares tranquilos para andar hoje em dia. Em algumas cidades você precisa acordar cedo para explorar para conseguir observar melhor o que ela tem de melhor sem uma multidão. Mas às vezes basta se afastar dos pontos turísticos e explorar lugares menos procurados para encontrar a paz que o lugar pode oferecer. Um parque, uma praça, um templo, um bairro ou até apenas uma rua lateral. 

Florença, Itália

Florença, Itália

 

8. REGISTRE O CAOS

Fotografar a multidão pode dar uma noção perfeita do que é a cidade. Isso vale para pessoas atravessando a rua, no metro, em atrações turísticas, filas ou na feira. O que vale é mostrar a vida acontecendo e o quanto cosmopolita e/ou turísticos é um lugar. O caos que a multidão provoca na foto é um dos registros mais verdadeiros que se pode fazer de uma cidade. 

Macau

Macau

 

9. ALGUMAS CIDADES GANHAM VIDA A NOITE

Muitas cidades, especialmente na Asia ganham vida no final de tarde e na noite. É quando as luzes se acendem e que a vida acontece seja em mercados noturnos, ruas de compras ou prédios comerciais com propagandas em led. Nesse momento procure por pontos de luz para aliar ao ISO que precisará estar bem alto. 

Pattaya, Tailândia

Pattaya, Tailândia

 

10. COMIDA É SEMPRE ATRAÇÃO ESPECIAL

A maioria dos lugares tem uma relação muito próxima com a comida, às vezes fazem parte das atrações principais. Fotografar a culinária local deixa as fotos muito mais ricas, não apenas em beleza, mas sim em conhecimento. Para fazer essas fotos, procure fotografar com a luz natural, perto de uma janela e fotografe de ângulos diferentes.

Atenas, Grécia

Atenas, Grécia

 

TENHA EM MENTE SOBRE A FOTOGRAFIA

  • Não importa onde você vá, explore e capture tudo que você vê, veja o quanto esse lugar é bonito.
  • Fotografe com seu coração. Fotos feitas com o coração são sempre lindas e remetem coisas boas.
  • Se inspire com o que tiver a sua volta: momentos, interações, paisagens, sons, pessoas, crianças e formas. Preste atenção nas pequenas coisas, nos pequenos gestos das pessoas como sorrisos ou a forma como escolhem algo numa banca. Quando fotografamos os momentos, nossas fotografias ficam mais ricas e isso faz com que ela que mais bonita.

 

AINDA TEM DUVIDA?

Quer aprender a fotografar? Baixe grátis o EBOOK PROFISSÃO: FOTÓGRAFO VIAJANTE

Quer melhorar a fotografia? Veja o post DICAS DE FOTOGRAFIA DE VIAGEM

Quer fazer tudo pelo smartphone? Veja o post OS 6 MELHORES APLICATIVOS DE EDIÇÃO DE FOTOS

Não sabe usar o VSCO Cam? Veja o TUTORIAL: COMO EDITAR FOTOS COM VSCO CAM

Quais equipamentos eu uso? Veja o post EQUIPAMENTOS FOTOGRÁFICOS QUE LEVO EM VIAGENS

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS