Como é a Visita nas Salinas Grandes, o Salar da Argentina

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Salinas Grandes é um salar no norte da Argentina, a terceira maior salina do mundo. São 525km² de área entre Salta e Jujuy, na região dos Andes, a uma altura de 3.450 metros acima do nível do mar com sal na espessura de 10 a 50cm. Em época de chuvas, forma uma lâmina d’água de até 30cm que produz uma visão inigualável do lugar. 

Como é a Visita nas Salinas Grandes, o Salar da Argentina

É em salinas que é possível fazer aquelas fotos divertidas de perspectiva, geradas pela grande distância do horizonte. Para falar a verdade, é bem estranho estar num lugar que tira a noção de espaço e o senso de direção. Para onde quer que se olhe, só se vê céu e sal. 

A orientação que recebemos ao chegar lá era de se proteger do sol (protetor, óculos escuros, etc), afinal é um lugar que reflete inteiro. Também não caminhar rápido, nem correr, nem pular por causa da altitude que não estamos acostumados, apesar de termos usado as folhas de coca que o guia nos entregou.

Seguimos apenas a primeira regra, óbvio! Eu sinceramente não sei quanto tempo ficamos por lá, mas fizemos muitas fotos e rimos descontroladamente uns dos outros pelos resultados. 

Fora a parte divertida, vem a dica: é um lugar com pouquíssima estrutura, portanto leve o seu lanche e água. E também se engana quem acha que é tudo branquinho, limpinho. De perto o sal é até bem sujinho! Mas na foto não aparece. 

Veja todos os artigos da Argentina

COMO IR PARA SALINAS GRANDES

A chegada a Salinas Grandes é por uma estrada sinuosa e linda, atravessando o Abra del Infiernillo onde o ponto mais alto é de 4.170 metros acima do nível do mar. Depois, a estrada desce um pouco e chega a um ponto onde a paisagem parece ter neve, mas no chão, e não nas montanhas.   

TOUR: Nós optamos por fazer um tour a partir de Salta para Salinas Grande que incluía uma parada em Purmamarca (veja aqui). Nosso tempo era curto e o custo benefício compensou.

TAXI: A partir de Purmamarca você pode pegar um taxi para te levar e trazer. Purmamarca fica a 72km de Salinas Grandes, por isso, pergunte no hostel qual seria o valor justo ara negociar ou se indicam um motorista.

ÔNIBUS: É possível fazer de ônibus, mas é também bastante arriscado. Você vai precisar pegar um que faca rota entre Purmamarca e Jujuy e descer na estrada. O problema é que não tem ônibus sempre (horários) e nem todos os dias. Tenha certeza dos horários dos ônibus de ida e volta. 

ONDE FICAR

Nós ficamos em Salta no Hostal Prisamata. Mas a melhor base para fazer esse passeio de forma independente é de Purmamarca. Algumas sugestões de hospedagem em Purmamarca são: La ValentinaHostal Inti Kay e o Las Vicuñas Apartments se quer um pouco mais de conforto e um bom restaurante (vale a pena!). 

Se você, como nós, não tiver planos de ir tão cedo para o Salar de Uyuni na Bolívia (pelo preço, e tempo), o Salinas Grandes é uma ótima escolha. 

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito.

 
 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

 

Salinas Grandes, o Salar da Argentina

 

VEJA MAIS SOBRE A ARGENTINA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Perdi / Roubaram meu Passaporte: O Que Fazer

Próximo
Próximo

Conhecendo Purmamarca e o Cerro de los Siete Colores