A Colômbia retratada no livro Os Colombianos

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Já faz um tempo que temos planejado conhecer a Colômbia, e o livro Os Colombianos só fez aumentar essa vontade. Dizem que o maior perigo na Colômbia é você querer ficar, e eu acho que essa pode ser uma realidade nós. 

No tempo que moramos na China fizemos vários amigos colombianos e o “chévere” entrou no vocabulário, porque o Eduardo ao invés de aprender mandarim nas aulas, passava falando espanhol com os colegas colombianos. Mas voltando ao livro: eu li sobre cidades cheias de história e cultura, passado nem tão feliz, artistas mundialmente famosos, café delícia, pessoas alegres e receptivas e festas populares que juntam a multidão. Poderia ser o Brasil, mas é a Colômbia. 

O livro Os Colombianos conta de forma simples, quase didática o que é a Colômbia e quem são os colombianos. Esqueça aquela imagem dos cartéis, pois o país é bem maior do que isso. E não se prenda apenas a Cartagena e San Andres, pois tem muito mais para ser explorado e com segurança.

Quem conta mais sobre a Colômbia é Andrew Traumann, historiador, apaixonado pelo país e autor do livro. Ele escreve de uma maneira tão leve, com comparações com o Brasil, que chega a ser divertido entender mais costumes, artes, festivais, história e pessoas. Para falar a verdade, esse livro poderia ser classificado como guia de viagem, de tantas informações preciosas que ele oferece. 

COMO É O LIVRO OS COLOMBIANOS

Se você está planejando visitar a Colômbia e quer se aprofundar mais, recomendo muito ler os Colombianos, da Editora Contexto, publicado em 2018. O livro se  divide por tópicos bem objetivos:

  • QUEM SÃO OS COLOMBIANOS: Conta dos estereótipos, verdades e mentiras sobre a reputação dos nossos vizinhos.
  • As marcas da geografia e a diversidade étnica: Fala da Colômbia em si e dos países que o rodeiam, inclusive o Brasil. 
  • VIDA URBANA: Mostra as principais cidades colombianas e dá impressões bem pessoais sobre cada uma delas. Inclusive me surpreendi positivamente com o que o autor fala sobre Bogotá. 
  • O ESPANHOL DOS COLOMBIANOS: Explica a clareza (ou nem tanto), ditos populares, expressões locais e coo se comunicar. 
  • DO QUE GOSTAM E COMO SE DIVERTEM: Festas, música com e sem Shakira, ritmos novelas, concurso de miss e esportes. Eu li essa parte e vi muito de nós brasileiros li. Tão diferentes em algumas coisas e tão absurdamente semelhantes em outras. 
  • ARTES: Fala de literatura no geral, inclusive de Gabriel Garcia Marquez e Os Cem Anos de Solidão que deveria ser obrigatório para a vida. Fala também artes plásticas e cinema. 
  • FAMÍLIA, MULHERES, JOVENS E GAYS: Explica sobre as mulheres e suas lutas, machismo, aborto, comunidade LGBT, e eu confesso que em alguns momentos dessa parte bateu até uma angústia, principalmente pelo machismo. A gente costuma achar que o Brasil é atrasado, mas na Colômbia, a luta delas ainda está engatinhando em vários aspectos. 
  • CULINÁRIA: Fala das comidas (alerta para possível água na boca!), bebidas, e obviamente o café, que é considerado o melhor do mundo, devido a vantagem do clima que não varia muito muito ao longo do ano. 
  • ECONOMIA: Explica através da história a mineração, esmeraldas, café e até o cultivo da coca. 
  • NARCOTRÁFICO: Explica os narcos colombianos, Pablo Escobar e tudo mais sobre o assunto. 
  • HISTÓRIA: Fala de como era a Colômbia antes da colonização, durante, depois, a independência, conflitos, a Guerra dos Mil Dias e a perda do Panamá. 
  • MARCADOS PELA VIOLÊNCIA: Fala das facções, grupos armados e outras coisas que dão medinho, mas que são um alerta do que já aconteceu e do que ainda acontece. 

O livro Os Colombianos está disponível nas maiores livrarias, inclusive na Amazon

SOBRE A VIAGEM PARA COLÔMBIA

As praias são de cartão postal, com areais brancas e mar azul clarinho. Em terra, a história e a cultura se misturam com o povo e transformam as cidades em lugares charmosos. Se vocie está planejando viajar para a Colômbia, fique ligado:

  • MOEDA: peso colombiano, leve dólar para fazer câmbio
  • IDIOMA: espanhol bem fácil de entender
  • DOCUMENTO: brasileiros podem viajar apenas com o RG 
  • CLIMA: na região central que é montanhosa o clima é frio no inverno, já nas regiões litorâneas o clima é quente e úmido. 
  • CIDADES INTERESSANTES: Bogotá, Medellín, Cali, Villa de Leyva, Barichara, Mompós, Cartagena, Santa Marta, Barranquilla e San Andres. 

E você, já leu o livro Os Colombianos?Já esteve na Colômbia e quer deixar dicas pra nossa viagem? Escreve aqui embaixo nos comentários!

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Inclusive na Europa ele é obrigatório (mostrei aqui). Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS