Trilha para Cachoeira Alta de Ipoema

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero 

Ipoema é um pacato distrito de Itabira em Minas Gerais. Fica a 85km de Belo Horizonte e é conhecido pela beleza natural e também pela tradição do tropeirismo. Entre as principais atrações do pequeno município, a que mais se destaca é a trilha para a Cachoeira Alta. Leia também O Que Fazer em Ipoema, Minas Gerais. Fizemos essa trilha durante o nosso roteiro pelo Circuito do Ouro de Minas Gerais.

A TRILHA PARA CACHOEIRA ALTA DE IPOEMA, MINAS GERAIS

A Cachoeira Alta tem esse nome por causa da sua queda d’água de 110m de altura. É uma das mais bonitas de Minas Gerais! A água cai por um paredão que possibilita a prática de “canyoning” (canionismo). O barulho é alto e impressiona tanto quanto a beleza da cachoeira.

A vegetação ao redor da Cachoeira Alta é composta por muito verde e árvores pequenas. Dela é possível ver A Cachoeira do Meio, que fica na parte alta do morro. Lá também fica a Cachoeira do Amparo. As três tem acesso muito fácil.

Cachoeira Alta de Ipoema - MG vista da estrada

A água da queda forma uma piscina natural de 7 metros de largura, totalmente cercada por rochas, onde é possível nadar. Mas atenção às pedras, já que elas são bastante escorregadias. O poço tem cerca de 8 metros de profundidade. A agua é límpida e sua temperatura fica em torno de 18ºc. Já a da trilha dá para sentir na pele o chuvisco da água caindo.

A trilha é de 250 metros, sem nenhuma dificuldade. A estrutura é muito boa, por isso que atrai tanto banhistas, quanto praticantes de esportes radicais. Ela fica numa propriedade privada onde acontecem também raves eventualmente, como o Festival Pulsar, em junho. Há portaria, bar e restaurante, banheiro, iluminação, chalé, camping, sinalização e estacionamento. Da portaria até a cachoeira são uns 5 minutos de caminhada (250m), e pega sinal de celular o tempo todo. 

COMO CHEGAR NA CACHOEIRA ALTA

A Cachoeira Alta fica na Fazenda Cachoeira Alta, Região do Macuco, a 13 km do distrito de Ipoema, no município de Itabira, na Região Central de Minas. Acesso pela BR 262/381, trevo de Bom Jesus do Amparo. Partindo da área urbana de Ipoema é só seguir a estrada Comunidade do Maná. A estrada é sinalizada e pega sinal de internet e GPS, para usar mapas. 

Entrada da trilha para Cachoeira Alta de Ipoema

cachoeira alta ipoema minas gerais

DICAS PARA A TRILHA DA CACHOEIRA ALTA

  • Leve uma mochila com roupas para trocar, água, protetor solar, repelente e uma sacola plástica para recolher o seu lixo.

  • Crianças são bem vindas, porém deve-se manter a atenção já que a água é gelada, as pedras escorregadias, o poço tem 8m de profundidade e a queda d’água é forte.

  • Leve dinheiro em espécie para pagar a entrada da Cachoeira Alta e para o caso de querer consumir algo.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Nem sempre o plano de saúde é nacional. Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito. 

 
 

 Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

Trilha para Cachoeira Alta de Ipoema
Trilha para Cachoeira Alta de Ipoema

 VEJA MAIS SOBRE O CIRCUITO DO OURO e MINAS GERAIS 

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

O que Fazer em Morro d’Água Quente, Minas Gerais

Próximo
Próximo

Onde Ficar em Catas Altas: Pousada Catas Altas