Catedral de Pedra de Canela: Um Símbolo da Serra Gaúcha

Escrito em 08/06/2019 | Atualizado em 17/09/2021

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

A Catedral de Pedra de Canela é um dos principais símbolos da Serra Gaúcha. É também um dos principais pontos de referência e partida para uma visita à Canela, a cidade que fica coladinha em Gramado, há apenas 15 minutos de carro. 

A construção da Catedral de Pedra de Canela só foi concluída em 1987, em estilo gótico inglês. A igreja tem 65 metros, seu nome é Catedral de Pedra - Igreja Nossa Senhora de Lourdes, e todos os dias dàs 20:30 e 21:30 acontece o Espetáculo Catedral de Luzes. A visitação interna é gratuita, porém é necessário ingresso para subir na torre e conhecer o Museu Sinos da Catedral.

CATEDRAL DE PEDRA DE CANELA

A Catedral de Pedra de Canela faz parte da Paróquia de Nossa Senhora de Lurdes, que foi construída em 1937. Somente em 1953 é que começaram as obras da catedral em si, mas foi no ano de 1987 que ela ficou pronta no seu estilo gótico inglês, desenhado pelo arquiteto Bernardo Sartori. 

Por fora ela é imponente e chama atenção. E por dentro, na sua nave, o que chama atenção são os vitrais de Nossa Senhora, da Via Sacra e da Santa Ceia. Na torre, com seus 65 metros de altura, está um carrilhão com 12 sinos de bronze vindos da Itália, que tocam pontualmente às 18h chamando os fiéis para a missa. 

Na frente da catedral fica o letreiro Canela, no entorno da Praça da Matriz estão várias lojinhas interessantes, e logo de frente para a catedral, há uma avenida longa onde estão os melhores hotéis, bares, restaurantes e lojas da cidade. É impossível se perder! 

ESPETÁCULO CATEDRAL DE LUZES 

Todos os dias às 20:30 e 21:30 acontece o Espetáculo Catedral de Luzes que é quando a Catedral de Pedra fica toda iluminada e colorida, com luzes que dançam no ritmo da música que toca. É um show de luzes emocionante que dura 15 minutos e é gratuito. Eu recomendo muito assistir esse espetáculo, porque sem dúvida é dos pontos mais altos da noite na Serra Gaúcha. 

Mas se você não puder ir a noite, visite ela de dia, das 8h às 18h. Fique atento apenas a agenda de missa que acontece de segunda a sábado às 18h, e nos domingos às 8h, 10:30h e 18h. 

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais, até de um cafezinho de R$7! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Catedral de Pedra de Canela: Um Símbolo da Serra Gaúcha
Catedral de Pedra de Canela: Um Símbolo da Serra Gaúcha

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

 VEJA MAIS SOBRE GRAMADO E CANELA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

7 Cafeterias em Porto Alegre com Espaço ao Ar Livre

Próximo
Próximo

Mundo a Vapor: Como é a Visita ao Parque de Miniaturas de Canela