Parque do Caracol: A Atração Imperdível de Canela

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

O Parque do Caracol é um os lugares mais visitados de Canela, e não é difícil entender os motivos: cachoeira, trilhas, trenzinho, restaurantes, lojinhas e muita natureza numa área de 25 hectares na mata. Mas é claro que o motivo principal de uma visita no Parque do Caracol é a Cascata do Caracol. 

CASCATA DO CARACOL

A Cascata do Caracol é o símbolo natural de Canela, um dos cartões postais da cidade. Ela tem uma quadra d`água de 131 metros de altura e pode ser vista de diversos ângulos no parque. Os mais bonitos são o mirante em si e uma torre de 30 metros toda envidraçada com vista 360º. Lá de cima se vê além da Cascata do Caracol, vê as corredeiras que percorrem a formação basáltica tão característica do parque, vê o curso do rio depois da queda d`água e também os Bondinhos Aéreos. A subida na torre é a paga à parte, 24 reais na alta temporada e 12 reais na baixa temporada. 

Mas também dá para ver a Cascata do Caracol de baixo, descendo a Escadaria da Perna Bamba. O nome já diz tudo, afinal são 927 degraus para baixo, e depois também na volta acima. Essa escada não é recomendada para pessoas sem preparo físico ou com problemas cardíacos. 

Já quem prefere algo mais tranquilo, sem perder o contato com a natureza, não precisa se preocupar, já que existem trilhas bem demarcadas que levam pelo curso do rio antes de chegar na cascata. A menos fácil é a Trilha do Moinho, já as demais, são uma ótima opção até com crianças. Tudo muito bem sinalizado, com estrutura para receber bem os turistas. Ah, até as árvores tem nomes! 

Falando em crianças, o Parque do Caracol é um excelente passeio com os pequenos. Além das trilhas, tem o passeio de trem com o maquinista Zé do Apito. O trem passa pela Vila dos Imigrantes, onde vivem os animais do parque, e vai escutando a história da imigração do sul do país, conhecendo os hábitos dos alemães e italianos daquela época. O passeio é pago a parte, 15 reais. 

No Parque do Caracol ainda tem churrasqueiras cobertas com mesas e bancos, lojinhas de artesanato local, play ground, bares, árvore do amor, gramados verdes que convidam a um picnic.

COMO CHEGAR AO PARQUE DO CARACOL

O Parque do Caracol fica a 7 km do centro da cidade, com acesso fácil através da Estrada do Caracol (RS-466) que leva diretamente ao parque. Você pode ir de carro, Uber ou ainda pegar o ônibus da Linha Turismo que faz uma parada no parque. 

ingresso custa R$ 20,00. Crianças de 6 a 11 anos, e pessoas acima de 60 anos pagam R$ 10,00. Na portaria é cobrado somente os ingressos dos visitantes e o estacionamento é dentro do parque.

horário de funcionamento é todos os dias, das 9h às 17h30min. Veja mais informações no site http://www.parquedocaracol.com e conheça o instagram @parquedocaracol.

Reserve pelo menos 2 horas para conhecer o Parque do Caracol, mas o ideal mesmo é uma manhã ou tarde inteiros. 

FIQUE LIGADO!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul! 

*Esta visita ao Parque do Caracol fez parte do projeto Blogueiros Viajantes.  

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS