O que fazer em Ninh Binh: 10 Principais Atrações

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Ninh Binh é uma das cidades menos turísticas do Vietnã que visitamos no nosso roteiro. Cercadas de montanhas cortadas por rios com plantações de arroz, Ninh Binh tem muitas atrações. Um paraíso natural muito próximo de Hanói. Por isso fizemos uma lista das principais atrações de Ninh Binh para incluir no roteiro. 

É na região de Ninh Binh que fica Tam Coc, um vilarejo, cujo nome significa três cavernas, se referindo a Hang Ca, Hang Hai e Hang Ba. E também o complexo de Trang An. Todo o complexo natural é um patrimônio da Unesco. 

Ninh Binh é uma cidade e região. Na verdade, a maioria das atrações estão em Tam Coc, a 8km de Ninh Binh. Por isso, recomendamos que você se hospede em Tam Coc, como nós fizemos. Ficamos no hotel Ninh Binh Hidden Charm, mas você pode olhar outras opções de hotel em Ninh Binh e Tam Coc.

Leia Roteiro em Ninh Binh: 2 Dias

O que fazer em Ninh Binh: 10 Principais Atrações

O QUE FAZER EM NINH BINH: 10 principais atrações

Das principais coisas para fazer em Ninh Binh estão fazer o passeio de barco em meio aos arrozais, andar de bicicleta e descobrir os templos da região, almoçar de frente para as montanhas, subir os degraus da montanha sob a caverna, entre outras atrações descritas neste artigo. 

1. BICH DONG PAGODA

O Bich Dong Pagoda é um complexo de pagodes construído em 1428. São 3 templos que ficam ao longo do caminho subindo a montanha, dentro de cavernas. São eles o Pagode Ha (nível inferior), o Pagode Trung (nível intermediário) e o Pagode Thuong (nível superior).

A entrada do templo é o lugar mais fotografado. Uma ponte leva até a entrada do complexo, em seguida se vê o primeiro templo e as escadas para subir. 

O primeiro templo que se vê dentro da caverna é o mais importante e reverenciado pelos locais. Na saída da caverna há um altar e algumas pedras em formato de tartaruga. 

No alto da montanha, depois de uma subida de 160 degraus no total, está o Thuong Pagoda. É dali uma das vistas mais bonitas de Ninh Binh. 

O pagode está sempre aberto, porém a visita deve ser feita entre 8h e 17h para ter a vista do alto. A entrada é gratuita, e é necessário cobrir joelhos e ombros para entrar nos templos. Nós visitamos pela manhã durante o passeio de bicicleta. 

2. HANG MUA CAVE

Hang Mua é o nome de uma caverna, a dancing cave, ou caverna da música. Há uma lenda que diz que o rei adormeceu nesta caverna e no sonho, as dançarinas apareceram. Apesar do nome ser da caverna, as pessoas visitam a montanha. 

No alto da montanha, num caminho de mais de 500 degraus. No alto está a vista panorâmica e 360º de Ninh Binh e suas montanhas, de onde vêm os barquinhos navegando no rio entre as plantações de arroz. 

São dois picos, na verdade. Em um deles está um dragão de pedra vigiando a paisagem, um importante símbolo da cultura vietnamita que simboliza a água. E no outro pico está um templo. 

Na subida, o caminho se divide e você escolhe para qual lado ir. Para a esquerda está o dragão, e para a direita o templo. Vale a pena visitar os dois, mas tenha em mente que você vai subir todo caminho para ver um deles, depois desce até a metade, e sobe para o outro lado.  

No complexo há vários lugares para fotos e cafés para passar o tempo, caso alguém do seu grupo não queira subir. Horário de funcionamento das 7h às 17h, e o ingresso custa 100.000 dongs. 

Leia Vietnã: 10 Coisas para Saber Antes de Viajar | Roteiro no Vietnã: 15 Dias de Norte a Sul

3. PASSEIO DE BARCO EM TAM COC

O passeio de barco em Tam Coc é uma das principais coisas para se fazer na cidade. Ali os barqueiros remam com os pés pelo rio cercado de plantações de arroz e das montanhas. 

O passeio passa pelas três cavernas que dão nome a Tam Coc: Hang Ca, Hang Hai e Hang Ba. Todas são grandes, com estalactites que os locais até deram nome, por lembrarem animais. Das três cavernas, a caverna Hang Ca é a maior, com cerca de 20 metros de largura e 127 metros de comprimento. 

O passeio de barco dura aproximadamente 1h30, e custa 120.000 dongs por pessoa ou 150.000 dongs o barco para duas pessoas estrangeiras, ou quatro vietnamitas. É sempre bom dar uma gorjeta no final do passeio. 

4. PASSEIO DE BICICLETA EM TAM COC

O passeio de bicicleta é uma excelente forma de conhecer mais de Ninh Binh. Num caminho de 4km se vê o centrinho da cidade, o Thai Vi Temple, o Bich Dong Pagoda, e o templo Thien Huong Dong. 

Todo o caminho é cênico, costeando os arrozais. Melhor ainda é fazer algumas paradas para um tradicional café vietnamita. 

5. THAI VI TEMPLE

O Templo Thai Vi pertenceu a um complexo militar da antiga capital Hua Lu no século XIV. Este é um dos poucos templos intactos desde aquele período. 

Embora o terreno do templo seja pequeno, ele contém muitos elementos da Dinastia Tran em artefatos como sinos, estátuas, estelas de pedra. Até sua arquitetura simétrica é interessante de observar.

O guardião do templo é uma pessoa conhecedora da história e dos instrumentos tradicionais da Dinastia Tran. Ele é conhecido no Vietnã e internacionalmente. Por isso, se você tiver sorte, como nós, ele vai tocar para você. 

A entrada é gratuita e precisa cobrir ombros e joelhos. 

Leia O que Fazer em Hue: 8 Atrações Principais | O que Fazer em Ho Chi Minh: 18 Atrações e Passeios

6. HOA LU ANCIENT CITY

Hoa Lu é uma cidadela antiga que foi o centro econômico e político de Dai Co Viet, um reino que se estendeu do que hoje é o norte do Vietnã até o centro durante os séculos X e XI. 

Por ser uma capital, sua escolha geográfica se deu pelas montanhas que mantinham a cidade protegida de invasores. Porém com o passar dos anos, foi necessário mudar a capital para Hanói, para manter a produção de arroz, já que a região já não tinha mais espaço suficiente.  

Como Hoa Lu foi abandonado, muitas coisas foram se deteriorando. Hoje existem poucos vestígios autênticos de Hoa Lu, já que a cidadela foi reconstruída no século XVII, seguindo o modelo dos templos e pátios originais.

O horário de funcionamento de Hua Lu é das 6h30 até às 17h. O ingresso custa 20.000 dongs. É necessário cobrir joelhos e ombros. Fica a 30 minutos de Tam Coc. 

7. PASSEIO DE BARCO PELO COMPLEXO DE TRANG AN 

Trang An é frequentemente comparada à Halong Bay por causa de suas montanhas rodeadas pela água. O passeio de barco tem 3 rotas, e todas tem duração aproximada de 3 horas ao longo de 15km.  

A rota 1, a mais popular, passa por dentro das cavernas decoradas com potes de cerâmica, onde os moradores costumavam manter seus lotes de fermentação de vinho de arroz. Além disso, passa por três templos ao longo do caminho, com tempo de parada para que possa visitá-los. 

Os 3 passeios são: Rota 1 com 9 cavernas e 3 templos ao longo de 3h30; Rota 2 com 4 cavernas, 2 templos e a King Kong Village, onde foi gravado o filme Kong: Skull Island ao longo de 2:30; Rota 3, com 4 cavernas, 2 templos e a King Kong Village porém por 3h20. 

O passeio custa 200.000 dongs, e por mais que seja menos turístico do que Tam Coc, é melhor ir pela manhã, pois a tarde fica bem cheio. No barco cabem até 4 estrangeiros.

8. BAI DINH PAGODA

O Bai Dinh Pagoda é o maior complexo budista do Vietnã. É um espaço grande, com 539 hectares. Há um bondinho para percorrer o complexo. 

Os pontos mais importantes são o Tam The Temple e Phap Chu Temple, que estão numa área de 1.000 metros quadrados. 

A altura do Templo Phap Chu é de até 22m, e no centro deste templo está uma estátua de bronze do Buda Shakyamuni (Siddharta Gautama) com 10 metros de altura e 100 toneladas, que é a maior estátua do Vietnã.

O Bai Dinh Pagoda fica a 30 minutos de Tam Coc. Fica aberto das 8h às 17h e a entrada é gratuita. Para subir no pagoda e ter a vista, custa 30.000 dongs. É necessário cobrir joelhos e ombros.

Leia O que Fazer em Sapa: 10 Atrações Principais | O que Fazer em Hanói: 15 Atrações Principais

9. ALMOÇAR EM MEIO AOS ARROZAIS

Toda região é cercada por montanhas e plantações de arroz. E foi num espaço assim que a Chef Dung abriu o seu restaurante. São apenas 6 mesas, todas com vista para as montanhas. Um lugar lindo!

O menu é servido à mesa em porções, numa variedade incrível de pratos vietnamitas feitos em casa. Todas as porções são repostas, se necessário. Tudo delicioso! Os camarões e muitos dos legumes são produzidos ali mesmo na propriedade. 

Abre todos os dias das 12h às 19h, alguns dias até 21h. Custa 130.000 dongs por pessoa, com chá, aperitivo e menu completo. Fica muito próximo da Hua Lu Ancient City, a 30 minutos de Tam Coc. 

10. CURTIR A NOITE EM TAM COC

Tam Coc é pequena, mas a avenida principal fica bem animada a noite. Um bom lugar para jantar é o restaurante Thuy Linh. Os valores são excelentes, os pratos bem servidos e o lugar é um charme. 

Se você quer uma experiência diferente, vá no Bus Rooftop Bar, que frequentemente tem karaokê e happy hour. Eles ficam estacionados onde pegar o passeio de barco de Tam Coc.

QUANTO TEMPO FICAR EM NINH BINH

Apenas 2 dias são suficientes para conhecer Ninh Binh. Prefira passar a noite em Tam Coc, assim você fica mais próximo das atrações e consegue aproveitar o melhor da região de bicicleta. Existem passeios de um dia saindo de Hanoi, porém você só consegue visitar três atrações num dia, devido a distância entre uma cidade e outra. 

Todo o nosso pacote do Vietnã 2023 foi feito com a agência Mundo Asia, de vietnamitas que falam português, e que atende brasileiros e portugueses na Asia, tanto em roteiro de viagens em grupo pequenos, quanto privadas. Veja mais no site da Mundo Asia e no instagram @mundoasia.tours, ou fale pelo Whatsapp.  

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Tem pix também, o monicamoras@gmail.com (Itaú). Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O VIETNÃ

Anterior
Anterior

Regras para Entrar na Tailândia: Imigração Atualizada 2023

Próximo
Próximo

Guia em Português no Vietnã: Vale a Pena?