Guia de Bairros de Montevidéu: Atrações e Onde Ficar

Texto: MONICA MORAS     Fotos: EDUARDO VIERO

Montevidéu é a capital do Uruguai e a cidade mais populosa do país, mas está longe de parecer uma grande metrópole. Na verdade Montevidéu tem ares de interior e arquitetura bem característica.  

A cidade foi fundada em 1726 para defender o porto e 13 famílias das Ilhas Canárias deram início ao que hoje conhecemos como Montevidéu. A capital Uruguaia tem  muita história, principalmente no centro, na Cidade Velha, inclusive do tempo que o território do Uruguai pertencia ao Brasil.

É em Montevidéu que ficam as grandes universidades que exportam talentos para o mundo inteiro, principalmente médicos, graças as políticas de educação gratuita e de qualidade invejável. Vale a pena visitar essa cidade que tem um dos estilos de vida mais interessantes da América do Sul. 

Leia: GUIA PARA VIAJAR PELO URUGUAI: DICAS E ROTEIROS

COMO USAR ESSE GUIA DE BAIRROS DE MONTEVIDEU

  • GUIA DE BAIRROS COM ATRAÇÕES E OPÇÕES DE HOSPEDAGEM: Use o aplicativo offine e gratuito Maps.Me para pinar os lugares. Você vai ver que as distâncias são bem curtas nos bairros, podendo fazer tudo a pé. 
  • DICAS GERAIS DE MONTEVIDÉU: Melhor época para ir, Transporte na cidade, Chegando e Saindo de Montevidéu (aeroportos e portos), Chip de celular, Melhor localização para ficar, Dinheiro e Câmbio, Gastronomia uruguaia.
  • SUGESTÃO DE ROTEIRO: roteiro rápido para quem não está com tempo de planejar. Dica de bate e volta dentro do Uruguai (com vinícolas) e para Buenos Aires.

Leia: 12 COISAS PARA SABER ANTES DE VIAJAR PARA O URUGUAI

1. MONTEVIDÉU BAIRRO A BAIRRO

Plaza Independencia

CIUDAD VIEJA / CENTRO

ATRAÇÕES

  • PLAZA INDEPENDENCIA: A Plaza Independencia fica no final da Avenida 18 de Julio e é onde está a o monumento mais famoso da cidade em homenagem ao General Artigas e o mausoléu onde estão guardados os restos mortais dele, o homem que proclamou a Independência do Uruguai. No entorno da praça existem várias lojas de artesanato ótimas para compras. Nela também está o Palácio Salvo e a Puerta de la Ciudadela.
  • PALACIO SALVO: O Palácio Salvo é uma das construções mais interessantes de Montevidéu e que foi construído em 1928. Ele já foi o prédio mais alto da cidade e sede do governo no passado. Horário: visitas guiadas gratuitas acontecem a cada 30 minutos de segunda, quarta e sexta entre 15:30-17h,  e na terça e quinta de manhã entre 10:30-12h.
  • PUERTA DE LA CIUDADELA: A Puerta de la Ciudadea é a entrada da Ciudad Vieja, a parte da cidade que preserva a maior riqueza histórica de Montevidéu. É da época que colonial, de quando a cidade era cerada por muralhas. Ali perto fica o Teatro Solis. 
  • TEATRO SOLIS: O teatro Solis foi inaugurado em 1956 e é o principal do Uruguai, onde já se apresentaram grandes nomes mundiais. Horários: visitas guiadas de 50 minutos, terça e quinta às 16h, quarta, sexta e domingo às 11h, 12h e 16h e sábados 11h, 12, 13 e 16. A entrada custa 20pesos para visita guiada em espanhol e 40 pesos em português. Nas quartas as visitas guiadas são gratuitas e em espanhol. Bem próximo do teatro, em direção ao rio, fica a Plaza de la Constituición.
  •  PLAZA DE LA CONSTITUICIÓN: A Plaza de la Constitución era a maior praça de Montevidéu durante a dominação espanhola e palco de celebrações civis e militares e corridas de touros. Ela também é conhecida como Praça Matriz e é onde fica a Igreja Matriz e o Cabildo.
  • IGLESIA MATRIZ: A Catedral Metropolitana de Montevidéu, também conhecida como Igreja Matriz, é a principal igreja católica da cidade. A atual catedral foi reinaugurada em 1788 depois que a antiga, de 1720 ruiu. 
  • CABILDO E MUSEO E ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL: O Cabildo é um prédio colonial de 1808 onde aconteciam as reuniões políticas decisivas da cidade. Hoje ele é o Museo e Arquivo Histórico Municipal. Horário: Terça a domingo das 12:30 às 17:30. Sábado somente até 16:30h. 
  • MERCADO DEL PUERTO: O Mercado del Puerto é um mercado gastronômico, com vários restaurantes e quiosques onde você pode provar o melhor do assado uruguaio, beber um bom vinho ou simplesmente fazer um lanche. Não é barato, mas as opções são muito boas! Geralmente durante o almoço tem música ao vivo, mas não é sempre. Vale a visita, mesmo que você não vá consumir nada. 

Mercado del Puerto

  • MUSEU HISTÓRICO NACIONAL: O Museu Histórico Nacional do Uruguai é um conjunto de 10 casas seculares, entre elas a Casa Rivera, a Casa de Lavalleja, a Casa de Garibaldi e a Casa Montero que hoje é o Museo Romantico. Esse museu guarda fotos, documentos e obras antigas. A visita é gratuita. 
  • CASA DE RIVERA: A Casa Rivera foi construída em 1802 e comprada pelo General Fructuoso Rivera em 1834, o primeiro presidente do Uruguai. Hoje guarda relíquias pré-históricas e obras indígenas. Horário: segunda a sexta das 11h-17h e Sábados 10h-15h.
  • CASA LAVALLEJA: A Casa Lavalleja foi construída em 1783 e foi uma das primeiras casas de Montevidéu. Foi comprada pelo Brigadeiro Juan Antonio Lavalleja, que libertou o Uruguai do Brasil em 1828. Além da casa toda ter sido preservada com móveis e objetos pessoais, tem uma biblioteca que pode ser visitada. Horário: terça a sexta das 12h-18h.
  • CASA DE GARIBALDI: A Casa de Garibaldi foi a pensão que Giuseppe Garibalbi e sua esposa Anita viveram entre 1841 e 1847. A casa preserva roupas e objetos pessoais do casal. 
  • CASA MONTERO / MUSEO ROMANTICO: A Casa Montero foi construída em 1830 sobre a base de uma mais antiga, de 1782. Ela pertenceu ao comerciante Antonio Monteiro e até hoje preserva toda a mobília, decoração de bom gosto da elite uruguaia e estilo romântico do século 19. 
  • PALACIO TARANCO: O Palácio Taranco foi concluído em 1910 e sua decoração toda foi inspirada em Luís XV, com materiais trazidos da França. A casa pertenceu à família Ortiz de Taranco e hoje abriga um exposição de arqueologia. Horário: terça a sábado 12:30-18 e domingo 14h-18h.
  • MUSEO DE ARTE CONTEMPORANEA EL PAÍS: O Museo de Arte Contemporanea é mantido pelo maior jornal do Uruguai, o El País. Nele tem exposições temporárias de artistas nacionais. Horário: segunda 14h-18:30h e terça a domingo 14h-20h. 
  • MUSEO DEL AUTOMÓVIL: O Museo del Automovil foi fundados em 1983, tem uma coleção de quase 50 carros antigos de diferentes estilos e épocas, como o Delin 1899 que foi o primeiro carro do Uruguai e 2 modelos de Formula 1 construídos no país. Horário: terça a domingo das 14h-19h, entrada gratuita. Ele fica na Calle Colonia, 1251, um prédio de esquina, no 6º andar. 
  • MERCADO DE LOS ARTESANOS: O Mercado de los Artesanos é na verdade uma galeria com artesanatos de qualidade. É boa para comprar produtos locais. Não que os preços sejam os melhores, mas vale dar uma olhada. 
  • FERIA TRISTÁN NARVAJA: A Feria Tristán Narvaja é a feirinha mais interessante e imperdível de Montevidéu que acontece apenas nos domingos. Tem de tudo que se possa imaginar de novos e usados, verduras, materiais para casa, produtos de beleza, animais para adoção, entre outras coisas.  A feira estende pela rua Tristán Narvaja e algumas transversais. Vale pela experiência típica local. Horário: domingos das 9h-15h
  • CAFÉ BRASILEIRO: O Café Brasileiro foi fundado em 1877 por Correa e Pimentel e é um dos cafés mais tradicionais do Uruguai. O café fica num prédio que é patrimônio arquitetônico, ele mesmo foi o primeiro café a ser declarado interesse cultural de Montevidéu e o seu interior ainda preserva a decoração original da época. 

ONDE FICAR

  • Circus Hostel e Hotel: Quartos coletivos e privados, café da manhã, bonito, dá para fazer todo roteiro a pé.

  • Caballo Loco: Hostel com café da manhã, boa localização, funcionário atenciosos. 
  • Hotel America: Hotel confortável, ótimo custo benefício, excelente localização no centro, quartos individuais, de casal e família de até quatro pessoas. 
  • Holiday Inn Montevideo: Hotel com padrão mundial, localização ótima, quartos espaçosos e confortáveis. 

Pocitos

POCITOS

ATRAÇÕES

  •  RAMBLA DE POCITOS: Rambla é calçadão na “beira mar” de Montevidéu, que na verdade não é mar, é o rio da Prata. Montevidéu tem várias praias e a rambla se extende por mais de 20km, mas a rambla da praia de Pocitos é a mais movimentada, onde os locais praticam esportes, tomam mate no final de tarde e aproveitam a água. Do outro lado da avenida existem vários cafés e barzinhos para o happy hour.  
  • LETREIRO DA CIDADE: É no final da rambla de Pocitos que fica o letreiro com o nome de Montevideo. O final de tarde é o momento mais disputado para a foto. 
  • MONTEVIDEO SHOPPING: O Montevideo Shopping é o melhor shopping para compras da cidade, o que não significa que é barato, apenas tem mais opções. Tem grandes marcas de redes internacionais e locais. 

ONDE FICAR

  • Destino 26 Hostel: Hostel com café da manhã, a 400m do mar em Pocitos e bem avaliado. 
  • Hotel 27 Suites: Hotel em Pocitos, quartos privados para 1 pessoa ou casal, perto do shopping e 1 min do mar.
  • Rambler Pocitos: Dormitórios, quartos privados, localização muito boa perto de bares, restaurantes, do shopping e ônibus.
  • Massini Suites: Os quartos são studios com cozinha equipada, localização excelente, perto da praia numa região tranquila, além de quartos de casal ainda tem opção de quartos de família para até 5 pessoas. Excelente custo benefício (média 150 reais para duas pessoas).

Rua Emilio Reus

TRES CRUCES / GOES / RÉUS

ATRAÇÕES

  •  TERMINAL TRES CRUCES; O terminal Tres Cruces é o principal terminal de ônibus da cidade e do país. São centenas de ônibus que entram e saem por hora para todos os lados do país e países vizinhos. Funciona 24 horas por dia, e além de ser uma rodoviária, também é um shopping e tem um mercado. No entorno existem pequenas padarias que vendem empanadas muito baratas e deliciosas.  
  • ESTÁDIO DEL CENTENÁRIO E MUSEO DEL FÚTBOL : O Estadio del Centenário foi construído para receber a primeira Copa do Mundo da história, em 1930. E o Uruguai venceu a final em casa contra a Argentina. Dentro do estádio está o Museo del Fútbol com toda história da seleção uruguaia. O ticket dá direito a visitar o museu e o campo. Horário: segunda a sexta das 10h-17h, ingresso 80 pesos. 
  • PALACIO LEGISLATIVO: O Palácio Legislativo foi construído em 1925 com arquitetura neoclássica em homenagem ao centenário da Declaração da Independência Uruguaia. Hoje abriga a câmara de deputados e senadores. Horário: visita guiada de segunda a sexta 10:30-15h por 60 pesos. 
  • MERCADO AGRICOLA: O Mercado Agrícola funciona como mercado de produtos locais não perecíveis, produtos gourmet, alimentos frescos, restaurantes e pode até tomar um mate nas barraquinhas que vendem erva. No mercado ainda tem água quente grátis. É um excelente lugar para comprar vinhos e queijos, mas doce de leite e alfajor é melhor comprar no mercado mesmo.  
  • RUA EMILIO REUS : O Bairro Reus é uma homenagem ao empresário espanhol Emilio Reus, que também é a rua mais bonita do bairro. Tem arquitetura modernista, fachadas coloridas e se destaca por ser um bairro judeu com comércio atacadista. 

ONDE FICAR

  • Che Largarto Hostel: dormitórios, quartos femininos, perto do Terminal Tres Cruces, bom para quem está de passagem.
  • Hotel Tres Cruces: Quartos privados com opções de individuais e até três pessoas, ótimo custo benefício, pertinho do Terminal Tres Cruces. 
  • Days Inn Montevideo: Atrás do Terminal Tres Cruces, quartos privados, academia, ótimo custo benefício. 
  • Ciudadano Suites: Do lado do Terminal Tres Cruces, recém inaugurado, quartos privados com cozinha, quartos família para até quatro pessoas com cozinha. 

2. DICAS GERAIS DE MONTEVIDÉU

QUANDO IR PARA MONTEVIDÉU

A alta temporada acontece desde o Natal até o Carnaval. Depois disso, a cidade vai estar bem tranquila. O clima em Montevidéu é temperado. No verão o clima é ameno entre 18ºC e 30ºC e o inverno é rigoroso. Como venta muito, é melhor sempre ter um casaco, mesmo no verão. Mas dá sim para pegar uma praia, porque o sol é bem forte no verão. 

DINHEIRO E CÂMBIO

A moeda oficial é o Peso Uruguaio, mas você pode levar reais ou dólares e fazer câmbio no centro da cidade. Não faça câmbio no aeroporto, pois é caro. Use o Uber como o wifi do aeroporto, caso não tenha nada de pesos uruguaios. 

Na alta temporada tudo é muito caro, mais do que no Brasil. Gastamos em média 16 dólares por cama, 3,50 dolares por refeição e mais o transporte. Lembrando que somos de Porto Alegre. Se comprar alguma coisa, peça o formulário de Tax Refund, pois são 14% que dá parar pegar de volta na saída do país.  

Cidade Velha

GASTRONOMIA URUGUAIA

No Uruguai a comida é cara, mas é boa demais! A comida mais barata é a milanesa, um bife frito com um acompanhamento que geralmente é batata frita ou salada. E também tem o chivito que é parecido com um xis (do RS) ou um bauru e vale a pena sempre pegar a porção para 2 pessoas, porque sai mais barato e é muito bem servido. 

Se você quer economizar, compre coisas prontas nos mercados e padarias, pois custa bem mais barato e tem a mesma qualidade. No mercado uma água de 500ml custa 1 dólar, um sanduíche de milanesa custa 3,50 dólares. Já no restaurante baratinho, daqueles bem baratinhos, uma milanesa custa 6 dólares e um chivito para 1 pessoa custa 10 dólares. 

Mas se você quer “cair de boca”, não deixe de provar o doce de leite uruguaio (pontos pro Conaprole!), comer muitos alfajores que vendem baratinho até no mercadinho da esquina (o Milka é imbatível!), beber vinho local num restaurante charmoso, de preferência acompanhado de uma autêntica parrilla, o churrasco uruguaio. Detalhe: na parrilla não vai sal, então você precisa pedir o saleiro. E aproveite muito o azeite de oliva, um dos melhores da América do Sul, pontos para a marca 33. 

Para compras, se quiser comprar vinho, azeite de oliva e produtos típicos, recomento comprar no Mercado Agricola ou nas delicatessen do Shopping Montevideo. No aeroporto o que vale são as promoções compre 2 e leve 3. 

Mercado Agricola

CHEGANDO E SAINDO DE MONTEVIDÉU

  • DE QUALQUER LUGAR DO PAÍS:A COT e Rutas del Sol são as companhias que tem os melhores horários para viajar pelo litoral do Uruguai. É um país muito fácil de viajar e os preços são iguais em todas as companhias.
  • A PARTIR DE PORTO ALEGRE: Se você quiser ir para as praias de Rocha (Punta del Diablo, La Pedrera, La Paloma), você sai de Porto Alegre de ônibus até o Chuí do Brasil,  atravessa a fronteira para Chuy do Uruguai e lá pega o ônibus para o destino uruguaio. Se preferir ir direto para Montevidéu ou Punta del Este, tem um serviço de ônibus diretode Porto Alegre. Somos gaúchos. 
  • PARA IR PARA BUENOS AIRES: Fomos de Colônia de ferry e voltamos para Montevideu de ferry+ônibus, porque a passagem é mais barata. Passamos o final de semana. Fomos pela Colônia Express que sempre tem promoções se comprar lá direto no guichê, melhor do que Buquebus, que também tem promoções se comprar no guichê. Para um day trip, tem que comprar passagem um dia antes e sair bem cedo. Ambas desembarcam no Porto Madero, mas em pontos diferentes. Leia Guia de Bairros de Buenos Aires: Atrações e Onde Ficar
  • DO AEROPORTO:Para sair do aeroporto, use o Uber. Use o wifi do aeroporto para chamar, caso ainda não tenha comprado um chip de celular.

TRANSPORTE

  • ÔNIBUS:Funcionam bem e ligam a cidade toda. Como provavelmente você não vai fazer o cartão do transporte público, saiba que a passagem vai custar entre 18 e 22 pesos. E se não souber como andar por Montevidéu, existe um aplicativo desenvolvido pela cidade que mostra as rotas e como chegar. O nome do aplicativo é Cómo Ir (iOS / Android) e é gratuito. 
  • UBER / CABIFY:São ótimas opções se você não tem muito dinheiro trocado ou simplesmente gosta da praticidade. Como as distâncias são relativamente curtas, o valor compensa. 
  • ALUGAR CARRO:Se você vai andar pelo país, nem que seja fazer bate e volta pelas cidades próximas, e não está sozinho, compensa alugar um carro. Basta a Carteira Nacional de Habilitação e o passaporte ou carteira de identidade. 

CHIP DE CELULAR

A melhor operadora é a Antel que pega em qualquer lugar do Uruguai. Você compra o chip por 150 pesos e carrega os créditos para o período que vai ficar no país. Mesmo que o seu crédito acabe, a velocidade é reduzida, mas você não fica sem Whatsapp e Facebook. MAs se você não quer comprar, tem wifi grátis em vários pontos da cidade e funciona bem. 

ONDE FICAR

O melhor bairro para ficar é Pocitos, pela quantidade de opções de mercado, ônibus e vida noturna, e porque fica perto da Rambla. No Centro também é interessante, mas meio deserto a noite. Perto da rodoviária Três Cruces também é bom caso você vá ficar pouco tempo ou prefira um clima mais de bairro. Confira aqui a lista de opções de hospedagem. 

Leia também: Como Escolher um Hostel: Guia para Iniciantes

Av 18 de Julio

3. SUGESTÃO DE ROTEIRO RÁPIDO

Montevidéu é a maior cidade do Uruguai, mas é pequena. Em 1 ou 2 dias é possível ver tudo. Recomendo ter um domingo na cidade para poder ver a Feria Tristán Narvaja. 

  • Dia 1:Todas as atrações da Ciudad Vieja terminando no Mercado del Puerto
  • Dia 2: Mercado Agricola, Rua Emilio Reus e finaliza em Pocitos caminhando pela Rambla até o letreiro. A noite é só escolher um restaurante charmoso da região. 

MELHORES BATE E VOLTA DE MONTEVIDÉU

Agora não tem mais desculpa para adiar a viagem de Montevidéu!

PLANEJE A VIAGEM

  • SEGURO VIAGEM COM DESCONTO:Não esqueça o Seguro Viagem! Eu já precisei e não tinha. Não cometa meu erro. Na Seguros Promo você parcela em até 12x sem juros e ganha 5% de desconto usando o código EDUARDOEMONICA5.
  • PASSAGEM AEREA EM 6X SEM JUROS:Pesquise passagens aéreas baratas no Passagens Promo e ainda pague em até 6 parcelas sem juros. 
  • RESERVE HOSTEL / HOTEL E PAGUE SO QUANDO CHEGAR: Reserve seu hostel ou hotel através do Booking e pague somente quando chegar no local. 

Se você agendar seu hostel / hotel, comprar seguro viagem em até 12x sem juros ou até a passagem aérea em até 6x sem juros pelos links desse artigo, você não paga nada a mais por isso, consegue uma condição melhor de pagamento, e ainda nos ajuda a continuar viajando, pois ganhamos uma pequena comissão. 

 Ficou com dúvida? Escreve aqui nos comentários!

PIN IT :)

 

Guia de Bairros de Montevidéu: Atrações e Onde Ficar

 

Já conhece nosso Facebook?

Veja mais