Como as Cores Impactam na Fotografia

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO  

As corem impactam na fotografia, e isso é um fato. Em um nível técnico, a cor pode ser complicada; basta querer entender o que é sRGB, Adobe RGB e ProPhoto RGB, essa parte técnica não irei abordar nesse momento, porque não domino seus conhecimentos e em outro momento posso falar sobre. Mas em um nível artístico, cor é uma das partes mais importantes de uma imagem, impactando emoções e interesses, ao contrário de quase qualquer outro elemento da fotografia.

Como as Cores Impactam na Fotografia

Nesse artigo vou apresentar os conceitos de relações de cores e cores, incluindo como usá-las para fazer as melhores fotografias possíveis. Embora não irei me aprofundar na relação das cores nas culturas, irei abordar de forma clara suas relações simples, clara e fácil! Vou começar falando sobre as principais para mim.

Cores Quentes e Frias

 Os dois tipos de cor são quentes e frias. Cores quentes incluem vermelho, laranja e amarelo, enquanto cores frias incluem verde, azul e violeta. As duas categorias de cores têm o seu próprio humor, e é útil perguntar a si mesmo quais você está fotografando em um determinado momento para otimizar a aparência de suas fotos. Isso de certa forma define um pouco o nosso estilo, pelo menos do lado artístico. Leia Passo a Passo para Desenvolver seu Estilo Fotográfico e Paleta de Cores

Edu e Monica_Como as Cores Impactam na Fotografia

As cores quentes são mais ativas e emocionalmente fortes. Eles se sobressaem para o espectador, atraindo atenção e atraindo interesse. Em geral, as cores quentes são mais raras do que as cores frias, por isso, uma imagem que tenha mesmo um pequeno resquício de calor pode se destacar. Esta é uma das razões pelas quais as fotos no pôr do sol e no nascer do sol, assim como as cores do outono, são tão populares entre as pessoas. Percebi ao longo do tempo que as pessoas se identificam com esse tipo de cor e parece que as fotos chamam mais atenção.

As cores frias, por outro lado, são mais moderadas e suaves. Eles desaparecem no fundo, especialmente se uma cor quente aparece no mesmo local. Em geral, eles não chamam a atenção com uma cor quente, embora isso certamente não seja uma coisa ruim. Cores quentes podem ser avassaladoras; cores frias são mais propensas a parecer suaves e calmas. Grande parte da natureza é feita de cores frias, embora o pôr do sol e o nascer do sol possam transformar até mesmo uma paisagem azul dourada.

Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica

Abaixo, abordarei cada uma das seis cores principais - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta - assim como as emoções geralmente associadas a cada uma delas. Tenha em mente que a emoção é uma parte complicada da fotografia, e você pode tirar fotos que não tenham as seguintes emoções simplesmente alterando suas cores ou composições. Mas de alguma forma esses efeitos fazem de certa forma diferença.

Examinando as emoções de cada cor

1. Vermelho

Pode parecer que não, mas o vermelho é uma das cores mais raras e poderosas da natureza. O vermelho é particularmente importante para nós fotógrafos. Com as associações históricas entre a cor vermelha e as emoções de paixão e excitação, não é surpresa que esta seja uma cor muito ativa. Também pode ser intenso demais para certas imagens.

Como as Cores Impactam na Fotografia _Edu e Monica-82.jpg

 Para encontrar o vermelho na natureza, procure folhas no outono, nascer do sol, flores e até mesmo em animais como algumas aves. Em outras áreas da fotografia, como retratos, lembre-se de que qualquer vermelho que seu objeto usar atrairá o olhar, seja roupas ou maquiagem.

Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica
Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica

 2. Laranja

Em comparação com a cor vermelha, a laranja é uma das mais comuns na natureza. Não é só o pôr do sol. A cor marrom é tipicamente apenas um tom mais escuro de laranja, e aparece na natureza o tempo todo, principalmente em montanhas.

Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica
Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica
Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica

Laranja vem em uma ampla gama de tonalidades, do marrom escuro das árvores para o laranja brilhante de uma abóbora. Transmite uma sensação de calor e não é tão forte quanto o vermelho. Mas laranja também não é uma cor passiva; atrai bastante atenção, especialmente quando colocado contra um fundo mais frio. A cor marrom remete um pouco a aventura e viagens.

Edu e Monica_Como as Cores Impactam na Fotografia

3. Amarelo

Amarelo é a cor mais brilhante e otimista, particularmente quando aparece sozinha e não como uma mistura de laranja ou verde. No entanto, é esse amarelo misturado que vemos mais. Mesmo a grama verde brilhante e o pôr-do-sol laranja vivo quase sempre têm um componente amarelo.

Por outro lado, se você ficar de olho, ainda encontrará amarelo por natureza. Areia, folhas de outono, e até mesmo o sol em determinados momentos do dia, são todos amarelo brilhante. Como o vermelho e o laranja, o amarelo é uma cor quente e chama a atenção sempre que aparece. Olhe de perto o suficiente e você encontrará maneiras de incluí-lo em sua fotografia. Uma forma que funciona bem o amarelo é quando demos mais destaque a ele dentro de uma cena quase monocromática.

Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica
Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica
Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica
Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica

4. Verde

 Embora o azul seja a cor mais comum na natureza, em função da água e do céu, o verde é o que mais associamos a natureza. Assim, suas fotografias podem incluir tons de verde-escuro, verde-vivo, verde-claro, e suas infinitas variações.

No fundo, porém, o verde é uma cor familiar e suave. Por representar o mundo vivo, cria uma sensação de calma para aqueles que gostam de passar tempo na natureza. Nesse sentido, o verde é a mais quente das cores frias.

Edu e Monica_Como as Cores Impactam na Fotografia
Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica
Como as Cores Impactam na Fotografia - Eduardo e Monica

 5. Azul

A neblina no horizonte, assim como o céu azul, sinalizam tons frios. O azul é a cor mais calma e menos chamativo. Na minha fotografia, o azul é uma cor que não está muito presente, isso por motivos de estilo. Eu tento sempre não dar muita ênfase no azul, tanto no momento do clique, quanto na pós-produção.

Azul escuro e azul claro transmitem emoções um pouco diferentes. O azul escuro pode ser forte como numa nuvem escura. Azul claro é mais suave e otimista. Mas ambos são pacíficos. Até uma tempestade azul geralmente tem um elemento de calma.

Como a cor mais comum na natureza, tanto no céu quanto na água, é bem provável que você encontre as emoções do azul em muitas das fotos capturadas. Seja como a única cor em uma imagem calma e profunda ou no fundo. O azul pode complementar qualquer mensagem emocional com sucesso em uma foto.

Edu e Monica_Como as Cores Impactam na Fotografia
Edu e Monica_Como as Cores Impactam na Fotografia
Edu e Monica_Como as Cores Impactam na Fotografia

6. Violeta

A violeta é talvez a cor mais rara de se ver em sua forma pura na natureza, geralmente encontrada apenas em pores do sol, nasceres do sol ou flores muito específicas. A cor violeta na fotografia assume muitas das mesmas conotações que o azul. De fato, aparece mais no mundo como uma mistura com o azul, formando uma cor violeta-azulada no céu ou no mar.

A cor violeta tem uma sensação de tranquilidade - uma calma que é agradável e muitas vezes inesperada. Se você tiver a chance de fotografar com essa cor rara, como um por do sol, aproveite ao máximo. O violeta é incomum e com certeza destacará suas fotos.

Edu e Monica_Como as Cores Impactam na Fotografia

HARMONIAS DE CORES E RELACIONAMENTOS 

Tão importante quanto as cores individuais, são as formas pelas quais elas interagem. Isso varia de simples contrastes de cores a harmonias complexas; nosso mundo tem uma variedade quase infinita de cores. Alguns dessas combinações funcionam melhor que outras, embora seja necessário um pouco de prática e muitas vezes alguns ajustem de edição para obter exatamente o resultado desejado.

1. Cores Quentes e Frias

Como já algumas vezes neste artigo, a diferença entre cores quentes e frias é importante. Quando os dois tipos aparecem claramente na mesma foto, eles formam um forte contraste de cores que pode ser um ponto interesse.

Uma parte importante das cores complementares é que elas têm contraste quando colocadas lado a lado em uma foto, semelhante a uma composição que justapõe cores opostas. Dê uma olhada na foto abaixo, por exemplo:

Edu e Monica_Como as Cores Impactam na Fotografia

2. Cores Complementares e Outros Relacionamentos

Várias outras relações de cores são consideradas atraentes, como uma combinação das três cores primárias (vermelho, amarelo e azul). O mesmo acontece com as cores entre as listadas acima, como amarelo-laranja ou azul-verde, que também têm seus próprios conjuntos de complementos.

Embora eu não desconsidere a ideia de que essas harmonias de cores mais complexas são geralmente belas e emotivas, a realidade é que essa discussão pode ficar bastante confusa ao se discutir três ou mais cores. Simplesmente, as cores do mundo real não são como a pintura. Na maioria dos casos, você não pode escolher um azul-verde perfeito para harmonizar com partes iguais de vermelho e laranja; a realidade é mais bagunçada do que isso.

Se você quiser mergulhar em discussões mais profundas sobre harmonias de cores e relacionamentos, eu recomento ler o livro, “Capturing Colours – Phil Malpas” (tem na Amazon) com certeza haverá algumas informações interessantes para aprender. Mas eu recomendo olhar para a cena à sua frente e tentar imaginar se a cor “parece correta” para o seu olho.

A única exceção está na parte de edição, quando você tem um pouco mais de flexibilidade para alterar a matiz e a saturação das cores na imagem. Nesse caso, vale a pena gastar o tempo para editar a foto de uma maneira que se harmonize bem, mesmo que apenas por algo pareça bom aos seus olhos.

Edu e Monica_Como as Cores Impactam na Fotografia

 COLOCAR UMA FOTO AQUI

Concluindo então, a cor é um dos temas mais profundos da fotografia, mas carrega emoções tão fortes que vale a pena tentar pensar sobre suas características conscientemente sempre que possível. Muitas vezes me vejo tentando tornar uma foto o mais simples e unificada possível com apenas uma única cor que domine o quadro.

Mas no final, a parte mais importante sobre a cor no final do dia é simplesmente a que fica bem aos seus olhos. Seja na hora da captura ou na pós-produção, as cores escolhidas têm um grande impacto no seu estilo pessoal. Alguns fotógrafos famosos têm um "visual" para suas imagens, que é em grande parte devido à sua paleta de cores. Então, depois de entender os fundamentos da cor, é melhor usar essas informações e torná-las suas.

Espero que tenha esclarecido algumas coisas sobre cores, esse mundo que ainda temos muito para descobrir e discutir. E se você ficou com dúvida, escreve aqui embaixo nos comentários!

VEJA TODOS OS POSTS DE FOTOGRAFIA

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS E @EDUVIERO

VEJA MAIS