Os 3 Elementos Para Fazer Uma Boa Foto

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO 

Toda a foto de sucesso tem 3 coisas em comum, e elas vão te surpreender. Mais quais seriam essas coisas? Uma abertura, exposição e foco? A câmera certa, lente e tripé? Sucesso seria então, um ISO correto, um super zoom? Não, os 3 elementos para fazer uma boa foto que de fato importam são simples e fundamentais: Luz, Objeto e Composição.

Os 3 Elementos Para Fazer Uma Boa Foto

1. Luz

Fotografia é luz, e sem ela, você não consegue fazer uma foto. Hoje com a tecnologia até é possível, mas de modo geral não é possível. A qualidade da luz muda muito a sua foto, e na verdade muda muito o aspecto dela, dando um estilo diferente e um clima diferente.

Você provavelmente já deve ter visto fotos com luzes muito bonita, e muitas vezes a paisagem ou o objeto eram coisas simples, mas se tornaram lindas. Mas então o que tem a luz para fazer suas fotos ficarem mais lindas?

Isso é simples, luz é emoção. A clima da sua foto vai variar como o aspecto da luz, tudo isso vai depender da condição de luz que você está usando. Uma luz mais dura, mais suave, mais fria ou quente, ou qualquer coisa entre todas essas. Cada uma delas dá uma sensação (mensagem) diferente para sua foto, um estilo. Embora tenha outras formas de você passar uma mensagem ou emoção com suas fotos, a luz é uma delas e tem um poder enorme.

Se você nunca pensou sobre a luz, vá agora mesmo e faça algumas fotos. Comece a fotografar e prestar atenção sobre a luz e perceba como ela reflete no resultado de suas imagens e vais perceber que cada vez fica mais fácil.

Marrocos

Mas qual é a condição de luz ideal ou a melhor? Existem tantos momentos durante o dia com condições de luz totalmente diferentes...qual eu devo escolher e qual é a melhor?

 Embora eu saiba que existem vários momentos que possibilitem ter lindas fotos durante o dia, eu tenho que saber o que eu quero passar naquele momento, que tipo de foto quero fazer. Na verdade, qualquer horário e momento é bom, porque uma “boa luz” não significa nada, isso porque a “luz boa” é aquela que faz sua foto parecer e expressar aquilo que você quer.

Às vezes eu faço fotos de nuvens, principalmente naqueles dias fechados, mas isso se a luz estiver ao meu favor. Está surpreso? Em alguns casos, aquelas nuvens de chuva ou até mesmo a chuva é mais legal do que fazer fotos num por do sol mais dramático. 

Uruguai

Nessa foto acima que fiz da Mônica em Cabo Polonio no Uruguai, mostra que mesmo com o tempo nublado e com chuva, é possível ter uma luz que te favoreça a chegar ao ponto que se deseja ou espera.

Uma grande parte das minhas melhores fotos são feitas, é claro, pensando na luz, mas não apenas naquela luz e momento que todos nós fotógrafos dizemos ser a melhor, que é a “Hora de Ouro” “Golden Hour”. Muitas das fotos, quando bem escolhidas para serem feitas, são simplesmente fantásticas.

De qualquer forma, na minha opinião, existem sim alguns tipos de luz que são especiais, estou falando aqui de luz natural, e não luz artificial (flash). Na maioria das vezes a Hora de Ouro, é a luz que serve para todo o tipo de foto. Se quiser saber mais sobre a “Hora de Ouro”, leia o artigo 10 Dicas de Como Fotografar Melhor e Usar a Luz do Sol a seu Favor

O nascer do sol e o por do sol, são momentos que na maioria das vezes a luz está linda, dando muito mais contrate e cores para suas fotos, e claro, deixando suas fotos com uma atmosfera mais agradável e natural aos olhos. Em condições com névoa, é mais fácil fazer fotos interessantes, simplificando a cena, com uma luz fria e sem muito contraste. Tempestades também são ricas em luzes interessantes, pois torna o céu mais intenso e as nuvens mais escuras. O mesmo serve para dias claros, onde você pode dar destaques apenas no objeto, e não necessariamente deve deixar sombras e contrastes na foto.

A qualidade da luz depende apenas da condição que você procura ou te interessa, mesmo que na maioria das vezes ela não seja como se deseja exatamente, mas também porque não temos o poder de mudar. De qualquer forma, para fotos especiais e importantes, você sempre terá a opção de esperar a luz e aí sim capturar aquela imagem com aquela luz que se deseja.

Eu sempre busco a melhor luz, mas nem sempre acho, e nem por isso deixo de fotografar. Tento extrair o melhor que posso daquele momento e fazer o melhor com aquela luz. Existem alguns lugares pelo mundo onde a luz é muito boa, porém para isso existem muitas variantes, desde a localização na terra e o próprio clima da região. Esse é um tipo de assunto que levaria horas para falar, e mesmo assim, creio que não teria uma concordância geral. 

2. Objeto a Fotografar

Fotografamos, porque alguma coisa chama a atenção. E “essa coisa” ou “algo” é o seu objeto! Por exemplo, se você estiver mostrando ou explicando uma foto a uma pessoa, o “objeto” será a primeira coisa que você irá mostrar para essa pessoa: “Essa foto tem aquela montanha com neve”; “Nessa foto tem a cauda da baleia que fotografamos na Argentina”. “Essa é uma foto de cavalo que fiz na Mongólia”.

Uma grande foto jornalística ou documentaria, toca as pessoas sem elas perceberem, isso porque mostra para as pessoas “o que é”, ou “quem é” mais importante naquela imagem, ou seja, o objeto. Mas a maioria das pessoas, não percebe isso, e não sabe como e porque.

Isso acontece porque, um bom objeto pode capturar a atenção da pessoa que está olhando para foto, fazendo com que até outras partes menos importantes naquela foto se sobressaiam, como, por exemplo, uma luz que entra por trás do objeto ou na frente.

Argentina

Essa foto foi feita no interior da Argentina na fronteira com o Chile. Essa foto não foi planejada, ela apenas aconteceu porque simplesmente resolvi olhar entre uma porta semi-aberta. Quando vi essa imagem não exitei em clicar e extrair o melhor do momento que pude.

Claro que, para um objeto captar a atenção da pessoa que está olhando a foto demanda técnica fotográfica, e não apenas em uma imagem bonita. Mas agora me diga, como você está compondo seus objetos? Você quer isolar totalmente seu objeto deixando o fundo desfocado? Ou sua foto irá mostrar tudo da imagem com bastante nitidez, ou será artística com formas e luzes?

Toda a técnica aplicada na sua foto, será a forma artística que você aplicará para compor seu objeto da melhor maneira possível, para que ele se torne mais atrativo. Então, quando você escolhe o objeto para fotografar, você precisa pensar e enxergar a frente. Olhar e decidir como você vai posicionar esse objeto é uma das principais partes da fotografia. Uma composição bem feita, fará com seu objeto se torne visível e atrativo. Imagine sua imagem e coloque em prática sua visão para ter o resultado esperado.

3. Composição

E, finalmente a terceira parte, crucial para todos as fotografias, é a sua composição! Composição é na verdade muito simples, é uma organização de elementos dentro da sua fotografia. Começa com a posição da sua câmera em relação ao objeto a ser fotografado e os elementos que irão aparecer nela, seja dando mais ênfase ou não a esses elementos. Você pode excluí-los completamente ou enfatizá-los, e isso quem decide é você. Composição é como você conta sua história através da foto.

Malásia

Uma “boa” composição, é aquela que conta uma história efetiva, com informação, sem nenhuma distração ou confusão.  As pessoas que estarão vendo suas fotos, não podem ficar confusas olhando para aquela imagem sem saber para o que devem olhar, e se perguntarem porque aquela foto foi feita.

Composição é o estágio do jogo, onde você se pergunta “Como”. Como vou demonstrar beleza, intensidade, suavidade, excitação, ou qualquer outra forma de emoção na cena, de forma mais perfeita possível? Mas como você vai fazer para que sua foto seja boa? Com uma boa composição, aquela que enfatiza partes que são mais importantes em sua foto, e não deixa outras partes menos importantes se sobressaírem das mais importantes.

Vietnã

 Mas você já deve imaginar que, composição não é um assunto tão breve, isso porque existem muitos elementos de formas de compor para ressalta sua imagem e trazê-la ao melhor ponto. Já escrevi um artigo falando apenas sobre composição, mas aqui irei apenas mostrar algumas coisas sobre composição, mas de forma simplificada.

Leia mais:

3.1. Simplifique

Sua foto tem que parecer exatamente como você imagina, mas claro, pode sair um pouco do que você gostaria de transmitir como mensagem. Se tiverem elementos que tirem a atenção da pessoa para aquilo que você quis transmitir, seja ela apenas visual ou emocional, preste atenção no que for e tente melhorá-la. Elimine tudo que esteja chamando mais atenção do que você está querendo mostrar ou transmitir. Uma forma de fazer isso, é se posicionando de formas diferentes ou enquadrando de outras formas.

A melhor forma de ajustar isso é, excluindo o máximo os detalhes que estão chamando mais atenção de seu objeto principal, seja ele uma pessoa ou uma paisagem. Mas isso não significa tirar no Photoshop e excluir esses elementos. Embora na pós-produção você possa fazer, mas tente evitar isso. Você deve treinar a exclusão de elementos no momento que estiver fotografando. Essa será a melhor forma para você aprender ainda mais sobre o que você quer fazer na fotografia, assim você prestará mais atenção na hora do clique.

Lembre-se que, fazer a foto perfeita vai ser difícil, mas é possível chegar o mais perto possível. Então tente simplificar a sua imagem e deixá-la o mais limpa o possível. Ter menos elementos ajuda numa foto mais compreensível. 

3.2. equilibrio

Tudo numa fotografia de alguma forma chama a atenção, algumas mais e outras menos. Luminosidade, saturação nas cores e muito contraste tendem a levar os olhos de quem está vendo diretamente para essas características. Lembre-se que elementos na fotografia podem ser tanto objetos quanto características. Isso também acontecem com objetos não tão comuns que aparecem em suas fotos, coisas que não são vistas diariamente pelas outras pessoas.

Equilíbrio é sobre a disposição do peso visual em uma foto. Uma foto balanceada tem níveis similares de peso visual entre as metades esquerda e direita; uma foto desequilibrada tem mais peso de um lado ou de outro.

Mas no que isso importa? Importa porque é o equilíbrio, por isso preste atenção quando você colocar certos elementos em suas fotos, para que esses elementos não chamem muita atenção. Por exemplo, se na parte esquerda e direita da sua foto completem sua foto de forma igual, diríamos que sua composição está equilibrada. De outra maneira ela pode estar desequilibrada.

Argentina

As suas fotos estão equilibradas? Para saber disso, pense no peso de cada item em sua foto. Então, coloque a imagem na ponta de uma pirâmide, e veja para que direção ela vai tomar. Claro que não tem problema de não esta totalmente equilibrada. Você pode fazer fotos muito boas sem que esteja perfeita nesse aspecto, mas é sempre bom prestar atenção nesse tópico.

Uma foto com uma composição equilibrada parece calma e transmite paz. Uma foto desequilibrada, por outro lado, vai chamar mais atenção em algum dos lados, levando o olhar direto para aquele ponto, deixando a foto mais dinâmica.

Concluindo, uma foto equilibrada não quer dizer que é mais bonita, porém é mais simples de ser compreendida. Uma foto não desequilibrada é mais complexa no sentido de levar a pessoa a olhar para um ponto específico da cena.

Argentina

Conclusão para fazer uma foto

Se você dominar essas três variáveis - Luz, Objeto e Composição – você terá um domínio nas partes mais importantes da fotografia. Tente sempre achar a mensagem que você quer passar com sua fotografia.

Boas fotos nos tocam, porque elas impactam em nossas emoções e e nos levam para dentro de nós. Luzes criam uma forte sensação na atmosfera da imagem. Um objeto dá a pessoa que está vendo aquela foto algo relacionado com o ambiente. E a composição estrutura sua foto de forma que ela conte uma história.

 Nesse artigo, é claro, eu apenas abordei tudo isso de forma superficial. O fato é que, não importa o quanto nós estudemos esses tópicos, esse lado da fotografia é um oceano sem fim. Não existe um “final”, no qual você vai entender tudo sobre tudo, ou tudo sobre a criatividade na fotografia. Haverá sempre espaço para mais aprendizado.

Isso que faz a fotografia ser o que é. Luz, Objeto e Composição, são coisas que você pode aprender de fato é no campo, fotografando sempre e com frequência, assim você será crítico do seu próprio trabalho e assim poder ver onde melhorar ainda mais. 

Então, quando você estiver tentando fazer aquela sua melhor foto, foque na criatividade. Sim, técnicas fotográficas ainda são as melhores para isso. Como mencionei há pouco, toda técnica utilizada é também algo criativo. Utilizando a técnica correta e acrescentando algo mais forte, você terá o resultado que procura. Preste sempre atenção quando for clicar, pense e reflita naquilo que está clicando, e no final do dia você verá o resultado que obteve, utilizando a técnica unida com sua visão e criatividade.

Espero ter ajudado a você e desejo muitas fotos criativas e lindas nos próximos cliques!

Ficou com dúvida? Escreve aqui embaixo nos comentários.

VEJA TODOS OS POSTS DE FOTOGRAFIA

Pin it

 

Os 3 Elementos Para Fazer Uma Boa Foto

 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS E @EDUVIERO

VEJA MAIS