Como Fazer Fotos de Detalhes: Dicas e Técnicas

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Existem várias formas de contar uma historia através de suas fotos. Mas tem uma forma que a maioria dos fotógrafos, sejam eles amadores ou profissionais, esquecem muitas vezes de fazer são as fotos de detalhes.

Fotografar detalhes é capturar imagens do objeto que contém uma pequena fração da história inteira. Por exemplo, se você está fotografando uma noiva em seu casamento, o buquê pode ser uma linda imagem de detalhe.

Exemplos Práticos

Vamos dizer que você está fotografando um mercado local. Você pode fotografar as barracas de frutas e legumes, fazer fotos das pessoas que trabalham e estão comprando, mas as fotos que vão fazer uma grande diferença e vai compor ainda mais sua história, serão as fotos de detalhes. Aquelas fotos que você vai fazer apenas dos tomates ou das pimentas.

Você não vai fotografar apenas o mercado, mas tudo que envolve ele: ele em si, as pessoas que estão nele, os vendedores, as ações de compra e venda ou movimentos e os produtos. Isso serve para tudo que você for fotografar, desde um ensaio de família, um casamento ou uma viagem. Veja o artigo Fotografia de Viagem: Contando uma História com Fotos

A grande parte das fotos que vendo para os bancos de imagens como GettyImages e EyeEm são de detalhes. Os detalhes podem conter muitas vezes a essência do lugar, basta apenas prestar mais atenção neles.

O segredo para uma boa fotografia de detalhe é fazer com que as pessoas fiquem curiosas e queiram saber o que é, e onde é, mesmo que isso já faça parte de uma série de imagens que você tenha já mostrado. Mas ela deve ser boa o bastante para poder fazer parte daquela série de fotos que você está mostrando.

Detalhes Roma Eduardo e Monica

Todos os detalhes são importantes

Quando eu ainda morava na Tailândia, tive a oportunidade de fotografar vários monges. Aqui abaixo tem um exemplo de algumas fotos que fiz em uma dessas oportunidades. Veja que fotografei de várias formas, tentando mostrar ao máximo o estilo do lugar e do monge. Embora o meu tempo sempre foi curto para fazer esse tipo de foto, sempre tentei explorar ao máximo.

Com o tempo e experiência, você já vai focado naquilo que quer registrar e cada vez mais fica fácil de capturar esses momentos.

Não comece com algo complicado, como fotografar a história de uma pessoa e aí ter que procurar detalhes que complementem ele. Comece com algo simples como objetos parados, ou sua própria comida em algum café. Ou ainda placas nas ruas de sua cidade, ou lugar que você for visitar ou até mesmo o mercado local de sua cidade ou região. Procure por tudo que faça você contar uma história para quem vai ver suas fotos, sinta-se dentro dessa história. Pode ser que você nem use todas essas fotos. Porém essa é uma forma de exercitar sua visão e olhar fotográfico. Lembre-se que  as pessoas estão sempre procurando por algo novo e inspirador.

Abaixo alguns exemplos de fotos de detalhes que fiz em diversas situações. São fotos de detalhes para te inspirar a captura esse tipo de imagem de detalhe. 

Lisboa

 

Como Fazer Fotos de Detalhes: Dicas e Técnicas

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS