Diferença entre Saturação e Vibração

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Acredito que a maioria dos fotógrafos já conhecem essas duas funções, pois elas estão presentes nos mais conhecidos programas de edição de imagem, como LightroomPhotoshopCapture One entre outros. Também são facilmente encontradas nos aplicativos de celular para edição de fotos como Lightroom MobileVSCOSnapseed e até mesmo nos próprios editores de imagem de seu celular. Essas duas funções são: Saturação e Vibração.

Essas duas funções são muito interessantes para serem usadas em suas fotos, pois alteram significantemente o resultado em suas fotos quando bem ou mau usadas. Por isso muitos fotógrafos ficaram confusos e não sabem qual a diferença entre elas. E a pergunta é:

Qual a diferença entre Saturação e Vibração?

Num primeiro momento essas duas funções parecem serem bem similares, mas se olharmos com mais atenção, veremos uma grande diferença entre elas. Nas fotos abaixo você irá perceber essa diferença, mas basicamente é o seguinte:

Saturação trabalha diretamente em todas as cores da foto. Ou você adiciona ou tira saturação. Adicionando saturação, sua foto vai ficar com as cores muito mais fortes e intensas. Já se você tirar, a sua foto vai ficar com as cores mais fracas e desbotadas.

Já a Vibração trabalha parcialmente nas cores de suas fotos, não deixando as cores ficarem muito fortes e intensas. No caso da pele de pessoas, a Vibração não irá alterar muito, deixando sua foto de forma mais natural, diferente da saturação. Pode-se observar que quando adicionamos muita saturação em fotos que aparecem pessoas, a cor da pele fica muito laranja, dando um aspecto artificial. Já adicionado vibração, essa alteração de cor é mais suave, aparentando mais naturalidade.

O exemplo abaixo mostra as diferenças de quando acrescentamos e tiramos saturação e quando acrescentamos e tiramos vibração.

Saturação X Vibração

Saturação X Vibração

Veja também mais artigos relacionados com esse assunto, como:

Ficou com dúvida? Escreve aqui embaixo nos comentários.

VEJA TODOS OS POSTS DE FOTOGRAFIA

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS E @EDUVIERO

VEJA MAIS