Volubilis, As Ruínas Romanas do Marrocos

Translate here!

Texto: MONICA MORAS   Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS

Os Romanos tornaram Volubilis numa cidade típica romana onde o cristianismo era praticado e o latim era a língua oficial. Lá conviviam em paz os hoje romanos, gregos, sírios e judeus, em mais de 20mil habitantes. Eram produzidos cereais e azeite, o que é fácil de observar por toda a vegetação que rodeia as ruínas. Era uma cidade próspera e isso se reflete nos mosaicos que ainda se podem ver no chão e das várias construções da época, como a Basílica, Templos, Termas, Casas do Governo e as casas propriamente ditas

volubilis marrocos

Volubilis tem uma história que começou 3000 anos antes de Cristo, mas como é hoje foi construída a partir de 44d.C., abandonada depois de 300 anos de disputa com o Berberes e em 1997 foi declara Patrimônio da Mundial da Humanidade pela UNESCO. Ainda hoje as ruínas de Volubilis são as mais bem preservadas de todo norte da África, mesmo depois do terremoto de 1755 que atingiu a região e destruiu Lisboa.

COMO VISITAR VOLUBILIS

A entrada custa 20 dirhans e vale cada centavo. Fomos achando que ia ser uma visita meio sem graça, já que tudo é feito por conta própria, mas foi bem pelo contrário. O caminho vai levando a ruínas bem preservadas e quando se vê, já se gastou pelo menos 1 hora andando. Tudo está bem identificado, desde as construções até o mapa do caminho. Dica: vá com um calçado confortável, porque são muitas pedras e vegetação com espinhos. Logo no começo do sítio ainda existe um museu que conta um pouco mais dos detalhes do que é visto nas ruínas e fica fácil entender o que de fato era o império romano.

COMO CHEGAR EM VOLUBILIS

Volubilis fica a cerca de 30 km de Meknès e Meknès fica a 70km de Fes. A melhor opção é combinar Volubilis e Meknès no mesmo dia. De Fes até Meknès tem trem de hora em hora e de Meknès até a Volubilis a melhor opção é taxi. Você pode negociar um taxi para levar, esperar e trazer de volta parar a estação em Meknès. Nós fomos de carro, pois fizemos um tour de 15 dias pelo Marrocos com motorista.

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%.

volubilis marrocos
volubilis marrocos
volubilis marrocos
volubilis marrocos
volubilis marrocos
volubilis marrocos
volubilis marrocos
volubilis marrocos
volubilis marrocos
volubilis marrocos

 

Já conhece nosso Facebook?

 

VEJA MAIS