Tiro de Laço: 8º Torneio de Inverno Leonel Caillava

Texto: MONICA MORAS    Fotos: EDUARDO VIERO

No dia 27 de maio aconteceu em Dom Pedrito-RS o primeiro dia do 8º Torneio de Inverno Leonel Caillava que acontecerá em 5 etapas em 5 finais de semana. Tivemos a oportunidade de participar do evento que aconteceu no Estabelecimento dos Angicos e captar imagens para o nosso Projeto do Pampa que vai virar livro e documentário. Depois de quase 4 anos viajando pelo mundo, sentimos essa necessidade de mostrar mais da nossa própria terra para o mundo.

O Tiro de Laço é parte da lida campeira. No campo, o laçador é o responsável por laçar o animal no campo para que este possa ser curado, vacinado ou até mesmo resgatado em caso de ter se perdido ou estar em situação de risco. Na competição, os laçadores montados em seus cavalos tem um espaço de 100 metros para laçar um novilho que tenta fugir. É essencial habilidade com o laço, equilíbrio, o bom relacionamento com o cavalo e estratégia para laçar.

Também é importante dizer que não é necessário bater, prender ou mal tratar o animal. É instintivo dele querer fugir de um cavalo em disparada tanto no campo, quanto na prova. Na prova especificamente, o animal é laçado nos chifres e logo que ele chega no brete onde sai da cancha de prova, alguém tira o laço dele imediatamente. 

VEJA TODAS AS FOTOS AQUI

Acompanhe o Projeto no Pampa:

Facebook Viagem de Eduardo e Mônica

Instagram @eduviero

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS