Trem dos Vales: O Passeio de Trem de Muçum até Guaporé

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

O Trem dos Vales é um trem turístico que percorre a região do Vale do Taquari pela Ferrovia do Trigo no RS. É um dos passeios mais bonitos de trem que nós já fizemos pelo mundo inteiro.

Não é a primeira vez que o Trem dos Vales está na região. Ele já aconteceu em anos anteriores, na rota Muçum – Guaporé e Guaporé – Muçum.

Tem Trem dos Vales em novembro e dezembro, somente aos finais de semana. Veja no final do artigos as agências de viagem que vendem os ingressos e todas as datas.

Passeio no Trem dos Vales: de Muçum para Guaporé

Fizemos a rota que leva de Muçum até Guaporé. Um trajeto de 46km e aproximadamente 2h de viagem, já que o trem viaja a 30km/h. Tudo isso pela Ferrovia do Trigo, passando por 21 túneis e 17 viadutos. Entre eles, o maior da América Latina, o Viaduto 13, e também o Viaduto Mula Preta, o Pesseguinho, o temido Viaduto 11 e o Viaduto Geminado.

No viaduto 13 há uma parada de 10 segundos para as fotos. Mas como o trem anda relativamente devagar, é muito fácil fotografar e filmar a paisagem estonteante. Antes de cada viaduto ou túnel, o trem apita. Fica muito fácil se preparar para as fotos!

Dica importante: no sentido Muçum para Guaporé, sente do lado esquerdo do trem, que o lado do vale e também o lado que o trem faz as curvas. E muito cuidado com o celular para fora da janela! Recomendo usar aquele botão grudado na capinha para uma maior segurança. Assista o VIDEO do Trem dos Vales que fizemos.

O trem sai de Guaporé às 9h e às 14h retorna a partir de Muçum. Nós fizemos esse trajeto, saindo de Muçum às 14h em direção a Guaporé. Recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência na estação, já que o trem parte pontualmente. O embarque é organizado e com música ao vivo, tudo muito animado.

As guias do Trem dos Vales

Cada vagão tem um guia / monitor local para animar os viajantes, contar mais sobre a história da região e apresentar os principais pontos da viagem. Mesmo nos vagões dos receptivos com seus guias, há um monitor do Trem dos Vales.

É interessante observar que os vagões do Trem dos Vales são de modelos diferentes, todos restaurados e históricos. Alguns vagões vieram de fora, e outros foram fabricados no Brasil. Tinha vagões dos anos 20 e 30 no trem que andamos.

Nós estávamos produzindo conteúdo, então ficamos num vagão exclusivo para que pudéssemos manter a distância, nos movimentar com facilidade e ainda tirar a máscara para gravar. Ele era de 1925, puxado por uma máquina de 1968. Um vagão com grande importância histórica, pois foi o que levou o presidente Getúlio Vargas nas suas viagens pelo sul do Brasil.

Na chegada em Guaporé fomos novamente recepcionados com música ao vivo e depois direcionados ao nosso ônibus, da UniMuçum, com destino a Muçum. Tudo bem organizado!

PARA SABER:

  • Ao longo do passeio no Trem dos Vales há venda de bebidas, lanches e lembrancinhas nos vagões.

  • Tem estacionamento gratuito nas estações de trem.

  • A ida é de trem e a volta é de ônibus. O ingresso é para o Trem dos Vales, e o retorno de ônibus tem um custo adicional.

  • Há banheiros nas estações.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA (ABPF)

Ao longo da viagem fomos acompanhados pelo Sr Urano Flenik, responsável da ABPF por trazer o Trem dos Vales, e que nos deu a seguinte declaração:

“Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) Regional de Santa Catarina, está situada na cidade de Rio Negrinho – SC, e tem por objetivo o resgate e preservação da história e do material rodante ferroviário, entre quais: carros passageiros, carros (vagões) de serviço e locomotiva a vapor e a diesel.

A Associação está de posse de uma locomotiva a vapor modelo Tipo Mallet 204, datada de 1950 que estava há 43 anos parada, e depois de uma longa reforma, ela voltou a funcionar, inclusive hoje utilizada nos passeios. A ABPF é composta por sócios voluntários que dedicam o seu tempo para preservação.”

O Urano também nos contou sobre as dificuldades de manter a regularidade do Trem dos Vales, já que as pessoas ainda tem o hábito de fazer caminhadas e trilhas por cima dos trilhos sem acompanhamento de guias credenciados e treinados pela Amturvales. Um risco para quem está nos trilhos e túneis, e para os turistas que ficam na expectativa de quando haverá novos passeios. Nos túneis havia várias pessoas nos recuos, algumas com bicicleta, até.

Assista o Video do Trem dos Vales que fizemos.

PASSEIO NO TREM DOS VALES: DE COLINAS ATÉ ROCA SALES

Outra rota do Trem dos Vales é a de Colina a Roca Sales, e vice versa, num trajeto de 17km e aproximadamente 1h. A paisagem muda, é menos alta, e a grande diferença é que nesse trajeto é usada a Maria Fumaça, já que são apenas 2 túneis, ao contrário dos 21 da rota Guaporé – Muçum. A fumaça atrapalharia a viagem com tantos túneis.

trem dos vales muçum guapore

TREM DOS VALES OU MARIA FUMAÇA DE BENTO GONÇALVES: QUAL VALE A PENA?

Os dois passeios são muito diferentes. Cada um tem um propósito e uma beleza.

O Trem dos Vales encanta pela paisagem. São cenários inacreditáveis, 2h que passam voando. Um dos passeios de trem mais bonitos que fizemos, e olha que já fizemos a Transiberiana da Rússia e o Tren a las Nubes da Argentina.

A Maria Fumaça é um trem turístico sem vista, mas com artistas encenando as tradições da imigração italiana. A beleza acontece dentro do vagão e não para fora da janela.

Do alto do Viaduto 13

Datas do Trem dos Vales em 2023

O Trem dos Vales terá passeios todos os finais de semana a partir e 12 de agosto até 17 de dezembro, com algumas saídas durante a semana. Confira as datas e valores no @tremdosvales

COMO COMPRAR INGRESSO PARA O TREM DOS VALES 2021

Os ingressos para o Trem dos Vales são vendidos pelo site do Trem dos Vales (https://tremdosvales.com.br), e você pode ver mais informações nos instagram @tremdosvales, ou ainda no Whatsapp do Trem dos Vales, o (54) 99947-7225.

Desembarque

Ônibus da volta

TREM DOS VALES NO ROTEIRO DO VALE DO TAQUARI

Não se limite a fazer apenas o passeio. Em Muçum você pode conhecer a Ponte Brochado da Rocha e almoçar na Casa Brandão. Pode também dar um pulo em Vespasiano Corrêa e conhecer o Moinho Colonial no mesmo dia, e quem sabe colher morangos no Paiol dos Sabores.

Já se você tiver mais tempo em Guaporé, aproveite para conhecer o Cristo Redentor e as vinícolas Giaretta (que produz o Ovnih) e a Scalco. Quem sabe até dar um pulo no shopping Belas Guaporé e fazer umas comprinhas com preço de fábrica de semi jóias e lingeries.

RESUMINDO: O Trem dos Vales é um dos passeios mais bonitos que eu já fiz. Faria de novo sem dúvida! Assista o video do nosso passeio no Trem dos Vales.

A nossa viagem foi um projeto idealizado por AMTURVALES, @waycontent, @rsbloggers e Sebrae RS. Fizemos o roteiro na companhia da Anelise do Travelterapia e da Francine do Viagens que Sonhamos.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais, até de um cafezinho de R$7! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Trem dos Vales: O Passeio de Muçum até Guaporé
Trem dos Vales: O Passeio de Muçum até Guaporé

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

VEJA MAIS SOBRE O VALE DO TAQUARI E SERRA GAUCHA 

Anterior
Anterior

Como é Valles Calchaquies e Cuesta del Obispo, Argentina

Próximo
Próximo

VAT Refund: Como Pegar o Reembolso na Tailândia