Como é Valles Calchaquies e Cuesta del Obispo, Argentina

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

O Valles Calchaquies é uma pequena região com um vale de mais de 2 mil metros de altitude composto por vilarejos indígenas, pequenas igrejas brancas, construções antigas e os imensos cactos. Esse vale faz parte da Quebrada de Cafayate, a 40km de Cafayate, que nada mais é que um rio rodeado por montanhas. Montanhas lindas e cheias de cactos.

Cueste del Obispo

Valles Calchaquies e Cuesta del Obispo, Argentina

O Valles Calchaquíes fica na Cuesta del Obispo e Racta del Tin Tin, que fazia parte da trilha Inca na Argentina, numa altitude que chega a 3340m. Ele faz parte da Quebrada de Cafayate, a 40km de Cafayate, e a melhor forma de visitar é num passeio para Cachi a partir de Salta.

Na estrada do Valles Calchaquíes, o carro passa por San Carlos, Quebrada de las Flechas, Angastaco e Molinos, onde está a igreja San Pedro Nolasco, classificada como monumento histórico nacional e é datada de 1720. Uma curiosidade é que o nome vem das pedras pontiagudas que parecem brotar do solo e acompanham a estrada por muitos quilômetros.

Durante o caminho existe uma casa comercial onde tivemos nosso primeiro contato com as lhamas e ainda no caminho existe uma feira local onde eram vendidos principalmente compotas de doces, temperos, ervas afrodisíacas e artesanato feitos com a madeira do cardón, a espécie de cactos local. É impressionante como a madeira é leve e a textura parece de um papelão.

Veja todos os artigos da Argentina

Cuesta Del Obispo, Argentina

Ainda no vale, fizemos uma parada na Piedra Del Molino para fotografar os 3340m de altitude acima do nível do mar, que fica na Cuesta Del Obispo. O nome Piedra del Molino é devido a uma pedra de amolar esculpida que pesa toneladas e que se partiu em dois ao ser transportada para o vale em 1927.

No local existe uma pequena pedra de um moinho cercado por uma parede de pedras. O que se vê hoje basicamente é um altar, uma placa e uma vista impressionante. 

Já na Cuesta del Obispo está a capela São Rafael e se tem uma vista panorâmica de todo caminho que deixamos para trás. O nome Cuesta Del Obispo foi dado porque nos anos 1600 o bispo de Tucumán, Monsenhor Dr. Julian de Cortazar, viajava de Salta para Cachi em 1622 e usou esse ponto para descansar. O que explica também a presença da capela. 

Capela São Rafael

Trilha Inca na Argentina

Ainda na estrada, a rota se transforma numa reta perfeita entre as montanhas que a cercam. Esta é a famosa Recta del Tin-Tin, que foi traçada a quase 3.000 metros de altura por nativos pré-hispânicos usando tecnologia simples: fogueiras para servir como marcos alinhados permitiu um traço perfeitamente linear.

A Recta del Tin Tin é do período Inca (1480 - 1535), quando parte da Trilha Inca, Património Mundial pela UNESCO, atravessou esta região para chegar até Cachi, uma povoado que ainda preserva a arquitetura da época. 

Recta del Tin Tin

COMO CONHECER

O VALLES CALCHAQUIES E CUESTA DEL OBISPO

Você pode fazer essa rota por conta própria pela RN40 ou pegar um passeio de um dia bate-e-volta. Nós optamos por fazer um passeio a partir de Salta, onde estávamos hospedados. Fizemos o passeio para Cachi que incluía o Parque Nacional de Los Cardones, Valles Calchaquies e Cuesta del Obispo.

Você pode fazer o passeio para Cachi ou para Cafayate. Recomendo fazer para Cachi, pois há mais tempo nas atrações.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

 

Valles Calchaquies e Cuesta del Obispo, Argentina

 

VEJA MAIS SOBRE A ARGENTINA

v1 18/07/18

Anterior
Anterior

O Que Fazer em Cachi, Norte da Argentina

Próximo
Próximo

Trem dos Vales: O Passeio de Trem de Muçum até Guaporé