Túneis de Cu Chi: Passeio até os Túneis da Guerra do Vietnã

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero | @monicamoras

Os túneis Cu Chi são uma rede de túneis subterrâneos que foram usados pelos vietcongues durante a Guerra do Vietnã. Eles ficam a 60km de Ho Chi Minh, sendo um dos principais passeios a partir da cidade. 

O passeio dos túneis Cu Chi é uma parte importante para entender o que foi a Guerra do Vietnã, os reflexos que ficaram na cultura e nas pessoas, e perceber como, apesar de tudo, os locais são pessoas gentis que fizeram de tudo para seguir em frente. É uma experiência forte. Assista o video no Youtube.

E veja todos os artigos sobre o Vietnã.

TÚNEIS DE CU CHI: PASSEIO ATÉ OS TÚNEIS DA GUERRA DO VIETNÃ

A CONSTRUÇÃO DOS TÚNEIS

Os túneis de Cu Chi começaram a ser cavados pelos comunistas na década de 1940, durante sua guerra de independência da autoridade colonial francesa. Cavados à mão, eles tinham curtas distâncias. 

Quando a presença dos militares dos EUA foi aumentando em apoio ao governo não comunista do sul, em 1960, os vietnamitas do norte (comunistas) e os vietnamitas do sul apoiadores do regime comunista (Viet Cong), começaram a expandir a rede de túneis. Durante a guerra, havia mais de 250km de túneis, desde os arredores de Saigon (hoje Ho Chi Minh) até a fronteira do Camboja.

MEMORIAL DE GUERRA

O passeio dos túneis Cu Chi começa numa espécie de memorial de guerra, onde há uniformes, artefatos e os tamanhos das bombas utilizadas na guerra. Ali temos a dimensão de quantas toneladas cabiam em cada bomba e os tipos de armas e munições usadas.

Algumas fotos mostram a devastação que o uso do napalm e agente laranja causaram. O napalm é um incendiário petroquímico gelatinoso que gruda e queima a 2.700°C. A menina que virou o símbolo da Guerra do Vietnã ao ser fotografada correndo, estava queimando com napalm na pele.

O agente laranja é um produto químico que devastou plantações, deixou terras inférteis e provocou mutações nos filhos de quem o respirou. O Vietnã virou um grande laboratório de testes de armas químicas. Leia sobre a derrota dos EUA.

MAQUETE DOS TÚNEIS

Ironicamente, a entrada no complexo dos túneis Cu Chi é por uma passagem subterrânea. É ampla, arejada, para centenas de pessoas. 

O primeiro lugar que a nossa guia nos levou foi num espaço onde vimos o que era Cu Chi e como os túneis foram pensados. Ali há uma maquete vertical para o entendimento e uma televisão com um filme curto com imagens de antes da guerra. 

Cu Chi era uma cidade de final de semana, cheia de pomares e lagos, onde as famílias iam para piquenique. Ela foi completamente destruída pela quantidade de armas químicas usadas naquele período.

A maquete vertical mostra toda a engenhosidade e os artifícios que os vietcongues usavam para sobreviver durante tanto tempo debaixo da terra. Vimos a forma que eles cozinhavam, sem que a fumaça fosse descoberta, os lugares que serviam como despensa, a enfermaria, os quartos, salas de reuniões e outros espaços.

CUPINZEIROS E CRATERAS

Os respiradores dos túneis saíam em imensos cupinzeiros feitos a cada 20m, e cada um tinha uma peça de roupa de algum inimigo para distrair os cães farejadores. Do lado de fora, andando pela vegetação, vemos os cupinzeiros imensos.

E também vemos as crateras que as bombas abriam na mata. São buracos imensos, e cada um tem a indicação do tamanho da bomba e quantidade de munição que causou aquilo. 

AS ARMADILHAS E ARTIMANHAS

Em diversos espaços podemos ver as armadilhas usadas pelos vietcongues. Armadilhas na terra, impossíveis de perceber estando na mata. Tudo feito sem muitos recursos, apenas com o que se encontrava na mata.

Para despistar o inimigo, os locais usavam uma sandália que deixava a pegada ao contrário, e parecia com a marca da pegada do gado. A depender do lado que se puxava as tiras da sandália, era uma marca diferente, e assim nunca se sabia para que lado estavam indo e se realmente era pegada de gente. Isso nos lembrou a história das sandálias do Lampião, a percata.

OS UNIFORMES 

Na guerra não havia quem não lutasse. Homens e mulheres lutavam, cada um com a sua habilidade. E por isso, havia um uniforme e a identificação acontecia pela cor do lenço no pescoço.

Ao longo do caminho há salas no solo que explicam cada elemento da guerra, como os uniformes, e também dão a dimensão do que eram os espaços debaixo da terra.

Túneis de Cu Chi: Passeio até os Túneis da Guerra do Vietnã

A VISITA NOS TÚNEIS 

Os túneis Cu Chi são uma rede subterrânea de túneis com vários quilômetros de extensão e metros de profundidade. Dois trechos de túneis foram aumentados para que coubessem os estrangeiros para a visitação. Um trecho tem 30 metros, com saída a 15m e 30m. E outro túnel tem 100m de extensão.

Antes de entrar, o guia do túnel pergunta qual a distância que o grupo quer percorrer para que ele direcione lá dentro a saída correta. O espaço é estreito a ponto de ser impossível virar, e não há nenhuma iluminação.

O Eduardo entrou no de 15m para percorrer o caminho, e foi até a entrada do de 100m para ter noção de como era. Eu não consegui nem chegar perto da entrada, pois já sentia falta de ar. Há um túnel do tamanho original, onde só se consegue entrar rastejando. 

Há também os espaços onde podemos entender como era entrar na terra e camuflar o solo. Um espaço pequeno, da largura dos ombros. Estávamos com um pouco de pressa, então apenas uma pessoa do grupo entrou, a Carol. Temos o mesmo tamanho e ela ficou apertada lá dentro.

Túneis de Cu Chi: Passeio até os Túneis da Guerra do Vietnã
Túneis de Cu Chi: Passeio até os Túneis da Guerra do Vietnã

PASSEIO DOS TÚNEIS CU CHI A PARTIR DE HO CHI MINH

Os túneis Cu Chi ficam a 60km de Ho Chi Minh. A melhor maneira de visitar os túneis Cu Chi é fazendo um passeio guiado, que dura aproximadamente 4h. Você pode combinar Cu Chi Tunnels com Delta do Mekong, num passeio de dia completo. Leia Delta do Mekong: Passeio a partir Ho Chi Minh

Reserve seu passeio com antecedência, especialmente se você estiver viajando durante a alta temporada. O passeio que fizemos fazia parte do pacote do Vietnã da Mundo Ásia. Se estivéssemos fazendo por conta própria, faríamos o passeio dos túneis Cu Chi + Delta do Mekong no mesmo dia. Se você tiver tempo, pode fazer apenas o passeio dos túneis e deixar o Delta do Mekong para outro dia. 

Use roupas e sapatos confortáveis, e roupas que possam sujar sem ficar estranho, pois todo o trajeto é feito na terra, e se você entrar nos túneis, eventualmente vai se escorar nas paredes de terra e pode sujar. Evite branco e preto, por exemplo. 

O passeio dos túneis Cu Chi é uma forma de lembrar a resiliência de um povo que estava apenas tentando sobreviver. 

ASSISTA O VIDEO DO PASSEIO NO YOUTUBE.

Todo o nosso pacote do Vietnã 2023 foi feito com a agência Mundo Asia, de vietnamitas que falam português, e que atende brasileiros e portugueses na Asia, tanto em roteiro de viagens em grupo pequenos, quanto privadas. Veja mais no site da Mundo Asia e no instagram @mundoasia.tours, ou fale pelo Whatsapp.  

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Tem pix também, o monicamoras@gmail.com (Itaú). Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O VIETNÃ

Anterior
Anterior

Quanto Custa Viajar para Tailândia: Valores para Planejar a Viagem

Próximo
Próximo

Mercado Chatuchak, O Mercado de Final de Semana de Bangkok