Dicas da Tumultuada Hanói no Vietnã

Translate here!

Texto: MONICA MORAS    Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS

Hanoi é a capital do Vietnã no norte do país, porta de entrada para Halong Bay, mas é bastante ignorada devido a fama e desenvolvimento econômico de Ho Chi Minh, no sul do país. Apesar disso, é nela que se sente a essência vietnamita no meio do caos que é a cidade, em meio a motos, buzinas insistentes, bancas de frutas e banquinhos que ocupam as estreitas calçadas onde o pessoal almoça. Hanói é intensa! 

 

O QUE VER EM HANOI

1. OLD QUARTER

A parte mais famosa da cidade é o Old Quarter, onde se vê de tudo, principalmente falsificações de marcas famosas por preços muito baixos, qualidade duvidosa e tamanhos menores que o padrão. Mas também é onde estão os melhores bares, cafés em estilo internacional, restaurantes e hoteis por preços bastante acessíveis.

2. MERCADO NOTURNO

No final de semana, a partir das 18:30 algumas ruas do Old Quarter são fechadas para o mercado noturno. Barganhar é essencial!

3. Lago Hoan Kiem

Poucas quadras distante do Old Quarter está o Lago Hoan Kiem, também circundado por cafés e restaurantes, e ponto de encontro dos locais.

4. Templo Ngoc Son e Ponte huc

A partir do lado, pela Ponte Huc (a ponte vermelha), é que se tem acesso ao Templo Ngoc Son, o mais visitado da cidade. 

Veja também:

5. Prisão Hao Lo

Uma prisão construída pelas franceses em 1896 também conhecida como Hanoi Hilton que era usada parar prisioneiros de guerra americanos. 

    halong bay vietna

    PASSEIO DE BARCO EM HALONG BAY

    A melhor opção para conhecer Halong Bay é pegar um tour de barco saindo de Hanói. Os preços variam de acordo com a agência, tipo de embarcação e tempo de duração do passeio.

    Nós fizemos o tour de 2 dias e 1 noite (suficiente!) no Papaya Cruise, um barco 3, estrelas pela Delux, mesma empresa do nosso hotel em Hanói, o Luminous Viet Hotel. Foi ótimo! Pagamos US$ 80 dólares cada um. A saída foi de manhã cedinho de Hanoi e a volta foi no final de tarde do dia seguinte, transporte ida e volta, quarto privado com banheiro vista no barco, todas as refeições e demais passeios. Eramos 14 pessoas no tour, mais o guia e a tripulação. Leia o post completo Halong Bay, A Baía Onde Desceu o Dragão

     

    QUANDO IR PARA HANOI

    Chove de abril a outubro no norte do Vietnã, mas na temporada seca o clima tende a ficar com uma névoa e raramente tem sol forte brilhando. Veja a temporada de chuvas nas outras regiões do Vietnã no Guia Completo das Monções na Ásia.

     

    ONDE FICAR

    A melhor região é sem dúvida no Old Quarter pela proximidade das atrações. Nós ficamos no Luminous Viet Hotel onde agendas o passeio de barco de Halong Bay. 

     

    COMO CHEGAR EM HANOI E VISTO

    Nós chegamos de Open Bus, o ônibus que cruza o país inteiro. Veja o post Viajando de Ônibus no Vietnã: Open Bus de Norte a Sul. E saímos de avião para a China. Nosso visto foi feito na Tailândia previamente, pois entramos de ônibus a partir do Camboja para Ho Chi Minh

    Veja também:

    NOSSO ROTEIRO DE 15 DIAS NO VIETNàFOI:

    Já conhece nosso Facebook?

    VEJA MAIS