O Que Fazer em Humahuaca, Argentina

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Humahuaca já foi assentamento indígena, deu nome para a Quebrada de Humahuaca, a mais bonita do norte da Argentina, e ainda tem os melhores artesanatos da região. Passamos por Humahuaca no caminho entre La Quiaca e Salta. Lá nos deparamos com suas ruas de pedra e empoeiradas, e também com a preservação da cultura em pinturas nas paredes, estátuas de barro e metal, além dos artesanatos, muito bem feitos. Tudo rústico, mas bem cuidado. 

O Que Fazer em Humahuaca

É possível conhecer Humahuaca em apenas um dia, pois a cidade é pequena. Em frente a rodoviária fica o Mercado Municipal e na rua paralela a ela ficam os Artesanatos. No fim dessa rua de duas quadras está a Praça Municipal onde fica o prédio mais bonito, o Cabildo, onde fica a prefeitura e a oficina de turismo. Na torre dele tem um relógio imenso e de onde sai um cuco de meio-dia da figura de São Francisco. 

No outro lado da praça está a Iglesia de la Candelária, datada de 1631, onde há a imagem da virgem talhada em madeira de cardón (espécie de cacto da região) de 1640. E ao lado da igreja tem uma imensa escadaria que leva até o Monumento a los Héroes da la Independencia, um monumento em homenagem aos que lutaram nas batalhas pela independência da Argentina e de onde se tem uma vista privilegiada da cidade e da Quebrada de Humahuaca.

Se você ainda quiser ver algo diferente, vale pegar um guia para lhe mostrar pictografias (pinturas na pedra) e petróglifos (desenhos talhadas na pedra) da região. 

As principais atrações de Humauaca são:

  1. Mercado Municipal

  2. Rua dos Artesanatos

  3. Praça Municipal

  4. Cabildo: Prefeitura

  5. Iglesia de la Candelária

  6. Monumento a los Héroes da la Independencia

  7. Pictografias (pinturas na pedra) e Petróglifos (desenhos talhadas na pedra)

Veja todos os artigos da Argentina

HOSPEDAGEM EM HUMAHUACA

Se você quiser ficar na cidade, saiba que as opções de hospedagem são bem básicas e estão todas no centro. Alguns lugares bons e baratos são Giramundo Hostel, Puerta Verde Hostel e Hostel La Humahuacasa. Nós ficamos em Salta no Hostal Prisamata.

COMO CHEGAR EM HUMAHUACA

DE ÔNIBUS:

Humahuaca fica a 40km de Tilcara, com um circular Tilcara – Humahuaca (a cada 40min), numa viagem de 40min. Além disso Humahuaca faz parte da rota Salta – La Quiaca pela cia de ônibus Balut, que permite fazer uma parada no caminho, como nós fizemos. Salta fica a 4h, Purmamarca a 50min e La Quiaca a 2h.

A rodoviária de Humahuaca fica na esquina da rua Cordoba com Belgrano. Na rua que corta a rua dos artesanatos existe um restaurante muito bom e barato e onde se contratam passeios pela região (tem uma placa na frente). 

PASSEIO DE 1 DIA:

Vale a pena se o seu tempo é limitado. Como é a rota pela Quebrada de Humahuaca, as agências incluem uma parada em Purmamarca e Tilcara também. Ou seja, três cidade (todas pequenas!) em 1 dia. Veja esse passeio aqui e esse outro aqui.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo!

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

 

O Que Fazer em Humahuaca , Argentina

 

VEJA MAIS SOBRE A ARGENTINA

 

 

 

 

 

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Pucará de Tilcara e o Jardín Botánico de Altura, Argentina

Próximo
Próximo

Trilha no Parque Nacional Tierra del Fuego, Ushuaia